Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sábado, 30 de abril de 2022

A origem do mal - reflexão baseadas nos capítulos 2 e 3 de Gênesis

Quando lemos a Bíblia Sagrada e meditamos sobre a origem do mal, percebemos que ele teve seu princípio no mundo espiritual, através dos anjos que se rebelaram contra o Criador. Um dos principais seres angelicais tomou posição contra Deus, apesar de altos privilégios que lhe haviam sido conferidos, [Ezequiel 28.13-14]. 

Este anjo insurgente em tempos mais remotos, havia sido um "querubim ungido" [João 12.31; 14.30]; comandou a rebelião contra o Criador [Isaías 44.14] e conquistou o poder da morte [Hebreus 2.14] e o posto de príncipe das potestades do ar [Efésios 6.12]. Por causa da sua insensatez e orgulho, o mundo original ficou mergulhado em densas escuridões e caos [Gênesis 1.2], levado ao abismo de ruínas espirituais e físicas [Jeremias 4.23-26].

Deus poderia impedir a ação maligna e manter a ordem o mundo. Porém, preferiu aguardar o momento de obter uma vitória completa sobre o mal através da vitória pessoal de Cristo [João 16.11; Apocalipse 10.7; 11.15-18].

Adão e Eva residentes no Éden. "O Senhor Deus tomou o homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar" - Gênesis 2.15. Ao ler os versículos 8 a 14 do segundo capítulo de Gênesis, entendemos com clareza que após a formação e criação material do ser humano, o Criador cuidou de seu bem-estar, colocando-o em um jardim. 

Naquele terreno cultivado com flores e plantas ornamentais surgiu a Árvore da Vida e a Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal. O ser humano recém-criado residia ali sem saber o que era cansaço, dificuldade, enfermidade e morte. Tudo era excelente, bonito e prazeroso [Eclesiastes 7.29]. Mas Satanás, o anjo rebelado apareceu induzindo o homem a transgredir contra o Criador. Adão falhou ao desobedecer seu Criador. E neste momento Deus determinou que o seu Filho Unigênito esmagaria a  cabeça de Satanás [Gênesis 3.15], vencendo-o na cruz [Gálatas 3.13; Colossenses 2.14-15; João 19.30]. 

Sobre a redenção providenciada através do sacrifício de Cristo, Judas escreveu o seguinte: "Eis que o Senhor vem com milhares de seus santos, para exercer juízo contra todos e para convencer todos os ímpios a respeito de todas as obras ímpias que praticaram e a respeito de todas as palavras insolentes que ímpios pecadores proferiram contra ele." Judas 14,15.

As principais árvores no Éden. "E o Senhor Deus ordenou ao homem: De toda árvore do jardim você pode comer livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal você não deve comer; porque, no dia em que dela comer, você certamente morrerá" - Gênesis 2.16,17.

Gênesis é o livro da revelação do principio de todas as coisas. Aprouve a Deus não revelar tudo ao homem [Deuteronômio 29.29]. Existem muitos mistérios na Bíblia Sagrada, um deles é a respeito da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal e a sua localização. A Humanidade procura saber que espécie de  árvore era aquela, porém esta informação é desconhecida.

A Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal foi plantada no Éden como oportunidade para que Adão e sua companheira fossem eternamente felizes. Adão deveria vencer a tentação diabólica juntamente com Eva diabólica e ambos viverem felizes com Deus para sempre, mas isto não aconteceu porque Adão fez a opção errada. 

A Árvore da Vida. "Então o anjo me mostrou o rio da água da vida, brilhante como cristal, que sai do trono de Deus e do Cordeiro. No meio da praça da cidade, e de um e de outro lado do rio, está a árvore da vida, que produz doze frutos, dando o seu fruto de mês em mês. E as folhas da árvore são para a cura dos povos. Nunca mais haverá qualquer maldição. Nela estará o trono de Deus e do Cordeiro. Os seus servos o adorarão, contemplarão a sua face, e na sua testa terão gravado o nome dele. Então já não haverá noite, e não precisarão de luz de lamparina, nem da luz do sol, porque o Senhor Deus brilhará sobre eles, e reinarão para todo o sempre" -  Apocalipse 22.1-5.

A árvore da vida é uma árvore espiritual, simboliza o próprio Salvador Jesus Cristo [João 6.40]. Com toda a sua beleza e esplendor, encontra-se no Céu [Apocalipse 22.2].

As duas árvores mencionadas em Gênesis, a árvore da vida e a do conhecimento do bem e do mal, brotaram no próprio solo do Éden segundo a permissão do Criador. [Gênesis 2.9]. Por que Satanás não tentou o homem a comer a primeira e sim a segunda?  Satanás desejava levar o homem à ruína e não à vitória. Não havia proibições quanto à árvore da vida. Somente após a desobediência do casal é que Deus providenciou os recursos para o homem não comer e viver eternamente no pecado [Gênesis 3.22,24]. 

A entrada do pecado na vida humana. Viver praticando o pecado é manter-se como inimigo do Criador [Efésios 2.13-16; Colossenses 1.21-23; Tiago 4.4]. 

"Deus fez os homens justos, mas eles foram em busca de muitas intrigas" - Eclesiastes 7.29.

Adão pecou, todos os seres humanos têm origem nele, e assim herdaram a inclinação para pecar [Gênesis 3]. Nós pecamos por natureza e, por isso, temos a marca do pecado em nossas vidas. E, como o salário do pecado é a morte, ela era a única coisa que podíamos esperar. Quer tenhamos pecado por livre e espontânea vontade, quer o pecado que carregamos seja resultado do fato de sermos humanos, todos merecíamos a morte por causa dele. O único jeito de esse castigo ser evitado era alguém pagar para remover o pecado. E não era qualquer um que poderia pagar o preço pelo pecado, tinha de ser alguém sem pecado. E a única pessoa que preenche esse requisito é Jesus Cristo [Romanos 5.12-14].

A serpente sob manipulação maligna. "Mas a serpente, mais astuta que todos os animais selvagens que o Senhor Deus tinha feito, disse à mulher: É verdade que Deus disse: 'Não comam do fruto de nenhuma árvore do jardim?' "  Gênesis 3.1.

A serpente foi usada, literalmente, como um instrumento primário de Satanás. Uma corrente de teólogos afirma que a cobra era diferente quanto à mobilidade e a Bíblia a descreve como o bicho mais inteligente entre todos o que o Criador trouxe à existência. Provavelmente, falasse, porque ao dialogar com Eva, Eva não estranhou vê e ouvi-la falando.

O ser humano sob manipulação maligna. Satanás procura sutilmente influenciar o ser humano, principalmente com os filhos de Deus, como fez com Eva. No jardim do Éden ele usou um animal, hoje faz uso das artes cênicas e de melodias com letras indutoras aos pensamentos pecaminosos, como a luxúria, a idolatria, a egolatria, o enraivecimento etc. Somos instruídos a não dar lugar ao diabo [Marcos 1.25; Atos 16.8; Efésios 4.27].

Da mesma maneira que Satanás interferiu na relação do primeiro casal, com o passar dos anos ele continuou a agir tentando influenciar todos os casamentos em todos os tempos e lugares. Uma das maneiras de estragar a boa convivência é incutindo na mente do marido a filosofia machista e na mente da esposa a doutrina feminista. O casamento é coisa séria, mas muitos casais contraem o matrimônio sem um entendimento adequado sobre sua relevância. 

Na Bíblia, a mulher não é apresentada como cidadã de segunda classe. Em 1 Coríntios 11.3, o apóstolo Paulo nos mostra que o vínculo de Deus com Jesus é comparável ao vínculo de marido e esposa. Assim como o Pai tem autoridade sobre o Filho, Cristo mostrou sua obediência a Deus muitas vezes em seu ministério terreno. Apesar de desempenhar diferentes funções, marido e mulher são iguais em importância, devem viver em plena paz e unidade [João 10.30; 14.9,11].  Esposas expressam seu amor aos seus maridos alimentando o mesmo propósito e vontade, exercendo a autoridade confiada a elas com humildade e submissão, não brigando ou competindo, demonstrando respeito tanto em suas intenções quanto em suas ações [João 4.34; 5.19,30; 8.28; 14.31;15.10; Filipenses 2.5-6,8]. 

Por sua vez, o marido deve amar sua mulher e estar disposta a se sacrificar por ela como Cristo ama a Igreja e foi ao sacrifício da cruz para que fôssemos salvos [Efésios 5.25-31].

Dar atenção ao inimigo produz resultados péssimos. Satanás conhece muitos segredos da personalidade humana, tem interesse em saber todos os desejos secretos do coração de cada pessoa, não se cansa de inflamar o orgulho, a leviandade, o desejo do sucesso a qualquer custo, faz isso visando instalar a separação entre a humanidade e o seu Criador [1 João 2.16].

"Mas a serpente, mais astuta que todos os animais selvagens que o Senhor Deus tinha feito, disse à mulher: 'É verdade que Deus disse: 'Não comam do fruto de nenhuma árvore do jardim?' A mulher respondeu à serpente: 'Do fruto das árvores do jardim podemos comer, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, Deus disse: Vocês não devem comer dele, nem tocar nele, para que não venham a morrer.' Então a serpente disse à mulher: 'É certo que vocês não morrerão. Porque Deus sabe que, no dia em que dele comerem, os olhos de vocês se abrirão e, como Deus, vocês serão conhecedores do bem e do mal.' Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto e comeu; e deu também ao marido, e ele comeu. Então os olhos de ambos se abriram; e, percebendo que estavam nus, costuraram folhas de figueira e fizeram cintas para si" - Gênesis 3:1-7.

Desfecho: em pecado, o casal quis se esconder de Deus. No entanto, ninguém é capaz de se ocultar, se disfarçar ou omitir qualquer coisa de Deus [Salmos 139.7]. Após o diálogo de Eva com Satanás, houve a Queda e seus resultados aterradores: a fadiga, a enfermidade, a dor e a morte, que atingiram todos os seres humanos [Gênesis 3.13-19; 1 Coríntios 11.29-30; Hebreus 9.27] 

Quando o crente é temente ao Senhor, evita praticar o mal que o maligno sugere que cometa. Ao escolher ser praticante da Palavra de Deus, experimenta a graça divina de ser uma pessoa bem-aventurada. As Escrituras refere-se a ele assim: "Bem-aventurado aquele que teme o Senhor e anda nos seus caminhos! Você comerá do fruto do seu trabalho, será feliz, e tudo irá bem com você. Sua esposa, no interior de sua casa, será como a videira frutífera; seus filhos serão como rebentos da oliveira ao redor da sua mesa. Eis como será abençoado o homem que teme o Senhor!" - Salmos 128.1-4.

Quando em tentação, o cristão precisa fazer tal qual Cristo, que usou as Escrituras Sagradas como respostas às investidas do tentador [Mateus 4.1-11; Marcos 1.12,13; Lucas 4.1-13]. 

E.A.G.

O presente artigo é uma adaptação da lição bíblica "A Origem do Mal", escrito por João de Oliveira, publicado na revista Lições Bíblicas, lição 3 de 18 de janeiro de 1976. As transcrições da Bíblia neste artigo são da tradução Nova Almeida Atualizada, da Sociedade Bíblica do Brasil.

Nenhum comentário: