Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

A divindade de Jesus Cristo na vida dos cristãos

Deus disse a Moisés: Eu Sou o Que Sou. Disse mais: Assim você dirá aos filhos de Israel: "Eu Sou me enviou a vocês." Deus disse ainda mais a Moisés: Assim você dirá aos filhos de Israel: "O Senhor , o Deus dos seus pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó, me enviou a vocês. Este é o meu nome eternamente, e assim serei lembrado de geração em geração." Êxodo 3.14,15.

A expressão "Eu sou" dá o nome transliterado Jeová (Yahweh), explica o nome pessoal do Deus de Israel e indica Sua natureza. Com toda probabilidade, o nome de Deus deriva do verbo "hayah",  que significa "ser", "existir" e também "acontecer". O verbo é uma forma expressiva que aponta ao passado, ao presente e ao futuro simultaneamente; revela uma presença viva e ativa mostrando a imutabilidade de Deus em relação ao seu povo.

O sentido do nome de Deus está explicitado em Êxodo 3.14, onde se traduz "Eu Sou o Que Sou". Esta frase o identifica esclarecendo a personalidade do Criador. A repetição do verbo "sou" reforça o seu significado e adquire mais intensidade, de modo que "Eu Sou o Que Sou", equivale a "eu sou aquele que existe realmente e por si mesmo, não como os falsos deuses, que não são e nada podem". A ênfase faz sobressair a declaração "eu sou aquele que estará sempre com vocês para salvá-los".  É a revelação que Deus é eterno.

A Bíblia relata que, em determinadas ocasiões, os israelitas esqueceram de Deus, do Seu acolhimento, descanso e de adorá-lo no templo.
  • Isaías 17.10. "Porque você se esqueceu do Deus da sua salvação e não se lembrou da Rocha da sua fortaleza."
  • Isaías 51.13. "Por que você se esquece do SENHOR, que o criou, que estendeu os céus e fundou a terra [...]?"
  • Jeremias 18.15: "Mas o meu povo se esqueceu de mim..."
Uma das declarações mais tristes, encontradas na Bíblia Sagrada, é o fato de algumas pessoas se esquecerem de Deus  no sentido de fazer planos como se Deus não existisse. Não no sentido das lembranças apagadas da mente, mas a situação consciente de escolher um estilo de vida diferente da vontade do Pai Eterno. O esquecimento que representa a manifestação fria de indiferença, como se o Criador fosse insignificante, é espiritualmente perigoso.

Um dos objetivos do Evangelho de João é fazer o leitor conhecer a identidade do Salvador, e ao conhecê-la valorizar a revelação de Deus na Bíblia a fim de entender a ação do Senhor na própria vida. Veja sete personagens diferentes no Evangelho de João que se pronunciaram demonstrando conhecer a Jesus Cristo:
1. João Batista: "Ele é o Filho de Deus" (1.34); 
2. André: "Achamos o Messias" (1.41); 
3. Natanael: "Tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel" (1.49); 
4. Pedro: "Tu és o Santo de Deus" (6.69); 
5. Marta: "Tu és o Cristo, o Filho de Deus"; 
6. Tomé: "Senhor meu e Deus meu!"; 
7. João: "Jesus é o Cristo, o Filho de Deus". 
Em 14.26 do Evangelho de João, Jesus nos deixou uma excelente promessa: "...o Espírito Santo' [...] 'fará com que se lembrem de tudo o que eu lhes disse".

Embora a Bíblia em momento algum apresente uma definição teológica de Deus, é possível entender alguns aspectos de Seu ser estudando a revelação dada nas Escrituras. O que podemos concluir é: Deus é o nome dado à natureza divina, e há três seres que partilham dessa mesma natureza divina: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

Jesus afirmou ser Deus em várias ocasiões. Em João 5.17, Ele disse: "Meu Pai trabalha até agora e eu trabalho também." Os judeus entenderam devidamente a declaração como uma indicação de que Ele era igual a Deus. Em João 10.30, Jesus declarou: "Eu e o Pai somos um". E, em João 14. 7-9, Jesus fez a ousada declaração: "Se vocês me conheceram, conhecerão também o meu Pai. E desde agora vocês o conhecem e têm visto. Filipe disse a Jesus: Senhor, mostre-nos o Pai, e isso nos basta. Jesus respondeu: Há tanto tempo estou com vocês, Filipe, e você ainda não me conhece? Quem vê a mim vê o Pai. Como é que você diz: "Mostre-nos o Pai?"

O interesse pelo conhecimento bíblico produz a compreensão da Escritura e libera a atividade do Espírito na vida daquele que crê nas informações nela contida.. A fé, tal qual o amor, evidencia-se na obediência. Assim, a palavra-chave no Evangelho de João é crer e apresenta Deus agindo na história por meio de Jesus.

As afirmações de Cristo iniciadas com a expressão "Eu Sou" no Evangelho de João indicam claramente que Cristo reivindicava Sua divindade. Isso implica que Ele é o mesmo Senhor do Antigo Testamento presente no Novo Testamento. Tais declarações revelam Cristo como Deus.
1. Eu Sou o pão da vida - 6.35,48;
2. Eu Sou a luz do mundo - 8.12; 9.5
3. Eu Sou a porta - 10.7
4. Eu Sou o bom pastor - 10.11,14
5. Eu Sou a ressurreição e a vida - 11.25.
6. Eu Sou o caminho, a verdade e a vida - 14.6.
7. Eu sou a videira verdadeira - 15.1,5.
Ao considerar que somos autossuficientes, nos esquecemos de Deus. Então, vagamos pelo mundo de pecados, nos cansamos de procurar meios para experimentar a plenitude de paz, enfrentamos muitos problemas e diversas crises, Nesta situação, é preciso voltar ao lar para desfrutarmos da verdadeira paz que Deus oferece. A bondade, a compaixão e a graça do Senhor estão sempre disponíveis para todos.

Nenhum comentário: