Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

domingo, 11 de abril de 2021

Como os apóstolos de Jesus Cristo morreram?

A tradição cristã relata como os apóstolos viveram e morreram ao difundir o Evangelho de Jesus Cristo ao mundo. Não é possível afirmar categoricamente que estes relatos correspondem aos fatos.
 
Mateus.
Martírio na Etiópia, morto por um ferimento de espada.

Marcos: Morreu em Alexandria, Egito. Arrastado por cavalos pelas ruas até morrer.

Lucas.
Enforcado na Grécia. Os gregos reagiram ao seu trabalho evangelístico bem-sucedido.

João. 
Atirado em uma panela de óleo quente em Roma, sobreviveu por intervenção divina. Durante seu confinamento nas minas na ilha de Patmos, escreveu o livro Apocalipse. Tempos depois, foi solto da prisão e retomou seu ministério cristão como bispo e Edessa na Turquia moderna. Morreu velho em morte não violenta. 

Pedro Crucificado de cabeça para baixo em um cruz em formato de xis ( X ). Segundo o relato histórico, fez solicitação aos torturadores para colocá-lo de cabeça para baixo, porque se considerava indigno de morrer da mesma maneira que Jesus Cristo.

Tiago Líder da igreja de Jerusalém. Precipitado da parte mais alta do Templo de Jerusalém, sofreu uma queda de mais de trinta metros e sobreviveu. Afirma-se que era o mesmo edifício em que Jesus foi tentado. Quando os perseguidores da Igreja descobriram que continuava vivo o espancaram até morrer.

Tiago, filho de Zebedeu. 
Evangelista de grande influência. Morte por decapitação em Jerusalém. Ao defender sua fé, o oficial romano que o prendia converteu-se a Cristo, declarou sua conversão ao juiz e durante o julgamento pediu que fosse executado junto com ele.

Bartolomeu, também chamado de Natanael.
Martirizado na Romênia, chicoteado até a morte. Realizou ação missionária na Ásia. Sofreu martírio ao pregar na Armênia.

André. 
Morte por crucificação. Morreu em Patras, Grécia. Espancado por sete soldados e amarrado em uma cruz no formato de xis ( X ), para aumentar seu sofrimento. Relatos contam que, pouco antes de morrer, pronunciou sermão aos seus torturadores e teria dito: Há muito tempo desejei e esperei por esta hora feliz. A cruz foi consagrada pelo corpo de Cristo pendurado nela."

Tomás. Recebeu uma punhalada fatal na Índia, região em que empreendeu viagem missionária com a finalidade de dar início a uma igreja.

Judas.
Morto por perfuração de flechas. Recusou-se a negar sua fé em Jesus Cristo.

Matias, substituto de Judas Iscariotes.
Apedrejado e depois decapitado.

Paulo
Decapitado em Roma, por sentença de Nero em 67 dC. Enquanto preso, escreveu cartas apostólicas direcionadas às igrejas, agora contidas no Novo Testamento.

E.A.G.

Nenhum comentário: