Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sexta-feira, 30 de abril de 2021

Provérbios 1.20-22: A sabedoria clama e grita nas praças. Albert Einsten e o pedreiro Zé Ninguém

O Livro de Provérbios tem em seu capítulo primeiro esta observação importante:

"A sabedoria clama lá fora; pelas ruas levanta a sua voz. Nas esquinas movimentadas ela brada; nas entradas das portas e nas cidades profere as suas palavras. Até quando, ó simples, amareis a simplicidade? E vós escarnecedores, desejareis o escárnio? E vós insensatos, odiareis o conhecimento?" (1.20-22 - NAA).

Ao me converter a Jesus Cristo em minha mocidade, e conhecer o texto bíblico supracitado interpretava-o entendendo que se tratava apenas do ângulo espiritual, até ter contato com alguém que expandiu minha compreensão. A pessoa explicou algo que carrego ao longo dos anos, mais ou menos assim: o pedreiro não sabe qual a consequência de dividir o átomo e o físico nuclear não é capaz de levantar uma parede de alvenaria perfeitamente aprumada.

O resultado pode não ser dos melhores se o cientista, sem nenhuma instrução anterior, quiser misturar cal, cimento, pedras e areia e construir uma casa; assim como o pedreiro, provavelmente, fracassará se tentar se aventurar como professor de física e tentar explicar a fórmula E=mc2 sem se preparar intelectualmente, antes.

Através desta passagem bíblica, acrescida de interpretação, fiquei mais ciente que preciso dos saberes do mecânico de autos, do técnico em informática, da costureira, do confeiteiro, do contador, do economista. Cada qual em sua área tem a bênção de Deus para desenvolver e apresentar algo de bom para a sociedade. Se buscamos cada especialista da área em que precisamos de alguma ajuda, seremos abençoados por Deus.

Trago este ensino bíblico para cá, dizendo que valorizo os especialistas de cada área. Não desprezo o conhecimento acadêmico e nem o conhecimento adquirido pela a experiência de vida. Tudo conta para mim, a sabedoria em suas múltiplas formas é preciosa para mim.

Nenhum comentário: