Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

A Bíblia para o novo ano


"A Palavra era a fonte da vida, e essa vida trouxe a luz para todas as pessoas. A luz brilha na escuridão, e a escuridão não conseguiu apagá-la"- João 1.4-5 (NTLH).

Há poucos dias viramos a folha de nosso calendário. Deixamos para trás o Ano Velho e se abriu o Ano Novo diante de nossos olhos Senhor, faze resplandecer tua luz no meu coração, e no caminho por onde ando. Que ela brilhe mais em meu viver até que eu contemple o trono de glória onde Cristo está sentado. E que essa bendita luz resplandeça em toda a pátria brasileira.

No texto bíblico do Evangelho de João 1.4-5, a Palavra é Cristo e Cristo é a Palavra. Essa Palavra, no poder do Espírito Santo, "é viva e eficaz, mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração".

Ela é o próprio Cristo que uma vez em nosso coração, opera e transforma a nossa vida.

Não basta saber oque ela é, mas,acima de tudo, o que ela faz:uma vez escondida em nosso coração, é o segredo para não pecarmos contra Deus. Ela mostra ao homem a escuridão do pecado e ao mesmo tempo aponta-lhe o remédio, sim, o único remédio que é Cristo. Basta um grito de socorro e prontamente a mão de Cristo nos salva. Conforta o coração ferido, enxuga as lágrimas da dor. Entra na nossa casa como entrou na casa do carcereiro de Atos 16 com salvação, alegria e paz. Ela é espada que golpeia o astuto Satanás em suas ciladas cruéis e pela mão de Cristo no conduz em vitória. Se ainda não experimentou, experimente o poder da Palavra em sua vida.

Não basta ainda saber que a Bíblia é a Palavra de Deus e do maravilhoso trabalho que ela realiza. Saber apenas que o remédio é bom, vale muito pouco se a pessoa não experimentara sua eficácia. Assim é com a Bíblia. Que valor terá aberta sobre a mesa, guardada na estante, escondida no bolso? Ela deve estar no coração, na mente e na língua, repetida e vivida, cantada, exposta em pequenos trechos exibidos em quadrinhos pregados na geladeira, por portais, nas salas, no escritório, na casa toda.

Como diz em Deuteronômio 6.6-9: "Guardem sempre no coração as leis que eu lhes estou dando hoje e não deixem de ensiná-las aos seus filhos. Repitam essas leis em casa e fora de casa, quando se deitarem e quando se levantarem. Amarrem essas leis nos braços e na testa, para não as esquecerem; e as escrevam nos batentes das portas das suas casas e nos seus portões" (NTLH).

A Palavra de Deus é luz e a luz deve brilhar no meu viver diário. Sim, um tesouro como foi para aquele destacado funcionário da rainha da Etiópia, registrado em Atos 8. Aquele homem, apesar de rico e poderoso, andava em trevas. A Palavra que lia era do profeta Isaías e nela encontrou Jesus, portanto, a vida e a salvação. E a Palavra que levava em suas mãos, passou para o seu coração, levou a vida para o seu o povo e iluminou a nação mergulhada em trevas.

A Palavra de deus será luz para iluminar nos lares. A família é a célula mãe da sociedade, portanto da igreja. Esta será o que são os lares. O lar será um lar de influência positiva se saturado da Palavra. E quando esta realmente orientar os lares, teremos lares que servem a Deus como o mencionado em Êxodo 33.10: "Logo que o povo via a coluna de nuvem na porta da Tenda, todos se ajoelhavam". Teremos lares como o de Lóide e Eunice, que instruíram Timóteo nas sagradas letras (2 Timóteo 3.15).

Oramos e clamamos ao Senhor para que a Palavra de Deus seja um poder do céu para iluminar o Brasil.

Fonte:
Revista a Bíblia no Brasil, via Folha Evangélica, ano 9, número 75, edição de fevereiro de 2003 pagina 3.
Enéas Tognini (20/04/1914 - 10/09/2015) era conceituado escritor cristão, publicou dezenas de livros e foi reconhecido pela Academia Evangélica de Letras do Brasil. Também atuou como presidente da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB). Em 2002, foi condecorado com o título de Cidadão Paulistano. Tognini era o fundador da Igreja Batista do Povo (IBP) e do Seminário Teológico Batista Nacional, e exerceu a presidência da Convenção Batista Nacional (CBN), da qual foi o fundador. 

Nenhum comentário: