Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sábado, 16 de novembro de 2019

Tiago 3.13-18 - A sabedoria que só interessa aos cristãos espirituais

Alguém publicou o seguinte em seu perfil de rede social:

"Por mais inteligente que alguém possa ser, se não for humilde, o seu melhor se perde na arrogância. A humildade ainda é a parte mais bela da sabedoria."

Não discordei. E digitei o que está a seguir.

Quero dizer uma obviedade, antes da opinião: Sábios são aqueles que sabem, aqueles que absorvem informações. Quem consegue guardar mais conhecimento, é mais sábio do que aquele que guarda menos. E quem valoriza mais as informações mais úteis, é mais importante do que o sábio que não escolhe bem o que vale a pena saber.

A arrogância é o sinal de que a pessoa não é sábia, o quanto deveria ser. O arrogante não sabe ser modesto. Só demonstra humildade quando está na posição da superioridade, se tiver que ser submisso logo desaparece a capa da elegância e a fala cordial.

É sempre bom lembrar que a Carta de Tiago (3.13-18) descreve a sabedoria que devemos ter. O conhecimento bíblico nos faz saber o que Deus diz para nós e como Ele quer que a gente viva.

"Está escrito assim: Quem entre vocês é sábio e inteligente? Mostre as suas obras em mansidão de sabedoria, mediante a sua boa conduta. Se, pelo contrário, vocês têm em seu coração inveja amargurada e sentimento de rivalidade, não se gloriem disso, nem mintam contra a verdade. Esta não é a sabedoria que desce lá do alto; pelo contrário, é terrena, animal e demoníaca. Pois, onde há inveja e rivalidade, aí há confusão e toda espécie de coisas ruins. Mas a sabedoria lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, gentil, amigável, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento. Ora, é em paz que se semeia o fruto da justiça, para os que promovem a paz."

O que temos neste texto para ser meditado?
• Nem todo sábio é inteligente. A inteligência é a capacidade de administrar bem o conhecimento. E nem todos conseguem fazer isso.
• Nem toda inveja carrega amargura; as pessoas invejosas e quem tem o hábito da competição, têm que tomar cuidado. Ser alguém assim indica falta da sabedoria do que Deus quer dela. Precisa conhecer mais a Palavra e querer mudar as atitudes.
• Viver invejando e rivalizando é um hábito aprendido em fontes da terra, copiado de comportamento humano e pode até ser o resultado de uma aprendizagem de demônios. Pesado isso, mas é a Bíblia ensinando!
O conhecimento da vontade de Deus vem através da revelação que está na Bíblia. A Bíblia mostra como é a sabedoria do alto. Ela é pura, pacífica, moderada, amigável, cheia de misericórdia, bons frutos, imparcial, sem fingimento. Deus é assim! Deus é puro, pacífico, tem autocontrole, é tratável, é misericordioso, é portador de todas as nove características do fruto do Espírito, não favorece um prejudicando outro, é sempre sincero. E devemos ser imitadores dEle e de Cristo.

Eu não pensava em tantas linhas... mas elas vieram... rsarsrs

Bom domingão.

Nenhum comentário: