1. O alicerce pelo qual a esposa é responsável está em Efésios 5.22: Assim como a esposa deve submeter-se à orientação do Senhor, o mesmo ela deve fazer em relação ao seu marido. Precisa agir com prudência, pureza, zelo pelo bom andamento do cotidiano no lar, com o propósito de evitar o escândalo entre os descrentes (Tito 2.5). Isto não significa que deve ser escrava, mas companheira agradável e fiel, alguém que saiba e queira respeita o laço conjugal [5.23].
2. O suporte pelo qual o marido está responsável está em Efésios 5.25. Jesus amou a sua igreja ao ponto de entregar a sua vida por ela [João 10.11; Romanos 5.8-9; 1 João 4.9-10]. O apóstolo Paulo aconselha os maridos a amarem as suas mulheres como amam o próprio corpo [5.28]. Com isso, Paulo não faz um apelo ao amor egoísta, sua recomendação pressupõe a união íntima entre o casal, como é apresentada em Gênesis 2.24. O apóstolo Pedro instrui o marido dizendo que ele precisa tratar a esposa respeitosamente, pois a falta de um bom relacionamento prejudica a vida espiritual de ambos, inclusive atrapalha as orações [1 Pedro 3.7].
3. A base bíblica pela qual os filhos são responsáveis está em Efésios 6.1-2. Os filhos tem que obedecer seus pais, pois isso é justo. Se o filho quer viver bastante precisa honrar o pai e a mãe, pois este é o primeiro mandamento com promessa. Cabe ao filho, ter consideração e respeito, escutar o seu pai e não desprezar a sua mãe, inclusive quando a velhice chegar, pois deve a eles a vida [Provérbios 23.22; Mateus 15.4; Hebreus 12.9].
4. O fundamento da Bíblia pelo qual os pais são responsáveis está em Efésios 6.4. Os pais não devem provocar o filho à ira, precisam aplicar a disciplina tendo como base o amor cristão [Provérbios 13.24; Colossenses 3.21; Hebreus 12.7-11]. É o que ocorre, por exemplo, quando proíbem de fazer algo que eles mesmos fazem errado. É obrigação de pai e mãe educá-los "segundo a instrução e conselho do Senhor".
Se cada um fizer a sua parte, então não haverá perigo se as tempestades e os ventos vierem e soprarem com força, porque o lar alicerçado no amor mútuo não sofrerá dano algum.
Usado com adaptações: Alicerces de um lar feliz. 8 de maio. Alfredo Heink [A.R.]. Pão Diário. Janeiro/Dezembro 7. Rádio Transmundial
Nenhum comentário:
Postar um comentário