Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

terça-feira, 20 de abril de 2021

A biografia resumida do casal de missionários Nils e Mary Taranger

Nils Taranger, nasceu no dia 17 de abril de 1916, na cidade de Drammem, na Noruega. No mesmo ano de seu nascimento os seus pais mudaram-se para a Suécia, devido a crise econômica causada pela 1ª Guerra Mundial.

Em 1931, foi estudar por um ano em Londres. O convívio com colegas do seminário bíblico deu-lhe oportunidade para conhecer a situação de vários países em pobreza e miséria. Ao retornar para a Suécia, trabalhou numa empresa de seguro de navios, mas logo percebeu que era a vontade de Deus dedicar-se como auxiliar do pastor de sua cidade.
 
Nils Taranger possuía vários talentos: era hábil na pregação da Palavra de Deus, sabia ensinar bem, cantava e tocava instrumento musical. No final de 1933, foi consagrado ao ministério de evangelista; em 1936, consagrado a pastor e assumiu o posto de vice-presidente da igreja em Orebro.

Em 1938, na igreja em que exercia seu ministério, Nils conheceu Mary, a mulher que viria a ser sua esposa e mãe de seus filhos. Ela apaixonou-se por ele ao perceber sua postura, diferente dos demais jovens, aproximaram-se e descobriram que gostavam de muitos pontos em comum: a Inglaterra, a leitura, a música e viagens. Casaram-se em 18 de outubro de 1941 em Estocolmo; em 1944 já eram pais de duas crianças, a menina Gunilla e o menino Per Hakan (Pedro). E quatorze anos depois, teriam mais quatro filhos nascidos em território brasileiro: Willis, Carlos, Ana Tereza e Stanley Joel.

Após ter servido o Senhor Jesus como obreiro por quatorze anos na Suécia, junto com sua família, no dia 8 de outubro de 1946 Nils embarcou com destino ao Brasil. Quando o navio atracou no Porto da Baía da Guanabara (RJ), exatamente um mês após ter iniciado a viagem, Nils estava com 30 anos de idade.

Durante a escala no Rio de Janeiro, de aproximadamente um mês, estudou muito o idioma português e seu entusiasmo e carisma contagiou os membros da igreja local. No final de novembro, Taranger e família embarcaram em um avião com destino à Porto Alegre, ao encontro do casal Gustavo e Elizabeth Nordlund, seus amigos e amigos de seus pais na Suécia e que residiam no Rio Grande do Sul fazendo a obra missionária, fundando igrejas Assembleia de Deus.

Logo passou a participar dos cultos. Cantava e tocava acordeão, quando pregava era interpretado por Nordlund. Após dois anos dedicando-se a aprender o idioma português, em contato com a cultura gaúcha, passou a trabalhar na evangelização e solidificação das igrejas que já haviam sido fundadas por Nordlund. Visitava igrejas nas cidades do interior gaúcho, como Boi Preto, Santo Antonio das Missões, Cachoeira do Sul e Caxias do Sul. Estendeu cruzadas em Antigas, cidade uruguaiana.

1958: Lar Esperança
Nils Taranger, sentado
Colaboração: Simone Lundgren
Em 8 de agosto de 1948, Nils e família trocaram a moradia em Porto Alegre por outra em Bajé, cidade na qual empreendeu evangelismo intenso. Nils e Mary eram apaixonados pela tradição gaúcha. Para demonstrar este sentimento, o missionário passou a usar a vestimenta típica da região, o tradicional par de botas, lenço e bombacha e assim ganhou do povo gaúcho o título "gaúcho de Bajé". Em Bajé, Nils fundou e organizou a Igreja Assembleia de Deus, estendeu a evangelização à Dom Pedrito, Lavras do Sul e São Sebastião.

Nos primeiros dias de março de 1955, Taranger foi chamado para assumir a presidência da igreja em Porto Alegre, no lugar de Gustavo Nordlund, que estava com idade avançada e retornaria à Suécia. Então a família Taranger deixou o grande trabalho empreendido em Bagé e foi morar em Porto Alegre.

Nils e Mary prestavam maior atenção aos mais carentes, moradores de casas de barro e chão batido. No ano de 1958, o casal de missionários teve a sua residência furtada por adolescentes, quase todos os pertences foram levados. Na delegacia, Nils viu que os criminosos eram pessoas menores de idade e como eram tratados friamente pelos policiais. A experiência da casa arrombada levou Taranger a prometer a Deus fazer algo em favor das crianças e adolescentes abandonados. O crime fez nascer um sonho no coração do missionário. Seus olhos abriram-se mais para a situação de pobreza, percebeu o contexto social das crianças porto-alegrenses e quis ajudá-las de maneira mais efetiva.

Assim surgiu o desejo de construir o Lar Esperança. Como um bom cooperador de Deus, o missionário idealizou o orfanato aonde iria abrigar meninos e adolescentes para que não precisassem roubar para sobreviver. Construiu a casa de amparo aos menores abandonados, em risco e vulnerabilidade social, um ambiente que oferecia amor cristão aos que pouco ou nada sabiam sobre o que é ser amado. Pela fé, trouxe à existência um lar aonde os menores marginalizados pela sociedade encontrariam ajuda e instrução para não praticarem crimes.

Ali, alegremente, a juventude gaúcha resgatada pela instituição aprendia música e a tocar instrumentos, recebia boa alimentação e estrutura espiritual. Da infância sem referências de valores básicos, tornavam-se  bons cidadãos e servos de Deus.    

1960. Lar Esperança
Rune Lundgren, pastor, rege a banda
São Sepé (RS)
Colaboração: Léia Silva.
O Lar Esperança foi fundado ainda em 1958 e teve suas obras acabadas em 1960. Inicialmente, abrigava apenas meninos e mais adiante passou a atender meninas. Sessenta e três anos depois de sua inauguração, o Lar Esperança ainda mantém suas atividades em pleno funcionamento. Atualmente, a instituição está em imóvel próprio de 45 mil metros quadrados, localiza-se  no bairro Rubem Berta.

Outras projetos sociais criados pelo casal Taranger:  uma creche; uma escola infantil; Asilo Gustavo Nordlund; Instituto Bíblico Esperança; Clínica Esperança; abrigo para crianças portadoras de HIV;  colônia de férias na cidade litorânea de Tramandaí.   


Nils Taranger faleceu, aos 85 anos, em Porto Alegre no dia 5 de março de 2003; sua esposa em 14 de setembro de 2008.  Taranger, em seu aconselhamento como pastor, orientava a todos a ler e estudar a Bíblia Sagrada, como maneira de encontrar capacitação para pregar o Evangelho de Cristo. Foi grande incentivador do evangelismo através de programas de rádio e de televisão.

O casal será lembrado, durante os quarenta e três anos dedicados à obra missionária em território brasileiro, tanto pelo empenho para a construção de novos templos quanto pelo arrojado serviço à obra social. 


Fonte:
AD Porto Alegre. Histórico do Pastor Nils Taranger. http://adportoalegre.com.br/site/historico-do-pastor-nils-taranger/
Câmara homenageia os 100 anos do pastor Nils Taranger - 15/04/2016 18:10 https://camarapoa.rs.gov.br/noticias/camara-homenageia-os-100-anos-do-pastor-nils-taranger
Memórias das Assembleias de Deus no RioGrande do Sul https://www.facebook.com/groups/312079533638800/permalink/314711266708960 

Nenhum comentário: