Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quarta-feira, 23 de março de 2022

A casa louca na Rua Hayarkon Tel Aviv

The Crazy House é o apelido de uma residência localizada na Rua Hayarkon em Tel Aviv, número 181, perto da Praça Atarim. O prédio, de quatro andares, foi projetado pelo arquiteto Leon Geneva e pelo engenheiro Yaakov Chai e sua construção foi concluída em 1989. Desde sua construção, o prédio é considerado uma curiosidade arquitetônica na cidade. 

O edifício tem estilo completamente diferente de qualquer outro edifício do país e em particular de Tel Aviv, foi inspirado em edifícios residenciais projetados por Antoni Gaudi em Barcelona, como Casa Mila ou Beit Bali. Essas estruturas são caracterizadas por formas curvas e esculturais retiradas do mundo natural e que lembram a vegetação, esqueletos ou partes do corpo humano. Semelhante aos edifícios de Gaudí, em seu estilo único, o "manicômio" também inclui partes que não podem ser construídas de acordo com os planos aceitos, porém exigem trabalho escultural no próprio edifício. No entanto, os edifícios residenciais de Gaudí são considerados obras-primas arquitetônicas e a Crazy House é considerada uma piada local.

A fachada dianteira do edifício está voltada para o mar, enquanto o lado leste do edifício para a cidade, Partes dele estão revestidos com uma camada de concreto, que simula a pedra Kurkar, a vegetação natural parece brotar no lado externo das paredes e adorna toda a extensão, há um mural em homenagem a Sulamita Shamir [esposa do primeiro-ministro de Israel, Yitzhak Shamir]. O edifício também é interessante por dentro: a porta da frente é esculpida, o elevador é decorado com esculturas em madeira e gravuras em ouro, o telhado é cercado por uma espécie de velas brancas. 

O idealizador do prédio é um dos moradores. Outro morador é Ephraim Gotkind reconhecido colecionador de obras de arte, principalmente israelenses, ele investiu em obras de Marcel Janko, Avigdor Arikha, Rafi Lavi. Turistas não são autorizados a ver o interior do prédio, o acesso é permitido apenas aos residentes e seus visitantes. 

Com informações de:
WikiCommons. Texto: Yigal Zalmanson, do site PikiWiki. Fotógrafo: Israel Zeller. Imagem 74062. https://tinyurl.com/crazy-house-in-israel 
Calcalist.com.il - Compras de arte de Gutkind: nas paredes da Casa Louca - publicado em 31/07/2014, 9h06 - https://tinyurl.com/obras-arte-Ephraim-Gotkind 

Nenhum comentário: