Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

domingo, 17 de fevereiro de 2019

Os cristãos, os brincos, os piercings e as tatuagens


Por Sandro Baggio

O uso de piercing está cada vez mais comum em nossos dias. Há dez anos atrás era atitude reprovada pela maioria e alvo do preconceito de muitos, hoje aceito em homens, mulheres, jovens e inclusive crianças. Enquanto a sociedade parece aceitar tais adornos cada vez com mais naturalidade, uma parcela considerável de cristãos se mostram confusos a respeito deste tema. A questão da aparência continua a ser assunto de grande discussão e controvérsia em muitos círculos evangélicos.

Antes que você faça a leitura desta postagem, esclareço que minha intenção não é incentivar pessoas a mudarem o comportamento. O objetivo é mostrar conteúdos bíblicos, para que as pessoas interessadas nas questões de uso de brinco, piercing e tatuagem encontrem subsídios para realizar de maneira saudável a sua reflexão.

Ao abordar sobre aparência pessoal, tema que muitas vezes gera controvérsias no meio cristão e que é algo que muda com o tempo e com o lugar, é importante ter em mente que se trata de usos e costumes - diretamente ligado à cultura.

Basicamente uma cultura é formada por três elementos:
• Cosmovisão: a maneira como o povo vê o mundo;
• Sistema de valores: o que é importante para aquele povo;
• Normas de conduta: o modo como o povo se comporta, e isso diz respeito tanto à vestimenta, como à maneira de se relacionar com os outros. Etc.
Culturas são diferentes de acordo com sua cosmovisão, valores e normas de conduta.

Arrotar em público após uma refeição é totalmente aceitável e louvável em certas culturas, e repugnante em outras. Uma mulher com os seios à mostra é normal em muitos países da África, mas a mesma mulher não pode exibir as pernas acima do tornozelo, enquanto é entendido como obsceno em outras partes do mundo. Beijar na boca em público é normal no Brasil, porém pode levar alguém à cadeia em certos países islâmicos. Nestes mesmos países islâmicos, um homem não pode andar de mãos dadas com sua esposa, mas pode andar de mãos dadas com outro homem. No Ocidente tal prática é interpretada como comportamento homossexual.

Nenhuma cultura é totalmente igual à outra e nenhuma cultura está acima da outra. Todas as situações diferentes entre grupos étnicos são formas de expressão cultural, capazes de insultar e escandalizar os que não fazem parte daquela sociedade mas não são necessariamente erradas para quem faz parte dela. João viu no céu povos de todas as tribos, raças, línguas e nações. Todas as culturas possuem elementos que precisam ser valorizados e outros transformados pelo Evangelho.

Pinturas na face e no corpo estão presentes em diversas culturas. Sendo a aparência pessoal questão de expressão cultural valorizada, a aparência também pode mudar de acordo com a cultura e o tempo. A tatuagem e o piercing no umbigo eram comuns no Antigo Egito. Na Polinésia, os nativos ainda usam a tatuagem para escrever sua história familiar no corpo.

A pós-modernidade impulsiona a globalização. Na atualidade, o mundo está cada vez mais globalizado através da internet e meios de comunicação via satélite. Costumes que antes só eram vistos em algumas culturas isoladas e lugares remotos da terra, estão expandidos e vistos em quase todos os cantos do planeta. É perceptível que pessoas vivendo no ambiente do Oriente são influenciadas pela moda usada em países ocidentais. Em outras palavras, os elementos, característicos da cultura pop de uma região se incorpora ao estilo de vida de outra. Haja vista a propagação dos filmes produzidos em Hollywood, propagadores de elementos culturais e costumes difundidos pela  ideologia liberalista do socialismo marxista/esquerdista por todo mundo, como se fossem comportamentos extremamente naturais: palavreado chulo, uso de drogas legalizadas e ilegais, fornicação e adultério, a prática do sexo entre pessoas do mesmo gênero.

O que a Bíblia relata sobre adornos?

No livro de Gênesis, capítulo 24 e versículo 47, lemos o relato de que o servo de Abrão, Eliezer, entregou a Rebeca, sua futura nora um pendente e uma pulseira como provas do amor de Isaque por ela. Naquela época e localidade, o uso de pendentes de ouro, bronze e metal era uma tradição; causava estranheza a noiva deixar de usar uma argola no nariz e a pulseira nos dois braços. O pendente que Rebeca recebeu era de ouro maciço e enfeitado com duas pérolas, estando um rubi colocado entre eles. Esse rubi era a prova que o seu noivo era um homem bem sucedido financeiramente. E a joia posta na narina direita, junto com uma corrente ou grilhão, suspensa por furo, era a comprovação de que a pretendente estava comprometida ao casamento.

Ainda no livro de Gênesis, há a história de Isaque, que deu a Rebeca uma argola de seis gramas de ouro para ser colocada no nariz (piercing) e, após fazer isto, ajoelhou-se para adorar a Deus. Penso que se o primeiro ato fosse pecado ou considerado pagão, então Isaque não teria adorado a Deus em seguida.

No livro de Êxodo, percebemos que as mulheres dos hebreus usavam brincos e argolas, os quais foram oferecidos como oferta dedicada ao Senhor para a construção do Tabernáculo. Novamente, não penso que Deus aceitaria de seu povo ofertas que representassem costumes pagãos.

O texto mais contundente sobre o assunto está registrado em Ezequiel 16, onde o próprio Deus diz que adornou Jerusalém com joias, pulseiras, colares, argolas para o nariz e brincos para as orelhas. Ao que parece, tais adornos não eram uma ofensa ao Senhor.

Uma vez que o Criador não condena o uso de brinco e piercing, por quê nós, deveríamos fazer tal coisa?

Como se posicionar a respeito de brincos, piercing e tatuagem?

Não existe nenhuma condenação bíblica para o uso de brincos, piercing ou tatuagem. Nosso desafio não é condenar, mas orientar as pessoas, principalmente os jovens, quanto aos riscos que existem em fazer estas coisas sem uma orientação profissional e cuidados de higiene e saúde.
• A pessoa está consciente dos riscos de inflamação, doenças contagiosas e “efeitos colaterais” diante da sociedade? Está consciente de que algumas alterações são irreversíveis e, mesmo diante da possibilidade de reversão, podem provocar cicatrizes para o resto da vida?
• Precisamos falar sobre questões de identidade, valor pessoal e auto-imagem. Pois são estas as questões mais importantes para quem está considerando qualquer forma de alteração do corpo, seja uma plástica no nariz, implantar silicone nos seios, colocar um piercing ou fazer uma tatuagem.
• A Bíblia é clara quanto ao excesso: não podemos exagerar em nada. Paulo ensina sobre o trajar-se com modéstia. Pedro diz sobre a necessidade de se apresentar moderadamente, destacando a beleza interior, que é a que tem valor real para Deus. Apesar disso, muitas pessoas fazem tatuagens e usam piercing com a intenção de atrair a atenção para si. Esta motivação é claramente condenada por Deus em Isaías 3, o profeta descreve a desaprovação divina explicando que, por causa da arrogância das mulheres, Deus iria arrancar suas roupas caras, raspar-lhes a cabeça num sinal de vergonha e iria arrancar seus enfeites, incluindo piercing no nariz.
O cuidado com a má interpretação dos textos bíblicos

A maioria dos cristãos que condenam tatuagem e piercing como pecado, argumentam usando como base de crítica principalmente o texto de Levítico, capítulo 19 e versículo 28, que diz: “Não façam cortes no corpo por causa dos mortos, nem tatuagens em si mesmos. Eu sou o Senhor”.

É quase uma certeza absoluta que esses mesmos cristãos que utilizam este texto para condenar tatuagem não encontram problema algum em barbear-se, vestir-se com roupas feitas com dois tipos de tecido, não rejeitam o prato com carne de porco ou lagosta e apreciam jardins coloridos com plantas de diferentes espécies. Mas essas coisas também eram proibidas no Livro de Levítico. Tiago diz que se alguém quiser viver pela Lei, então deverá cumprir toda a Lei. Os cristãos, no entanto, não são justificados pela Lei e sim pela fé em Cristo. Quem conhece a Bíblia sabe qual deve ser a atitude e o comportamento do cristão de acordo com Grande Mandamento, ou o “novo mandamento” e a submissão ao Espírito Santo.

Aos que pensam em fazer tatuagem e usar piercing
• A Bíblia recomenda aos jovens honrar e obedecer aos pais. Então consulte seus pais antes de fazer qualquer coisa.
• A Bíblia diz que o corpo do cristão é o templo do Espírito Santo. Então,  não devemos colocar nada em nosso corpo que desonre a Deus ou contrarie nossos valores espirituais. Imagens de nudismo ou que evocam violência, símbolos esotéricos, palavras torpes e de maldição estão fora de cogitação.
• Muitos empregadores tendem a não contratar pessoas tatuadas. Pense bem antes de fazer uma tatuagem, pois ela poderá lhe custar uma vaga de emprego futuramente.
• Talvez você terá a marca de tatuagem e a cicatriz da perfuração em seu corpo o resto de sua vida. Não faça nada que você venha trazer aborrecimento mais tarde. 
• Para todas as situações, devemos orar e pedir a orientação de Deus em primeiro lugar. Será que isso é apropriado para minha vida?

Conclusão

Quando algo em minha vida se torna uma obsessão ou começa a ter mais importância que meu relacionamento com Deus e com o povo de Deus, então tal coisa deve ser desprezada. Paulo esclarece: “Tudo me é permitido, mas nem tudo convém. Tudo me é permitido, mas eu não deixarei que nada me domine… Tudo é permitido, mas nem tudo edifica.” - 1 Coríntios 6.12; 10.23.

Textos extraídos do site Guia-Me e adaptado ao blog Belverede de modo resumido:
Piercings, Evangelho e Cultura, 14 de março de 2011 - https:// bit.ly/ 2GucRbu 
Piercings, Evangelho e Cultura II, 15 de março de 2011 -  https:// bit.ly/ 2V9xRrt

Nenhum comentário: