Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sexta-feira, 4 de março de 2022

Usina nuclear em chamas na Ucrânia


Nota Belverede - 16h47: no decorrer das horas, a atualização dos fatos indicou que não houve ataque russo tendo a usina nuclear como alvo. Forças ucranianas lançaram um artefato, ou artefatos, que servem para iluminar o local, e um destes teria caído em um prédio próximo da usina, provocando o incêndio. A usina se encontra sob o controle da Rússia. No momento do sinistro, ucranianos estariam em uma tentativa de retomada das instalações.
_______

A central nuclear de Zaporizhzhya declara o perigo de uma ameaça nuclear devido ao grande bombardeio lançado pela Rússia, segundo um anúncio dado por Andriy Tuz, porta-voz da usina em uma postagem no Telegram e replicado pela televisão local, a Ukrinform.

"Equipamentos da Federação Russa estão disparando contra a usina nuclear de Zaporizhzhya. Há uma ameaça real de perigo nuclear na maior usina nuclear da Europa. Exigimos um cessar-fogo em equipamentos pesados, declarou Andriy Tuz. 

A Energoatom - empresa estatal da Ucrânia que distribui energia elétrica e opera usinas nucleares - apelou à comunidade mundial com um aviso de que o bombardeio contra a usina nuclear de Zaporozhye por tropas russas poderia levar a uma tragédia em todo o mundo, segundo seu serviço de imprensa no Telegram.

"A Energoatom alerta e apela à comunidade mundial: o pesado bombardeio de unidades ZNPP [Central Nuclear de Zaporizhzhia], que está ocorrendo agora, é uma grave violação da segurança nuclear e radioativa da maior instalação nuclear da Europa, que pode levar a consequências graves e trágicas para o mundo." enfatizou.

Conforme relatado pela Ukrinform, Dmitry Orlov, prefeito da cidade de Energodar, disse que a luta permanece feroz nas abordagens à usina nuclear de Zaporozhye. As Forças Armadas mantêm a defesa. Sabe-se sobre as vítimas, mas seu número exato e condição não foram estabelecidos.

Na tarde de 3 de março, mais de 100 unidades de equipamento militar entraram em Energodar. O inimigo tentou por vários dias invadi-la abrindo fogo contra o posto de combate militar e contra civis, e enfrentou a resistência de 20 mil pessoas. 

Com informações de www.ukrinform.ua/  Publicado em 4 de março de 2022 no horário local, às 1h50. https://tinyurl.com/central-nuclear-em-chamas

Nenhum comentário: