Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

domingo, 9 de janeiro de 2022

A definição do vocábulo heresia nas páginas de Atos dos Apóstolos e cartas de Paulo e Pedro

No Novo Testamento, a palavra grega "hairesis" é traduzida pelo vocábulo "heresia" (Atos 24.14; 1 Coríntios 11.19; Gálatas 5.20; 2 Pedro 2.1). Primeiramente, "heresia" significava o ato de tomar, por exemplo, uma cidade; depois ganhou o sentido de escolha ou eleição, de inclinação ou preferência, que resulta em uma separação. Tornou-se então a significação da própria coisa escolhida; e, por fim, passou a significar um princípio filosófico ou sistema, bem como as pessoas que seguem esse princípio, como a seita dos saduceus (Atos 5.17) e fariseus (Atos 15.5; 26.5). 

Além disso, a palavra também é usada para designar uma escola de pensamento. Assim, no livro de Atos, o termo que os judeus usaram para descrever a maneira como Paulo servia a Deus era a "seita dos nazarenos" (24.5,14); e da mesma forma o vocábulo "seita" é aplicado aos seguidores de Cristo (28.22). 

Na tradução bíblica Almeida Revista e Corrigida, a palavra "hairesis" está vertida como facções em 1 Coríntios 11.19; Gálatas 5.20; 2 Pedro 2.1. Os apóstolos Paulo e Pedro usaram o termo "heresia" ao escreverem a respeito de doutrinas opostas aos ensinamentos divinos (1 Coríntios 11.19; Gálatas 5.20; 2 Pedro 2.1). Aqueles que abandonaram a doutrina cristã e seguiram doutrinas particulares são apontados como hereges, o que eles ensinam é classificado como heresia capaz de promover facções e criar uma seita. (Tito 3.10).

Consulta:
Dicionário Bíblico Universal A.R. Buckland e Lukyn Williams. Edição 2007. Belenzinho. São Paulo - SP (Editora Vida).
Pequena Enciclopédia Bíblica Orlando Boyer. Edição 2012. Bangu, Rio de Janeiro - RJ (Casa Publicadora das Assembleias de Deus - CPAD).
Pequeno dicionário bíblico S.E. McNair. Edição 2016. Bangu, Rio de Janeiro - RJ (Casa Publicadora das Assembleias de Deus - CPAD).

Nenhum comentário: