Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quarta-feira, 24 de novembro de 2021

Qual é a verdadeira história do monstro do Lago Ness?

O Lago Ness situa-se nas Terras Altas da Escócia, estende-se por 37 quilômetros ao sudoeste de Inverness. O Monstro do Lago Ness seria uma criatura gigantesca que teria um pescoço comprido, cabeça pequena e uma ou mais 'corcovas' e, muitos afirmam, habita neste lago. 

Apesar da longevidade dos relatos sobre aparições, nunca houve provas da existência do misterioso animal. Mesmo após expedições que rastrearam o fundo do lago com sonares e o cercaram com câmeras, nenhum animal de grande porte foi encontrado em suas águas. 

O monstro foi descrito como uma espécie plesiossauro, réptil que existiu no período jurássico da era mesozoica. Mas a comunidade científica considera o Monstro de Lago Ness um fenômeno sem base biológica, explicando os avistamentos como farsas, ilusões e erros de identificação de objetos mundanos.

Ao examinar o esboço da criatura, desenhado por uma das pessoas que alegou ter visto o monstro, o zoólogo Maurice Burton afirmou que o desenho era consistente com a aparência e o comportamento de uma lontra. Quanto ao tamanho relatado; sugeriu-se que a  observação das proporções incorretas podem ter sido ocasionadas devido às más condições de luz. O paleontólogo Darren Naish sugere que o animal possa ser uma lontra ou foca e que ao longo do tempo houve exagero sobre seu tamanho. 

Em 21 de abril de 1934, o Daily Mail publicou o que seria a primeira foto da cabeça e do pescoço da criatura. O suposto registro teria sido feito por Robert Kenneth Wilson, um ginecologista de Londres, que recusou ter seu nome atrelado à fotografia, e assim a imagem ficou conhecida como "A Fotografia do Cirurgião". Por seis décadas a foto foi considerada evidência da existência do monstro.

Em 7 de dezembro de 1975, um artigo do Sunday Telegraph apresentou pesquisa sobre a foto e afirmou que o monstro fotografado era falso, mas não houve grande repercussão e a afirmação caiu no esquecimento. Em 1993 o Discovery Communication produziu um documentário a respeito do assunto e ao analisar a foto encontrou um objeto branco visível em todas as versões da foto, o que implica que estava no negativo. Acredita-se que o tom branco seria um objeto que estivesse rebocando o suposto monstro. Desde então, é parte do senso comum considerar que a foto foi uma fraude muito bem elaborada.

Segundo o artigo do Sunday Telegraph, a criatura teria sido um submarino de brinquedo construído por Christian Spurling, genro de Marmaduke Wetherell. Wetherell havia sido envergonhado publicamente por seu empregador, o Daily Mail, depois de encontrar "pegadas do monstro", que se revelaram uma farsa. Disposto a se vingar pelo vexame, Wetherell planejou sua segunda farsa com a ajuda de um especialista em esculturas, conhecido como Spurling. Usando um submarino de brinquedo, coberto com massa de madeira, tendo cabeça e pescoço do mesmo material, colocaram o equipamento no Lago Ness e o fotografaram. A foto foi passada pelas mãos de algumas pessoas até chegar em Robert Kenneth Wilson, o ginecologista cujo pseudônimo é "o cirurgião", que por sua vez repassou para outra pessoa que a vendeu ao Daily Mail.

Em 2003, a BBC patrocinou uma procura no lago usando 600 feixes de sonar e rastreamento de satélite. A busca teve resolução suficiente para identificar uma pequena boia. Nenhum animal de grande porte foi visto. Os cientistas envolvidos admitiram que houve a constatação que o Monstro do Lago Ness é apenas um folclore escocês.

Com citações de:
Belverede - https://belverede.blogspot.com/2007/08/blog-post_14.html
Loch Ness Monster - https://en.wikipedia.org/wiki/Loch_Ness_Monster [consulta em 24/11/21].

Nenhum comentário: