Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sábado, 16 de outubro de 2021

A graça de Deus oferecida aos mentirosos, bestas ruins e ventres preguiçosos

Uma breve reflexão sobre a Carta de Tito. Paulo, o mais destacado missionário do Novo Testamento, depois de Jesus Cristo, foi exímio plantador de igrejas, teólogo, pescador da almas, autor de quase metade dos livros do Novo Testamento. Ele redigiu a Carta a Tito. Por sua vez, Tito foi um dos ministros que incorporou a equipe de auxiliares do apóstolo e único gentio a receber uma epístola contida no Novo Testamento.

Emitente, destinatário e motivação

Paulo tratava Tito afetuosamente como filho (1.4), irmão e colega de trabalho (2 Coríntios 2.13, 8.23). Por gozar de grande confiança, o apóstolo deu-lhe a tarefa de pastorear uma igreja na ilha de Creta, com o objetivo de reforçar os princípios cristãos que ele ensinava (Tito 1.5).

A redação oferece encorajamento aos pastores desanimados, traz conselhos aos líderes em suas relações interpessoais, também serve como diretriz aos leigos, incentivando a todos que estão no ambiente eclesiástico a viverem vidas piedosas, tendo em vista que o momento da Segunda Vinda de Cristo se aproxima.

Creta no tempo dos apóstolos

A congregação cristã em Creta pode ter sido estabelecida pelo apóstolo ou por cretenses regressos de Jerusalém após testemunharem a descida do Espírito Santo no cenáculo e se converterem (Atos 2.11).

A ilha de Creta situa-se a 274 quilômetros ao sul da Grécia continental, a maior das ilhas gregas, com 252 quilômetros de extensão (de leste a oeste) e, aproximadamente, 52 quilômetros de largura (de norte ao sul). Seu relevo é constituído de montanhas, mas também há vales muito férteis. A montanha mais alta, o Monte Ida, foi o local considerado como lugar do nascimento de Zeus. 

Origem e estereótipo de Creta

Creta é chamada Caftor no Antigo Testamento (Deuteronômio 2.23), os filisteus chegaram em Canaã passando por ela (Amós 9.7), havendo miscigenação entre os dois povos. Na geração de Paulo, era uma província dominada pelo poder romano desde 67 a.C. Existiam 100 cidades, estava habitada principalmente por fazendeiros e cultivadores de frutas (1.5).

Segundo a declaração de um dos seus próprios poetas, a reputação notória dos cretenses era péssima: "sempre mentirosos, feras terríveis, comilões e preguiçosos" (Tito 1.12). Supõe-se que o autor deste rótulo tenha sido Epimênides, o original citado pelo apóstolo não existe mais.

No século passado, Yasser Arafat, codetentor do nobel da paz com Shimon Peres e Yitzhak Rabin, líder da Autoridade Palestina, presidente da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), líder da Fatah, fez a seguinte declaração. "Nós, palestinos, viemos de Creta. Saímos de Creta e fomos para a Palestina. Voltamos a Creta e deixámos Creta mais uma vez e instalamo-nos permanentemente na Palestina."[*]. 

A graça revelada

A mensagem central de Paulo nesta carta está no capítulo 2 e versículos 11 ao 13., que diz: "A graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos. Ela nos educa para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos neste mundo de forma sensata, justa e piedosa, aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo."

A chegada do sol em área escura é a melhor representação da graça divina surgindo como salvação na vida das pessoas. O Evangelho da Graça não está oculto, está revelado ao mundo inteiro. "Levante-se, resplandeça, porque já vem a sua luz, e a glória do Senhor está raiando sobre você" (Isaías 60.1).

Todas as pessoas podem viver plenamente por causa da graça de Deus. Muitas pessoas mundo afora precisam ouvir que a graça do Senhor foi dada a todo tipo de pessoas. Paulo escreve que uma nova vida é possível por causa da graça divina. Não importa a que raça, classe social o indivíduo possa pertencer. O favor celeste está disponível aos homens e mulheres em idade avançada (2.1,3), homens e mulheres jovens (3.4,6), e até para quem esteja padecendo como servo (2.8 ).

O Criador fez a luz e o calor do sol para beneficiar toda a Terra; mas o brilho e o aquecimento diretos não acontecem no globo terrestre ao mesmo tempo. Existe o momento de expressar alegria efusivamente e a hora de estar comedido e repensando atitudes e ideias. Aproveitemos bem o tempo de descanso à sombra do Onipotente (Salmos 91.1).

Usando termos sublimes de maneira simples, o apóstolo Paulo explica que somos todos iguais quando alcançados pela graça para vivermos como praticantes de boas obras. Algo que Tiago expressou com as seguintes palavras: "A religião pura e sem mácula para com o nosso Deus e Pai é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e guardar-se incontaminado do mundo. Tiago 1.27.

A graça valorizada

Seja um cristão fiel ao Senhor, porque "Deus está sempre presente, vê perfeitamente tudo em ambientes claros e de plena escuridão, e nunca nos desamparará" (Daniel 2.22). "O Senhor é quem guarda você; o Senhor é a sombra à sua direita. De dia não lhe fará mal o sol, nem de noite, a lua. O Senhor guardará você de todo mal; guardará a sua alma" - Salmos 121.5-7.

E.A.G.

* Excerto do discurso do Presidente palestiniano Yasser Arafat, em 15 de Dezembro de 1981, no Hotel "Great Britain" em Atenas, durante a cerimónia da sua proclamação como cidadão honorário de Atenas pelo então presidente da câmara da capital Dimitris Bey e pelo conselho municipal da cidade.

Nenhum comentário: