Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

domingo, 31 de março de 2019

Bolsonaro e Netanyahu - artigo de importante portal de notícias israelense diz que transferência de embaixada para Jerusalém é questão de tempo

Itamar Eichner
Publicado: 29 de maio de 2019

Netanyahu e Jair Bolsonaro

A palavra "Jerusalém" não foi proferida nas declarações conjuntas do primeiro-ministro de Israel e do Presidente do Brasil. A estimativa israelense é que Bolsonaro cumprirá a sua promessa de transferência da embaixada brasileira para Jerusalém, mas não se sabe quando isto acontecerá - escreveu o articulista do jornal local.
Espera-se que Jair Bolsonaro garanta a tranferência da embaixada para Jerusalém. mas o momento não está claro. A declaração em conjunto de Netanyaru e Bolsonaro na sexta-feira durou cinco minutos, mas a palavra "Jerusalém" não foi proferida por nenhuma das duas autoridades. Bolsonaro está sob intensa pressão, exercida pelos pecuaristas árabes no Brasil, eles temem que o ato prejudique a exportação de carne aos países árabes e muçulmanos - continuou a escrever o jornalista de Israel.

Uma importante fonte política declarou que "a questão da mudança da embaixada foi conversada entre Bolsonaro e Netanyaru, e é uma questão de tempo para acontecer, a situação é semelhante a do presidente Donald Trump, que demorou algum tempo para realizar a transferência. Além disso, altos funcionários do Ministério das Relações Exteriores do Brasil estão tentando bloquear os planos de Bolsonaro, há nesta situação uma linha antiga em favor da Palestina há muitos anos. 

Nos bastidores, o governo de Donald Trump trabalha para persuadir o Brasil a seguir Washington. O Conselheiro Nacional de Segurança, John Bolton, reuniu-se este mês com Bolsonaro e discutiu com ele este assunto. Tal qual Jerusalém, Washington acredita que o presidente do Brasil cumprirá sua promessa, mesmo que demore algum tempo.

Em sua reunião com Netanyahu, Bolsonaro não desfez sua promessa apresentada de transferir a embaixada para Jerusalém. Mas, ressaltou que deseja trabalhar na área interna do Brasil, ao mesmo tempo que prepara, internamente, o terreno político para realizar a mudança. Bolsonaro afirmou que a embaixada brasileira irá para Jerusalém, mas a questão é quando. Disse a Netanyahu as pressões que sofre ao querer realizar a medida, falou que fontes de segurança brasileiras o alertaram de que poderia ocorrer ataques terroristas contra alvos brasileiros. Empresários expressaram o temor de que bilhões de exportações brasileiras aos países árabes sejam afetadas.

E.A.G.

Fonte: https://www.ynet.co.il/articles/0,7340,L-5436105,00.html


Nenhum comentário: