Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quarta-feira, 30 de março de 2022

1955 - Pedestres elegantes transitam no Viaduto do Chá


1955. Nota-se que na década de 50 os trajes das pessoas eram bem diferentes do que se vê em 2022. Na foto, mulheres usam saias ou vestidos e o homens estão usando terno com gravata. Havia elegância no guarda-roupa.

Ao fundo, o edifício João Brícola, sede do magazine Mappim. A loja não existe mais. Ali estavam as indumentárias que a sociedade paulista e paulistana comprava, além de muitos sonhos de consumo. 

No centro da imagem, vemos um poste de luminária, instalação da Light [The São Paulo Tramway, Light and Power Company Ltda], concessionária responsável pelo serviço desde os anos 1920, resquícios da segunda metade do século passado, quando era chamada São Paulo Tramway, Light and Power Company Ltda. Esta empresa instalou cerca de 2 mil iguais a esse nos arredores do centro histórico, mas muitos foram retirados por conta de construções de estações do metrô e outras obras, segundo o urbanista Ayrton Camargo e Silva em uma entrevista ao portal R7.

Além da óbvia utilidade, os postes são considerados ornamentais. A caracterização original continha um globo com vidro leitoso, que a prefeitura resolveu trocar em 2015 por plástico e fazer a troca das lâmpadas antigas por luzes de LED, com a intenção de aumentar a luminosidade.

E.A.G.  

Nenhum comentário: