Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quarta-feira, 30 de junho de 2021

Nelson Mandela: virtudes e falhas

Por Eliseu Antonio Gomes

É uma pena que o governo de Nelson Mandela tenha se envolvido em muitos escândalos de corrupção. Talvez ele não tenha cometido corrupção pessoalmente, apenas se cercado de pessoas desonestas e seu nome é que entrou para a história com essas manchas. 

Que pena que Mandela, após estar livre de uma condenação de prisão perpétua, separou-se de Winnie Madikizela, sua esposa, que foi a principal pessoa a liderar a famosa campanha mundial anti-Apartheid, exigindo que seu marido voltasse a viver em liberdade. A pressão política que Winnie fez foi fundamental para que as grades do cárcere se abrissem para ele e figuras de renome internacional se unissem no coro que pedia o fim da segregação racial. Isso mostra que Mandela, apesar de suas virtudes, também foi gente falha, como todos nós temos pontos virtuosos e características que precisam ser corrigidas. É verdade que depois de tudo isso Winnie também envolveu-se em escândalos, inclusive foi acusada de participação em tortura.

Nesta última semana de junho de 2021, existe um compartilhamento nas redes sociais, de um conteúdo sobre um suposto episódio quando Mandela já havia conquistado sua liberdade e o posto de presidente da África do Sul. O propósito dessa mensagem é  causar reflexão. 

Segue em ipsis verbis e aspas: 

"Depois de me tornar presidente, pedi à minha escolta para almoçar num restaurante. Nós sentamos e cada um de nós pediu o que quis.

Na mesa da frente, estava um homem esperando ser atendido. Quando foi servido, eu disse a um dos meus soldados: vá pedir a esse senhor que se junte a nós. O soldado foi e lhe transmitiu meu convite. O homem levantou-se, pegou no seu prato e sentou-se bem ao meu lado. Enquanto comia as suas mãos tremiam constantemente e não levantava a cabeça de sua comida. Quando terminamos, despediu-se de mim sem olhar para mim, apertei-lhe a mão e ele foi embora.

O soldado me comentou:

- Madiva, aquele homem devia estar muito doente, pois as mãos dele não paravam de tremer enquanto comia.

- Não, de jeito nenhum! A razão do seu tremor é outra.

Então eu disse-lhes:

- Aquele homem era o guardião da prisão onde eu estava. Depois que ele me torturava, eu gritava e chorava pedindo um pouco de água e ele vinha me humilhar, ria de mim e ao invés de me dar água, mijava na minha cabeça. Eu estava doente e assustado. Agora, sendo eu presidente da África do Sul, ele esperava que eu o mandasse prender e lhe fizesse o mesmo que ele me fez. Mas eu não sou assim, essa conduta não faz parte do meu caráter, nem da minha ética. As mentes que procuram vingança destroem os estados, enquanto as que buscam a reconciliação constroem nações. Ao sair pela porta para a minha liberdade, soube que, se não deixasse toda a raiva, ódio e ressentimento, continuaria sendo prisioneiro."

Desde 2009 a fundação Nelson Mandela celebra o seu aniversário, cuja dia é 18 de julho. A celebração visa manter sua memória e incentivar pessoas a agir contra a pobreza e diminuir o problema do racismo no mundo. Eis três frases de efeito que esta entidade atribui a Mandela:
1. Não me julgue pelos meus sucessos, julgue-me por quantas vezes eu caí e me levantei novamente. 
2. A boa cabeça e o bom coração são sempre uma combinação formidável. Mas quando você adiciona a isso uma língua ou caneta alfabetizadas, então você tem algo muito especial.

3. Ninguém nasce odiando outra pessoa por causa de sua pele, seu passado ou sua religião. As pessoas aprendem a odiar, e se elas aprendem a odiar, elas podem ser ensinadas a amar, pois o amor vem mais naturalmente ao coração humano do que o seu sentimento oposto.
Enfim, que ao fim de sua vida Mandela possa ter recebido a misericórdia de Deus e agora esteja gozando de bom descanso.

Nenhum comentário: