Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

segunda-feira, 4 de abril de 2022

Os personagens anônimos da Bíblia


A esposa de Caim, a consorte de Noé, a mulher cananeia e outros personagens bíblicos famosos entraram para a história, mas a Bíblia manteve seus nomes desconhecidos.


Não há designação nas Escrituras Sagradas para todos os personagens mencionados em suas narrativas. A Bíblia aborda muitas pessoas, diz a origem, conta diversas situações em que desempenharam papel significativo à história bíblica, mas seus nomes não foram revelados a nós. Segue uma lista resumida, a situação é extensa e não é possível listar a todos de uma vez. 

A esposa de Caim


Ao ler cuidadosamente Gênesis, é fácil ver que a identidade da esposa de Caim permaneceu um mistério. O texto sagrado menciona quatro pessoas no mundo: Adão, Eva, Abel (assassinado por seu irmão) e Caim. Então, quem é a esposa de Caim e de onde ela veio? A Bíblia faz silêncio sobre isso. A resposta é uma dedução: ela era uma das irmãs mais nova de Caim. 

A esposa de Noé


A esposa de Noé está mencionada em Gênesis, mas seu nome não é dado ao nosso conhecimento.

A mãe adotiva de Moisés


O Livro do Êxodo nos fala que quando o indefeso bebê Moisés, aos três meses de idade, estava em um cesto nas águas do Nilo, foi resgatado pela filha do Faraó, que estava se banhando no rio. O nome da princesa  não foi nomeada na Bíblia, apesar de ser uma pessoa muito importante:  mãe adotiva de Moisés.  

Os magos, visitantes de Jesus, quando recém-nascido


No Evangelho de Mateus, os nomes e tampouco o número de sábios que vieram ver o Filho de Deus para adorá-lo, enquanto bebê, não são mencionados. A tradição ocidental diz que três sábios visitaram o Salvador do mundo, com base no número de presentes que trouxeram: ouro, incenso e mirra.  

As crianças nos Evangelhos


Há várias crianças sem nome mencionadas nos evangelhos. Mateus 18.2 diz: "Naquele tempo os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: quem é o mais importante no reino dos céus? Jesus chamou um menino e o colocou no meio deles." No entanto, não é informado qual é o nome da criança.  O Evangelho de Marcos (10.13-14) diz que as crianças foram trazidas a Jesus para serem tocadas e abençoadas. 

A mulher que procurou a ajuda de Jesus


O Evangelho de Mateus (15.22,28) conta a história de uma mulher de Canaã que pediu a Jesus para salvar sua filha que estava possuída por um demônio. Esta mesma história é relatada no Evangelho de Marcos, que acrescenta sua nacionalidade, ela era uma siro-fenícia (7.25-30). Nenhum dos dois evangelistas contaram qual era o nome desta pessoa.

O soldado que perfurou Jesus com uma lança 


O Evangelho de João diz que quando os soldados romanos tentaram quebrar as pernas de Jesus, quando Ele estava pendurado na cruz, perceberam que ele já estava morto. Depois disso, um dos soldados perfurou um lado de Jesus de seu abdômen com uma lança. O nome deste centurião não é mencionado na Bíblia.

Os soldados que vigiavam o túmulo de Jesus


Em Mateus 27.65, Pilatos concorda em nomear um grupo de guardas para vigiar o túmulo de Jesus, com o objetivo de que o corpo não seja roubado. Mateus não especifica os nomes dos guardas. 

Esta postagem tem inspiração em artigo postado em "kulturologia.ru/blogs/151116/32262", cujo título é "Dez personagens bíblicos famosos cujos nomes permanecem desconhecidos", não há data de publicação e nem identificação do autor.

Nenhum comentário: