Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quinta-feira, 24 de março de 2022

Sete dicas para controlar o estresse e viver mais e bem melhor

Estresse: corra desse perigo! Estresse é uma reação psicológica, física, mental e hormonal do corpo, decorrente de uma necessidade grande e rápida de adaptação a uma situação ou evento, positivo ou negativo. No mundo de hoje, com o acúmulo de tensões em casa, no trânsito, na vida profissional e financeira, é quase impossível eliminar o estresse que, quando excessivo, pode trazer consequências graves, como: elevação da pressão arterial, problemas estomacais, cardíacos, dermatológicos e interpessoais, ansiedade, depressão, envelhecimento precoce, insegurança, sensação de "estar doente", dificuldades sexuais e até morte precoce.

"Como Deus é poderoso! Ele não despreza ninguém. Deus sabe todas as coisas [...] nos ensina por meio do sofrimento e usa a aflição para abrir os nossos olhos" - Jó 36.5, 15 [NTLH].

Reconheça o problema. Não é possível combater e vencer um inimigo se não o identificamos. 

1. Gerenciamento do estresse. Em doses moderadas, o estresse pode ser benéfico porque, em momentos de tensão, o ser humano produz uma substância chamada adrenalina (ou dopamina) que dá ânimo, vigor, entusiasmo e energia. Mas o estresse excessivo é negativo e, para proteger-se dele, você deve seguir algumas recomendações:

2. Alimentação. Para repor as energias, vitaminas e nutrientes consumidos nos momentos de maior estresse, coma verduras, de preferência cruas ou no vapor, coma brócolis, chicória, acelga, alface e outras, ricas em vitaminas do complexo B, vitamina C, magnésio e manganês.

3. Se tiver insônia, tome um copo de leite antes de dormir ou coma um pouco de gergelim, que é rico em cálcio e ajuda no sono.

4. Relaxe. Faça exercício de respiração profunda profunda, yôga, relaxamento muscular, ouça música, assista filmes, converse ou leia para eliminar o excesso de adrenalina.

5. Exercite-se. Trinta minutos de exercícios produzem uma substância chamada "beta endorfina" que dá a sensação de tranqüilidade e bem-estar.

6. Mantenha a estabilidade emocional. Adote uma atitude positiva perante a vida, procurando ver o lado bom das coisas.

7. Controle a pressa e busque qualidade de vida nas quatro áreas principais. Vida social, afetiva, profissional e a que se refere à saúde.

Seguindo estas dicas, você vai proteger seu coração, garantir uma vida melhor e um controle satisfatório do estresse.

Fonte: Psychological Center of the Control of the Stress.

Nenhum comentário: