Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

terça-feira, 1 de maio de 2018

Incêndio e desabamento de edifício na cidade de São Paulo



O feriado do 1º de maio de 2018, celebração do Dia do trabalhador, amanheceu com cenas impressionantes, assustadores e tristes.

Incêndio de grandes proporções atingiram duas edificações no centro velho da Capital de São Paulo, no inicio da madrugada. Era 1h30 quando o Corpo de Bombeiro combatia o incêndio e o edifício Wilton Paes de Almeida, com seus de 24 andares, ruiu. A igreja Luterana, ao lado, foi parcialmente afetada em sua estrutura.

O prédio, que pertence ao governo federal, já havia sido evacuado, quando em chamas veio abaixo, em torno de 2 horas da madrugada. No momento do colapso um soldado do Corpo de Bombeiro, Diego Francisco Santos, tentava resgatar uma pessoa e ambos desapareceram envolvidos por destroços da estrutura, fogo, muita fumaça e pó. O bombeiro sobreviveu e não se tem notícia da pessoa que estava sendo socorrida. Está confirmada 1 vítima fatal e 320 pessoas são dadas como desaparecidas.

No passado, o edifício era usado pela Polícia Federal, e atualmente estava desativado. O edifício estava sendo ocupado ilegalmente por grupos de famílias de baixa renda, ocupação esta organizada pelo Movimento sem Teto Luta pela Moradia, que cobrava aluguel no valor médio de R$ 350,00. Situava-se entre as avenidas  Rio Branco e Antonio Godói, próximo ao Largo do Paissandu, no conhecido centro velho da Capital, perto da divida dos bairros Campos Elísios e Santa Cecília, regiões conhecidas como Cracolândia.

A primeira equipe da imprensa de televisão a estar na região foi o SBT, com o jornalista Marcelo Bitencout, que fez transmissões ao vivo. Vizinhos gravaram o sinistro e o exato momento do desabamento, as imagens circulam na internet, nas redes sociais. O flagrante já roda o mundo, como é possível assistir nesse vídeo. Link: Brazil highrise fire causes building to collapse.

Bem próximo dessa tragédia, em 24 de fevereiro de 1972, houve o incêndio no Edifício Andraus, na Avenida São João, que vitimou 346 pessoas, sendo 16 vítimas fatais.

E.A.G.

Nenhum comentário:

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.