Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

segunda-feira, 28 de março de 2022

Coisas que não devemos ensinar

É longa, muito longa, a lista de coisas de que estamos dispensados de ensinar, em casa, na escola, onde for. O apóstolo Paulo escrevendo aos filipenses fez esta admirável declaração: "Já aprendi a contentar-me com o que tenho". Filipenses 4.11. Trata-se de uma declaração arrojada que nem todos os homens podem escrever.

O contentamento, seja, quais forem as circunstâncias, deve ser ensinado e cultivado. A declaração do apóstolo

faz supor que houve ocasiões em que ele não estava contente com as circunstâncias, isto é, sentia o que quase todos sentem e não devemos ensinar. "Já aprendi a contentar-me" revela que chegara o momento em que aprendera e alcançara o que não possuía.

Se acaso os negócios não acontecem como nós desejamos, então em lugar de contentamento haverá descontentamento. Note-se que a frustração, a murmuração levam naturalmente ao descontentamento.

Não se torna necessário ensinar aos homens a se tornarem descontentes. Não é necessário ensiná-los a se mexerem. Essas coisas eles aprendem muito bem; sem que lhes ensinemos. Portanto, estamos dispensados de ensiná-las; prestamos um benefício aos homens e à sociedade se não ensinarmos nem contribuirmos para o descontentamento. As coisas negativas não precisam de incentivo nem de cultivo. Já as coisas preciosas que ornamentam a vida, não crescem sozinhas; exigem cultivo e cuidado diário.

"Já aprendi a contentar-me". Quantos de nós poderemos fazer nossas as palavras de Paulo? Quantos de nós poderemos proclamar, finalmente, que aprendemos a estar contentes com todas as coisas? 

Não é fácil cultivar a flor do contentamento; não é fácil conservá-la viçosa e atraente, mas vale a pena olhar para trás, para os insucessos e poder declarar: Já aprendi a contentar-me com o que tenho; já aprendi a viver com o que Deus me dá; já aprendi a aconselhar outros para se contentarem com o que têm, isto é, com a graça de Deus, que vale mais do que todas as riquezas do mundo.

E.A.G.

Fonte: Autoria de Emílio Conde. Extrato da revista Lições Bíblicas, edição julho a dezembro de 1970, texto incluso na primeira contracapa. Editora: Casa Publicadora das Assembleias de Deus [CPAD].

Nenhum comentário: