Ao observar o contexto histórico do tempo em que o apóstolo Paulo dos gentios viveu, aprofundamos um pouco mais no entendimento da doutrina exposta por ele em suas cartas.
"Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca se cale e todo o mundo seja condenável diante de Deus" - Romanos 3.19.
Ao escrever aos cristãos residentes em Roma, Paulo usa a cultura da época e lugar. Os julgamentos nos tribunais romanos eram públicos. Algumas vezes, os oficiais de justiça batiam na boca de prisioneiros, o ato violento era um rito comum e indicava que suas bocas deveriam parar de falar.
Jesus foi esbofeteado: "Assim que Jesus disse isso, um dos guardas que ali estavam bateu-lhe fortemente na boca, com a palma da mão, dizendo: 'Isso é maneira de responder ao sumo sacerdote?'" - João 18.22-23.
Paulo também recebeu bofetada: "Entretanto, o sumo sacerdote Ananias deu ordens aos que estavam mais próximos de Paulo para que lhe esbofeteassem na boca." - Atos 23.2.
Ao escrever "que toda a boca se cale", ele remete ao cenário dos tribunais, traz a conotação dos julgamentos para ensinar que estávamos destituídos da glória de Deus e que sem a intermediação de Jesus Cristo, como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo" e como nosso Advogado, não seríamos salvos.
Thomas Nelson Brasil via Fernando Romero - https://tinyurl.com/um-pouco-cultura-biblica
Nenhum comentário:
Postar um comentário