Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quinta-feira, 2 de maio de 2019

Juan Guaidó, o Dom Quixote venezuelano?

Imagem: Rayner Peña - EPA

Foi muito triste ouvir Juan Guaidó, autoproclamado presidente da Venezuaela, em 30 de abril, na terça-feira passada, convocar o povo a sair às ruas em protesto, informando-os que o Exército estava com eles. Os venezuelanos, sofridos, o atenderam. E naquele dia o que se viu foi um levante capenga, com uso de pedras, paus, coquetel molotov contra tanques de guerra e motos novas sob controle dos déspotas que estão comandando a ditadura. Os militares, anunciados por Guaidó não apareceram. Deve ter sido o dia mais triste da história venezuelana.

As páginas do calendário mudam e tudo continua piorando para o povo pobre da Venezuela. E a cada nascer do sol Guaidó se parece mais com um Dom Quixote de fraldas. Deve ter boas intenções, mas é atabalhoado!

Com os acontecimentos recentes na Venezuela, concebi a opinião que a situação política e econômica daquele país só mudará de rumo se os comandantes das Forças Armadas quiserem. Parece claro para mim, não é o Maduro que se sustenta no governo, são os generais que o mantém lá.

Maduro não é um anjo e muito menos uma vítima, está mais para um "Nero-com-tocha-sem-fogo". Ele, de manipulador agora dever ser a figura manipulada, serve de boi de piranha aos comandantes das Forças Armadas, ao mesmo tempo que se beneficia da situação. E, infelizmente, esses generais parecem querer deixar a situação como está, porque também exploram a miséria, lucram alto recebendo o dinheiro de corrupção. Enquanto muitos reviram lixo à cata do que comer, há uma elite ligada ao governo e exército posando para fotos nas redes sociais, nababescamente.

A estratégia para salvar o povo humilde da Venezuela é ir de encontro à farda, pois ela é a base firme que mantém Maduro em pé e o caos assolando a camada social, empobrecida, abaixo do nível da miséria. A maior parcela de cidadãos venezuelanos passa por muitas privações, mas a cúpula governo, composta de civis e militares, estão muito bem.

Que Deus tenha misericórdia daquele povo! Que haja sabedoria e mais discernimento na mente das autoridades que pensa em ajudá-los.

Nenhum comentário: