Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

domingo, 20 de março de 2022

Qual posição do corpo é a certa ao orar? Ajoelhado, de pé ou prostrado?


A oração é o meio mais poderoso do universo que o nosso Pai celeste viabilizou para os seus filhos. Portanto, alegre-se em Deus por sua infinita graça e misericórdia pois Ele atende as nossas orações. Jesus Cristo garantiu respondê-las, dizendo: "E tudo o que pedirem em oração, crendo, vocês receberão" (Mateus 21.22). O escritor da Carta aos Hebreus afirma que, podemos nos achegar confiadamente junto ao trono da graça, e obteremos o socorro que necessitamos em ocasião oportuna (Hebreus 4.16). 

A prática da oração é altamente significante e importantíssima. Alguns acreditam que a posição correta para a oração seja de joelhos dobrados, mas como orará assim a pessoa que esteja enferma e sem condições de levantar-se de sua cama? 

Veja nos próximos parágrafos citações de textos bíblicos que nos trazem esclarecimentos sobre o tema:

Orando ajoelhado

"Na hora do sacrifício da tarde, levantei-me da minha humilhação, com as roupas e o manto já rasgados, me pus de joelhos, estendi as mãos para o Senhor , meu Deus, e disse: 'Meu Deus! Estou confuso e envergonhado, para levantar a ti a face...' " -  Esdras 9:5-6a.

"Venham, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do Senhor, que nos criou" - Salmos 95.6.

"Quando Daniel soube que o documento tinha sido assinado, voltou para casa. Em seu quarto, no andar de cima, as janelas abriam para o lado de Jerusalém. Três vezes por dia, ele se punha de joelhos, orava, e dava graças diante do seu Deus, como era o seu costume" - Daniel 6.10.

"Ele, por sua vez, se afastou um pouco, e, de joelhos, orava" - Lucas 22.41.

"Mas Pedro mandou que todos saíssem, ajoelhou-se e orou..." - Atos 9.40.

Ajoelhado e com rosto em terra 

"Então Moisés e Arão saíram da presença do povo e foram para a porta da tenda do encontro e se lançaram sobre o seu rosto; e a glória do Senhor lhes apareceu" - Números 20.6.

"Esdras louvou o Senhor , o grande Deus, e todo o povo, levantando as mãos, respondeu: — Amém! Amém! Inclinaram-se e adoraram o Senhor , com o rosto em terra" - Neemias 8.6.

"E, adiantando-se um pouco, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: - Meu Pai, se é possível, que passe de mim este cálice! Contudo, não seja como eu quero, e sim como tu queres" Mateus 26.39.

De pé:

"Jesus também contou esta parábola para alguns que confiavam em si mesmos, por se considerarem justos, e desprezavam os outros: 'Dois homens foram ao templo para orar: um era fariseu e o outro era publicano'" - Lucas 18.9,10.

"O fariseu ficou em pé e orava de si para si mesmo, desta forma: 'Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros, nem ainda como este publicano'" - Lucas 18.11.

"O publicano, estando em pé, longe, nem mesmo ousava levantar os olhos para o céu, mas batia no peito, dizendo: 'Ó Deus, tem pena de mim, que sou pecador!' Digo a vocês que este desceu justificado para a sua casa, e não aquele. Porque todo o que se exalta será humilhado; mas o que se humilha será exaltado" - Lucas 18.13-14.

De pé e com as mãos estendidas para o céu

"Salomão se pôs diante do altar do Senhor , na presença de toda a congregação de Israel, e estendeu as mãos" - 2 Crônicas 6.12.

"Levante-se e clame de noite, no princípio das vigílias. Derrame, como água, o coração diante do Senhor; levante a ele as mãos, pela vida de seus filhinhos..."  Lamentações 2.19.

"Quero, pois, que os homens orem em todos os lugares, levantando mãos santas, sem ira e sem animosidade" - 1 Timóteo 2.8.

Prostrado

"E imediatamente Moisés curvou-se para a terra, adorou o Senhor e disse: Senhor, se agora alcancei favor diante de ti, continua no meio de nós" - Êxodo 34.8,9a.

"Então Josué rasgou a sua roupa e se prostrou com o rosto em terra diante da arca do Senhor até a tarde, ele e os anciãos de Israel; e puseram pó sobre a cabeça" - Josué 7.6.

"Então Josafá se prostrou com o rosto em terra, e todo o Judá e os moradores de Jerusalém também se prostraram diante do Senhor e o adoraram" - 2 Crônicas 20.18.

"Enquanto Esdras orava e fazia confissão, chorando prostrado diante da Casa de Deus, uma enorme congregação de israelitas - homens, mulheres e crianças — se reuniu em volta dele. E o povo chorava amargamente" - Esdras 10.1.

E todos os reis se prostrem diante dele; todas as nações o sirvam" - Salmos 72.11.

"E, adiantando-se um pouco, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, que passe de mim este cálice! Contudo, não seja como eu quero, e sim como tu queres" - Mateus 26.39.

Sentado

"Então todos os israelitas subiram a Betel, e ali se assentaram, chorando perante o Senhor. Naquele dia jejuaram até à tarde e apresentaram holocaustos e ofertas de comunhão ao Senhor" - Juízes 20.26 [NVI].

"Ele mesmo, porém, foi para o deserto, caminhando um dia inteiro. Por fim, sentou-se debaixo de um zimbro. Sentiu vontade de morrer e orou: Basta, Senhor! Tira a minha vida, porque eu não sou melhor do que os meus pais" - 1 Reis 19.4 [NVI].

"Quando ouvi estas palavras, eu me sentei, chorei e lamentei por alguns dias. Fiquei jejuando e orando diante do Deus dos céus" - Neemias 1.4 [NVI].

Conclusão

Fizemos para este artigo um apanhado bastante resumido de textos bíblicos sobre posturas usadas durante a oração. Existem muitos outros textos, incentivamos você a pesquisar e meditar sobre eles. Em nosso estudo, concluímos que as posições diferentes indicam que não existe uma posição definida ao crente para buscar ao Senhor em oração; as Escrituras não prescrevem nenhuma postura física padronizada para que oremos. 

Esteja você de pé, sentado ou deitado, o importante é que seu coração esteja nos estados de humildade e sinceridade perante o Senhor. Quando oramos, o que importa é estar com o coração submisso ao senhorio de Cristo.  

E.A.G.

Nenhum comentário: