Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

domingo, 27 de fevereiro de 2022

Quem pode encontrar uma mulher virtuosa?

Em Provérbios 31, encontramos uma pergunta bastante conhecida entre os cristãos: "Mulher virtuosa, quem a achará?" (versículo 10). Ao folhear as páginas das Escrituras, constatamos que Rute, a trisavó de Salomão, era uma mulher de valor, esposa virtuosa.  

Há muitas qualidades que poderíamos tentar associar a Rute para descobrir porque é que ela é elogiada como uma mulher de valor. Era corajosa, fiel, generosa e sábia; temia o Senhor e criou os seus filhos e netos para serem tementes a Deus também; Rute permaneceu fiel por toda sua vida. Mesmo quando a situação era inconveniente e as circunstâncias estavam contrárias, encontrou maneiras de anunciar a Palavra de Deus aos membros da sua família.

Note que o texto bíblico não perguntou: "O que faz uma mulher virtuosa?". A pergunta é: "Quem pode encontrar uma mulher virtuosa?". E a resposta, pelo menos neste caso, é o trisavô de Salomão: Boaz. Ele encontrou a sua mulher virtuosa, redimiu-a, casou com ela, e amou-a.

E como é que a Bíblia descreve Boaz? Logo na primeira menção, ele é descrito como uma pessoa de grande valor, incrivelmente virtuoso. Ao ler a história de Boaz e Rute, descobrimos que Boaz foi corajoso, fiel, generoso e sábio. Também diz que temia o Senhor e ensinou a sua família a reverenciar ao Senhor. Boaz foi obediente a Deus em momentos bons e ruins durante o tempo que viveu.

Então, quem pode encontrar uma mulher de valor? Uma resposta que a Bíblia nos dá é: um homem de grande valor. 

Fonte: GarrettMillovic.com. "Who can find a virtuous woman?", publicado em 24 de maio de 2021. https://garrettmilovich.com/2021/05/24/who-can-find-a-virtuous-woman/

Nenhum comentário: