Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Maturidade traz felicidade

"Será que você não sabe, nem ouviu que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos confins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? A sabedoria dele é insondável. Ele fortalece o cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor" - Isaías 40.28-29.

Na vida de todos, sempre chega aquele momento em que cometer erros é entendido como inaceitável. Nas fases infantil e adolescente também é muito feio errar, mas é sempre mais fácil relevar e entender o deslize. Faltou experiência, não houve ainda a oportunidade de conquistar o controle emocional; sabemos que os arroubos da juventude são mais fortes do que o uso do bom senso durante períodos de crises. 

Errar na fase adulta quase sempre custa muito caro. Aos que têm brio, o prejuízo é altíssimo, principalmente psicologicamente.  Quanta gente gostaria que houvesse uma máquina do tempo, para apagar frases e ações, retirar do passado coisas amargas, coisas que disse querendo ferir alguém e descobriu que ofensas são iguais as facas de dois gumes, cortam fundo, sangram a alma do agressor, não apenas dos agredidos.

O problema de muitos é a falta de sincronia entre a idade biológica e a idade mental. Não quero falar de mentalidade velha. Não, não é isso. Digo que é possível envelhecer fisicamente sem destruir-se espiritual e psicologicamente. Como fazer isso? Evite socos em pontas de facas, não carregue o fardo de manias equivocadas. Por que não abandonar pelo caminho as malas do orgulho, da ira boba, da ingratidão e da indiferença contra os insensíveis? Sim, é preciso fazer isso. Porque continuar a carregar sentimentos de negatividade dentro de si apodrece  a personalidade. Persistir no erro é sobreviver sem amor próprio, é brincar com o cálice da própria morte.

Não existe como retornar ao passado, mas há como apagar equívocos. A fórmula é simples. 

"Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Mas, se alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo" - 1 João 2.1.

Vida é movimento de aperfeiçoamento. A mudança de costumes antigos não é fácil, mas muito necessária quando o entorno em que nos enxergamos são águas estagnadas. Se for a situação, corrija-se. Pedir desculpas ou perdão não é sinal de fraqueza, é ato inteligente. Então, que seja feito tudo para que seja possível dormir o sono rejuvenescedor, que possibilite acordar e andar com a cabeça erguida.

Como ser humano jamais alcançamos a perfeição, porém, todo aquele que toma consciência da sua condição limitante é capaz de melhorar  como indivíduo. Não é fácil. É possível, basta querer. Queira.

"Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça" - 1 João 1.9.

O amor evita e corrige falhas. Ame a Deus com atos e palavras. Ame-se. Ame ao próximo como a você mesmo.

E.A.G.

Citações bíblicas extraídas da versão bíblica Nova Almeida Atualizada (NAA), publicada pela Sociedade Bíblica do Brasil.

Nenhum comentário: