Por que algumas pessoas negam que Deus existe? Sabemos que conhecer o Deus invisível é um grande desafio para a mente humana. Porém, seria muito mais racional acreditar que não houve ninguém por trás da criação desta página, que você lê neste momento, do que acreditar que Deus não exista. Em sã consciência, quem acreditaria que as palavras reunidas nesta postagem vieram do nada, vieram a existir por obra do acaso, não foram pensadas por alguém e que não houve o processo da digitação e publicação neste blog? O fato de existir um computador plugado à internet e alguém a digitar o texto são circunstâncias evidentes. Pela mesma obviedade, a Bíblia não discute a existência de Deus.
A Bíblia não reconhece nenhum ser humano como "ateu"; as Escrituras declaram o indivíduo que nega a existência de Deus como uma pessoa tola. Ninguém quer ser visto como um idiota. Ninguém quer ser um tolo pois o sujeito imbecil é alguém que dificulta a sua própria pessoa com opiniões e raciocínios falhos, posicionamentos e atitudes irrefletidas; aquele ou aquela que se machuca incontáveis números de vezes, sem jamais aceitar quem o ajude a mudar tal estilo de vida sofrida.
Você conhece alguém que se tornou ateu por causa de uma grande decepção? Como um bobalhão começa a ser um bobalhão? Negando a Deus. O Autor da sabedoria é Deus, mas o tolo insiste em discutir com o Criador e diz: "Eu sou autossuficiente; sou inteligente e tenho capacidade para cuidar da minha própria vida".
O tolo se mostra orgulhoso, porque parece que tudo que faz dá certo sem a ajuda de Deus. Até chegar o momento em que perceberá que sua situação espiritual sem Deus é trágica, e que não é possível escapar da condenação eterna, que existem o dia e o lugar em que terá que ajustar as contas com o Criador.
O ateísta é gente triste, porque é uma criatura que opta em permanecer longe do seu Criador. Como não considera relacionar-se com Deus de maneira devocional, pelo fato de viver como se Deus não existisse, nem se quer sabe como orar. Gente assim é extremamente infeliz, mesmo que não demonstre. Não se engane com o sorriso de ateus, não há neles a contínua alegria de real satisfação em viver, são tais quais os coloridos letreiros luminosos, ao amanhecer suas luzes são desligadas porque o sol ofusca completamente sua luminosidade, por mais belos que eles sejam. São assim porque deixaram Deus fora de suas vidas.
Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, a descrença nem sempre surge de uma pesquisa profunda sobre o mundo e sobre Deus. Em muitos casos, não é verdade que um ateu se tornou convicto de suas posições irreligiosas através de uma observação cuidadosa da fé. A maior parte passa a ser ateísta impulsionada por um coração revoltado contra Deus. Negam a existência de Deus porque estão possuídos por um sentimento de revolta insensata e na crença que nunca terão que prestar contas de suas atitudes ao Criador. Muitos não desejam conhecer a Deus porque sabem que terão que mudar sua vida. Qualquer pessoa que diga que aceitar a existência de Deus não faz sentido está tornando as coisas fáceis demais para si mesmo.
Pessoas com capacidade intelectual privilegiada às vezes conseguem cometer muitas tolices. O Antigo Testamento usa vários termos com o sentido de "tolo" e nenhum deles está ligado a inteligência.
Crer em Deus tem uma importância moral. Não faz o crente ser uma pessoa mais inteligente que o descrente, no que se refere à área cerebral, mas provoca algo importante, que é a enorme diferença no estilo de vida. A palavra "insensato" (tolo), usada em Salmos 14.1 e 53.1, na versão Almeida Revista a Atualizada, refere-se às pessoas que cometem pecados de consequência terríveis. As ações dessas pessoas atestam que elas não acreditam que Deus existe. Se cressem em Deus e soubessem que um dia Deus levará todos os atos a julgamento, elas agiriam de maneira melhor.
Crer em Deus tem uma importância moral. Não faz o crente ser uma pessoa mais inteligente que o descrente, no que se refere à área cerebral, mas provoca algo importante, que é a enorme diferença no estilo de vida. A palavra "insensato" (tolo), usada em Salmos 14.1 e 53.1, na versão Almeida Revista a Atualizada, refere-se às pessoas que cometem pecados de consequência terríveis. As ações dessas pessoas atestam que elas não acreditam que Deus existe. Se cressem em Deus e soubessem que um dia Deus levará todos os atos a julgamento, elas agiriam de maneira melhor.
Certa vez, Dwight Eisenhower disse: "Não é necessário ter um cérebro para ser ateu. Qualquer pessoa sonsa pode negar a existência de um poder sobrenatural, já que os sentidos humanos não conseguem percebê-lo. Mas a influência da consciência não pode ser negada, ou seja, o respeito que sentimos pela Lei moral, pelo mistério da primeira vida que veio a existir... ou pela ordem maravilhosa na qual funciona tanto este planeta quanto o universo no qual ele está inserido. Tudo isso testemunha a obra-prima de uma grande e bondosa divindade... que é o Deus da Bíblia e Jesus Cristo".
Pense bem: o mundo seria muito mais caótico do que é se todas as pessoas se convencessem de que de Deus não existe e nunca cobrará nada de ninguém.
E.A.G.
Compilações
Bíblia das Descobertas para Adolescentes, página 688, edição 2012, Barueri- SP (Sociedade Bíblica do Brasil).
Bíblia de Estudo Esperança, página 514, 2ª edição com notas revisadas 2012, São Paulo- SP (Edições Vida Nova).
Bíblia Jovem, página 830, edição 2001, São Paulo- SP (Editora Vida).
Bíblia NVI Evangelismo em Ação: compilada por Ray Comfort, edição 2005, página 508, São Paulo (Editora Vida).
2 comentários:
Bom dia,Eliseu!
Tudo bem contigo?
Cantamos um hino que diz assim...
Ao olhar então
O universo
Não há como duvidar:
Foi Deus.
Abençoado dia pra você.
Depois eu volto para comentar melhor.
Um abraço!
COMUNICADO:
Comentários são sempre bem-vindos!
Lamentavelmente, por acidente comentários foram apagados neste espaço. Peço desculpas aos Leitores de Belverede por este motivo. Em especial aos Internautas que prestigiam este trabalho publicando suas opiniões aqui.
Agradeço por compreenderem a situação.
Abraço.
Postar um comentário