Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

domingo, 21 de julho de 2019

Você sabe aonde está a chave do seu sucesso?

Você se considera importante naquilo que faz?

Você já experimentou alguma circunstância prática e por meio dela soube que desempenha bem sua atividade e que esta atividade pode descrevê-lo como uma pessoa de sucesso? É preciso esclarecer desde já que, ao falar de sucesso, não estamos nos referindo tão somente à popularidade ou à fortuna. Ser pessoa famosa e ter dinheiro sobrando nem sempre significa ser bem-sucedido. A definição de sucesso é apenas atingir aquilo que se deseja.

Quem não quer ser alguém alegre e satisfeito? Sentir-se e estar são estados diferentes. Portanto, estar
alegre e satisfeito não é o mesmo que se sentir alegre e satisfeito. Estudos científicos constataram que pessoas que não se consideraram boas no que faziam, continuaram com essa impressão negativa mesmo depois de conquistarem sua meta. A insegurança e a dúvida sobre o que realmente queriam conquistar fizeram com que elas não se sentissem realizadas, embora outras pessoas considerassem que elas eram bem-sucedidas. A chave do sucesso é estabelecer a meta ideal para si próprio, descobrir aquilo que corresponda aos anseios do coração, pois só assim os sentimentos se equilibram dentro de nós e nos carregam ao objetivo que nos fará gente de sucesso real.

A persistência, o compromisso e a forma de enfrentar os desafios inesperados que aparecem ao longo do caminho são fatores que fazem toda a diferença entre os conquistadores e os infelizes. Parar de tentar conquistar é intolerável. Barreiras que parecem intransponíveis são oportunidades importantíssimas. São momentos para aprender mais sobre a importância daquilo que queremos obter, mas também é a ocasião de aprender sobre nós mesmos, saber mais sobre a nossa capacidade de nos comprometer com uma tarefa complicada e de lidar com descobertas, administrar os resultados parciais, quer eles sejam desanimadores ou entusiasmantes.

Para conseguir chegar aonde queremos, é fundamental não esquecer a direção do rumo da caminhada. Manter avivado na mente o objetivo a ser alcançado, ter definido e delineado etapas e os meios necessários para atingir o objetivo. Cuidar da saúde. Ter boas noites de sono, para não esgotar as forças físicas e mentais. Esforçar-se, porém, não se deixar escravizar pela obstinação embrutecida.

Ao prosseguir, não espere a derrubada de barreiras para olhar-se no espelho e considerar que tem competência. A origem da competência está no fato de saber aprender com os fracassos. Não diga “não posso vencer”; diga “eu posso vencer com a ajuda de Deus”. Não se esqueça que Deus é quem o sustenta ao longo da sua jornada. Nenhuma conquista é acidental, todas elas são produtos do esforço investido no processo.

_____ 
Conteúdo pincelado durante a leitura de “Os 100 Segredos das Pessoas de Sucesso”, de David Niven (Editora Sextante).

Nenhum comentário: