Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

terça-feira, 1 de maio de 2018

Incêndio e desabamento de edifício na cidade de São Paulo



O feriado do 1º de maio de 2018, celebração do Dia do trabalhador, amanheceu com cenas impressionantes, assustadores e tristes.

Incêndio de grandes proporções atingiram duas edificações no centro velho da Capital de São Paulo, no inicio da madrugada. Era 1h30 quando o Corpo de Bombeiro combatia o incêndio e o edifício Wilton Paes de Almeida, com seus de 24 andares, ruiu. A igreja Luterana, ao lado, foi parcialmente afetada em sua estrutura.

O prédio, que pertence ao governo federal, já havia sido evacuado, quando em chamas veio abaixo, em torno de 2 horas da madrugada. No momento do colapso um soldado do Corpo de Bombeiro, Diego Francisco Santos, tentava resgatar uma pessoa e ambos desapareceram envolvidos por destroços da estrutura, fogo, muita fumaça e pó. O bombeiro sobreviveu e não se tem notícia da pessoa que estava sendo socorrida. Está confirmada 1 vítima fatal e 320 pessoas são dadas como desaparecidas.

No passado, o edifício era usado pela Polícia Federal, e atualmente estava desativado. O edifício estava sendo ocupado ilegalmente por grupos de famílias de baixa renda, ocupação esta organizada pelo Movimento sem Teto Luta pela Moradia, que cobrava aluguel no valor médio de R$ 350,00. Situava-se entre as avenidas  Rio Branco e Antonio Godói, próximo ao Largo do Paissandu, no conhecido centro velho da Capital, perto da divida dos bairros Campos Elísios e Santa Cecília, regiões conhecidas como Cracolândia.

A primeira equipe da imprensa de televisão a estar na região foi o SBT, com o jornalista Marcelo Bitencout, que fez transmissões ao vivo. Vizinhos gravaram o sinistro e o exato momento do desabamento, as imagens circulam na internet, nas redes sociais. O flagrante já roda o mundo, como é possível assistir nesse vídeo. Link: Brazil highrise fire causes building to collapse.

Bem próximo dessa tragédia, em 24 de fevereiro de 1972, houve o incêndio no Edifício Andraus, na Avenida São João, que vitimou 346 pessoas, sendo 16 vítimas fatais.

E.A.G.

Nenhum comentário: