Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quarta-feira, 25 de agosto de 2021

Tudo o que Deus fez é bom

Nos dias atuais, mesmo que o indivíduo pertença à alta sociedade, tenha nível escolar superior, possua bens materiais, é possível que experimente episódios de tristeza. Muitas pessoas sofrem de um mal antigo que arruína a vida de dentro para fora: o desgosto! Parece que para essas pessoas a vida não tem importância alguma, não existe sentido ou objetivo nobre a ser alcançado. Na realidade, a vida por si só é uma surpreendente oportunidade, mas elas reclamam de tudo, de todos e de Deus, como se fossem completamente desprovidas de qualquer favor divino ou humano.

"E Deus os abençoou e lhes disse: Sejam fecundos, multipliquem-se, encham a terra e sujeitem-na. Tenham domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra. E Deus disse ainda: Eis que lhes tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso servirá de alimento para vocês. E para todos os animais da terra, todas as aves dos céus e todos os animais que rastejam sobre a terra, em que há fôlego de vida, toda erva verde lhes servirá de alimento. E assim aconteceu. Deus viu tudo o que havia feito, e eis que era muito bom. Houve tarde e manhã, o sexto dia" - Gênesis 1.26-31.

Nesta leitura bíblica, vemos Deus olhando para a sua obra e constatando que "tudo havia ficado muito bom". Isso inclui você e eu: fazemos parte daquilo que Deus chama de muito bom! Que grande privilégio é saber que a nossa existência foi planejada e providenciada pelo Senhor. Essa certeza alimenta a nossa saúde mental, emocional e espiritual, se o coração estiver repleto de tristeza e desespero. Reconhecer o resultado excelente da obra do Criador é o primeiro passo para a gratidão, e consequentemente, ser agradecido produz contentamento e satisfação - mesmo em meio aos diversos problemas.

O ser humano é extraordinário se confrontamos semelhanças e diferenças entre todas as outras criaturas no universo. Deus nos fez à sua imagem e semelhança; soprou em nós o fôlego da vida.  Dotou-nos de consciência e capacidade de raciocínio lógico, algo que nenhum outro ser vivo tem. Ele ainda se revela a nós, pois quer ter um relacionamento pessoal com cada ser humano e nos ensinar o propósito da nossa existência. Ele nos dá o privilégio de desfrutar de tudo o que faz, e o que nos resta é, em gratidão, engrandecer o nome do Senhor. 

Durante a angústia, que em alguns momentos se manifesta com mais intensidade e em outros menos, as chances de uma pessoa conseguir se recuperar das adversidades da vida e seguir em frente sem ajuda, são quase nulas. É importante ler e meditar no conteúdo bíblico: "Quando eu ficar com medo, hei de confiar em ti" (Salmos 56.3).

Apesar de estarmos sujeitos às dificuldades econômicas, experimentarmos frustração no trabalho e muitas vezes não saber como encontrar uma alternativa para viver melhor, temos muitos motivos para estarmos entusiasmados e satisfeitos, pois o Criador aponta o caminho da saída. Demonstrando bom humor, o salmista fala da vida com alegria e agradece a Deus simplesmente por existir, pelo modo maravilhoso como foi formado: "Graças te dou, visto que de modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem" (Salmos 139.14).

Você se sente entristecido, desanimado, sem prazer de viver? Lembre-se: Deus criou você de forma maravilhosa, e ao observar o que fez chegou à conclusão: "Tudo o que fiz é muito bom!"

Tudo o que o Pai celeste faz é bom e perfeito. "Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança" (Tiago 1.17).

E.A.G.

Consulta: Herbert dos Santos Gonçalves, de Itapeva /SP. Artigo do dia 10 de agosto para Presente Diário (V21), 2018, Rádio Trans Mundial.

Nenhum comentário: