Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

terça-feira, 16 de abril de 2019

Hospital das Clínicas: o gigante complexo hospitalar no Estado de São Paulo



Em 19 de abril de 1944, o Hospital das Clínicas iniciou suas atividades, portanto, faltam apenas três dias para esta instituição completar 75 anos de funcionamento.

Na fotografia, o registro do grande fluxo de gente debaixo de uma garoa fina, por volta das 16 horas de uma terça-feira, dia 9 de abril de 2019. A captura da imagem registra a movimentação de pedestres e veículos rumo à Avenida Rebouças, na saída do enorme Complexo do Hospital das Clínicas, inaugurado em 19 de abril de 1944. Temos a imagem de automóveis, um motoqueiro se despedindo de uma jovem, que desceu do assento de carona, e transeuntes saindo do conjunto hospitalar. Todos seguem à Avenida Rebouças, os pedestres vão pelo viaduto usando guarda-chuvas e os carros desembocam no sentido ladeira abaixo. O lugar está situado no bairro Cerqueira Cesar, zona oeste de São Paulo, bem próximo da região central da Capital paulista.

Neste lugar, Arnaldo Vieira de Carvalho (05/01/1867 - 05/06/1920) organizou a primeira faculdade de medicina e cirurgia de São Paulo, que iniciou suas atividades em 1913. Dr Arnaldo foi o principal responsável pelo primeiro curso de medicina no estado paulista, foi o primeiro catedrático da Clínica Ginecológica da Faculdade de Medicina da universidade de São Paulo, que em sua homenagem é apelidada de Casa Arnaldo e a avenida que dá acesso central ao HC chama-se Avenida Dr. Arnaldo.

Antes de se dedicar de corpo e alma à faculdade, Dr. Arnaldo exerceu o cargo de diretor clínico da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Descrito como o maior complexo hospitalar da América Latina, centro de excelência e referência consolidada no campo de ensino, pesquisa e assistência, um dos mais importantes polos brasileiros de disseminação de informações técnico-científicas, o Hospital das Clínicas é uma instituição em caráter de autarquia do Estado de São Paulo, está vinculado à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Possui cerca de 2.400 leitos distribuídos entre os seus 7 institutos especializados está dentro de uma área construída de cerca de 380 mil metros quadrados e possui e 2 hospitais auxiliares em outros endereços. No total, existe 600 mil metros quadrados com prédios construídos para prestar serviço assistencial, acadêmico e realizar cursos de graduação e pós-graduação, e produzir pesquisas em todos os ramos da Saúde. São eles:  administração, laboratórios de investigação médica, unidades especializadas, Centro de Convenção Rebouças e escola de educação permanente.

Detalhadamente: O Hospital das Clínicas é composto pelo Instituto Central (ICHC); Prédio dos Ambulatórios (PAMB); Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT); Instituto do Câncer de São Paulo (ICESP); Instituto do Coração (InCor); Instituto de Psiquiatria (IPq); Instituto da Criança (ICr); Hospital Auxiliar de Suzano (HAS); Hospital Auxiliar de Cotoxó (HAC); Instituto de Radiologia (InRad); e Instituto de Medicina Física e Reabilitação, com unidades na Vila Mariana e Umarizal (IMREA). Na estrutura organizacional do Hospital das Clínicas estão as unidades Casa da Aids; o Centro de Convenções Rebouças (CCR); o Laboratório de Investigação Médica - LIM.

Ao estar ali e observar as placas dos veículos, percebemos que os pacientes são pessoas deslocadas de municípios paulistas e até de outros estados brasileiros. Segundo dados oficiais da Secretaria de Estado da Saúde, ao longo de sete décadas e meia, o Hospital das Clínicas faz uma média de 1,7 milhão de consultas ambulatoriais por ano. Anualmente, realiza cerca de 32 mil atendimentos de emergência, 80.230 internações, 40.100 cirurgias, 14.470.000 exames laboratoriais, 1.020.000 procedimentos de diagnóstico por imagem, 916 transplantes. Aproximadamente 1.370.000 usuários se beneficiam da farmácia do hospital. Por mês, são cerca de 250 mil pacientes. Tem uma equipe de 21.600 funcionários para atender seus pacientes.  

Nenhum comentário: