Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sexta-feira, 27 de agosto de 2021

Qual é a sua disposição ao ler a Bíblia Sagrada?

Neste mundo onde a maioria das pessoas são materialistas ou apenas gente interessada no benefício pessoal, receber a solução imediata para qualquer problema, é muito bom saber que há quem esteja interessado em descobrir as mais profundas e inequívocas verdades que Deus quer revelar. Quanto mais extraímos, mais encontramos esclarecimentos valiosos contidos na Palavra de Deus.

Bênçãos aos leitores reverentes

O conteúdo da Bíblia fornece a oportunidade de realizar estudos importantíssimos. Ao estudar as Escrituras Sagradas começamos a entender mais e melhor sobre a pessoa e a obra de Deus em Jesus Cristo. O entendimento ajuda o pecador a descobrir o que é conveniente e edificante e o que é ilícito e o aprisiona; a refletir sobre aquilo que ainda não tem opinião formada; e, por si mesmo, chegar às conclusões sobre o que é realmente necessário para alcançar a vida eterna.

Foi lendo o Novo Testamento que tomei minha decisão de ser servo do Senhor. Tive a satisfação de nascer e crescer entre cristãos mergulhados na Palavra de Deus. E uma coisa que aprendi com eles é esvaziar a mente ao abrir a Bíblia. Só quando o Espírito Santo encontra o cérebro humano vazio dispõe-se a enchê-lo com as revelações contidas nas Escrituras. 

Auxílio do alto

O nível de dificuldade em entender o que se lê é definido pelo leitor da Bíblia. Na proporção em que o interesse em compreender o Texto Sagrado é sincero e perseverante e a vontade de aprender é um sentimento voltado para o bem pessoal e de terceiros, os pontos complicados são superados através da ajuda do Altíssimo.

Se eu abrir a Bíblia com um tema específico a ser estudado, com vista a receber minha edificação espiritual e disposto a compartilhar este conhecimento adquirido com outros, o Espírito estará presente para prestar auxílio como Professor e fará com que o meu conhecimento recém adquirido me abasteça suficientemente, até que eu seja capaz de distribuí-lo com eficiência aos meus semelhantes.

A mensagem central

A Bíblia contém todos os assuntos de importância vital para a compreensão do cristianismo como religião e da fé cristã como única prática de desenvolvimento espiritual ensinada por Jesus. O conhecimento das Escrituras provoca resultados visíveis na estrutura espiritual do leitor. Consequentemente, quem aprende a viver seguindo os critérios das Boas Novas de Cristo alcança a capacidade de manejar bem a Palavra, coloca em prática as diretrizes que ela apresenta e assim é abençoado. 

Deus, em sua soberania, fez com que o Texto Sagrado chegasse até nós com suficiente clareza para nos comunicar a sua vontade, que é a salvação de todas as pessoas do mundo por meio de seu Filho Jesus Cristo. Portanto, o cristão deve estar motivado a ler a Bíblia e a compartilhar tudo o que aprendeu em sua leitura. 

Divulgue-a

Estudamos a Bíblia para descobrir e praticar as verdades e vontade de Deus. Por intermédio da leitura bíblica devocional, o Espírito aprimora a vida do cristão até que seja como uma luz em meio às trevas. Estudamos a Bíblia para compartilhar o aprendizado com familiares, amigos e quem mais estiver ao nosso alcance.

Divulgar as Escrituras é muito mais do que um repasse interpessoal de informações, o evangelismo ultrapassa o nível da intelectualidade humana, é uma dinâmica sobrenatural. Ao divulgar o conhecimento bíblico com entusiasmo, muitos desejarão conhecer mais. Através da unção do Espírito sobre o leitor da Bíblia que transmite o que sabe, nasce no coração das almas o desejo de receber a Jesus dentro de seus corações. 

Religiosidade sem Deus

Se eu abrir a Bíblia com um conceito humano formado e sem disposição de mudar meu pensamento caso seja necessário, apenas busco argumentos nas Escrituras para referendar meu conceito irredutível, então minha leitura corre o risco se sofrer a consequência de trazer glórias a mim e não ao Autor das Sagradas Letras. Se leio a Bíblia com o objetivo de tão somente lustrar meu ego e atrair admiração à intelectualidade que possuo, não serei edificado e nem serei instrumento nas mãos de Deus para edificar o próximo e não agirei como autêntico discípulo de Cristo.

Se o religioso agisse em relação à alimentação como age desprezando a compreensão da Bíblia, estaria morto por debilidade física ou congestão. É preciso empreender esforço para manter contato direto com as Escrituras, ser disciplinado quanto à periodicidade da leitura, vencer o cansaço do dia-a-dia ou o desânimo. É importante ser cauteloso, jamais permitir que as distrações desse mundo façam pensar que buscar o conhecimento não seja atitude necessária.

Conclusão

Peça a Deus a habilidade para absorver da Bíblia o máximo de instrução espiritual, e que a cada dia sua leitura proporcione a você crescimento na graça e conhecimento do Senhor. Sempre que tiver uma chance, abra a sua Bíblia e leia-a. Examine-a com atenção, de maneira devocional e  sistematicamente. Faça isso em casa, em momentos de lazer, no trem, no ônibus, no avião, antes das refeições, antes de adormecer. Manter este hábito fará com que descubra muitas pérolas de sabedoria produzidas pela mente e coração de Deus.

Nenhum comentário: