Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sexta-feira, 1 de outubro de 2021

1º de Outubro: o Dia Internacional do Idoso no Brasil e no mundo

Com o objetivo de conscientizar a sociedade mundial para as questões do envelhecimento, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu em 1991 o dia 1ª de outubro como Dia Internacional do Idoso. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), idosa é toda pessoa com 60 anos de idade ou mais. A Política Nacional do Idoso, lei federal número 8.842, de 4 de janeiro de 1994, também demarca a chegada da velhice aos 60 anos, e de igual forma o Estatuto Nacional do Idoso, outra lei federal, esta com o número 10.741, de 1º de outubro de 2003.

O Brasil tem uma população com um pouco mais de 213 milhões de habitantes, quase um quinto dessa população é composta por cidadãos com 60 anos ou mais. Infelizmente, os familiares e a sociedade, em pleno século 21, demonstram-se despreparados para cuidar e apoiar parentes com idade avançada.

Todo ser humano atravessa mudanças sucessivas em seu desenvolvimento físico e psíquico, se não partir dessa vida inesperadamente. A jornada começa pela infância, que vai do nascimento ao início da puberdade; segue depois da adolescência para a fase adulta, que é a plenitude de suas funções biológicas; e caminham até a velhice, que para muitos é definição para o tempo da decadência. 

Na verdade, aquele que recebeu muitos anos de vida ganhou da parte de Deus a oportunidade de compartilhar em seu círculo social o acúmulo de experiências adquiridas na soma de muitas primaveras, verões, outonos e invernos. Que haja sabedoria em quem tem condição de conviver com gente idosa, para analisar o que aconselham e imitar sua prudência.

"Na velhice, os passos são lentos, porque o velho carrega dentro uma criança, um jovem e um adulto na própria história", escreveu Davi Roballo em seu dia de poeta. Talvez, considerando que em muitos lares, o pai e a mãe que atingiram a ancianidade, são desvalorizados e muitos são vistos como incômodos ao invés de gente digna de respeito.

A Bíblia diz muito enfaticamente sobre longevidade, descendentes e progenitores: "Mas, se alguma viúva tem filhos ou netos, que estes aprendam primeiro a exercer piedade para com a própria casa e a recompensar os seus pais, pois isto é aceitável diante de Deus' [...] 'Se alguém não tem cuidado dos seus e, especialmente, dos da própria casa, esse negou a fé e é pior do que o descrente'" - 1 Timóteo 5.4 e 8.

No coração de pais e mães que sentem prazer no cuidado de seus filhos e netos, há lugar para dedicar atenção especial aos que estão na terceira idade. Promovendo proteção, cortesia, amabilidade. Com certeza, Deus tem muitas bênçãos para distribuir sobre as pessoas que agem com benevolência em favor daqueles que envelheceram e agora merecem todo respeito de quem é mais jovem.

Nenhum comentário: