Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Nomes, títulos e descrições de Jesus Cristo


Jesus Cristo é o Filho de Deus, que se fez homem para entrar neste mundo. A Bíblia enfatiza tanto a plena divindade como a plena humanidade de Jesus. Ele veio à terra para fazer Deus conhecido e para assegurar a salvação da raça humana. Por meio de sua ressurreição e ascensão, ele agora ocupa uma posição de autoridade no céu e voltará a este mundo no fim da história da humanidade.

A origem do nome Jesus no idioma português
Jesus ficou sepultado três dias e três noites?
► Jesus, o Messias
O caminho, a verdade e a vida
Os impérios mundiais e o reino do Messias

A cabeça do corpo da Igreja

"Ele é a cabeça do corpo, que é a igreja. Ele é o princípio, o primogênito dentre os mortos, para ter a primazia em todas as coisas" - Colossenses 1.18.

A raiz e a Geração de Davi

"Eu, Jesus, enviei o meu anjo para dar testemunho destas coisas a vocês nas igrejas. Eu sou a Raiz e a Geração de Davi, a brilhante Estrela da Manhã" - Apocalipse 22.16.

A ressurreição e a vida

"Então Jesus declarou: 'Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá" - João 11.25.

Alfa e Ômega

“'Eu sou o Alfa e o Ômega', diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso'”- Apocalipse 1.8.

"Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim" - Apocalipse 22.13.

Aquele que vive.

 "Porém ele pôs sobre mim a mão direita, dizendo:
-  Não tenha medo. Eu sou o primeiro e o último e aquele que vive. Estive morto, mas eis que estou vivo para todo o sempre e tenho as chaves da morte e do inferno" - Apocalipse 1.17b-18.

Bom Pastor

"Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas' (...) 'Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem" - João 10.11, 14.

Brilhante Estrela da Manhã

"Eu, Jesus, enviei o meu anjo para dar testemunho destas coisas a vocês nas igrejas. Eu sou a Raiz e a Geração de Davi, a brilhante Estrela da Manhã" - Apocalipse 22.16.

Cordeiro

"Então vi, no meio do trono e dos quatro seres viventes e entre os anciãos, em pé, um Cordeiro que parecia que tinha sido morto. Ele tinha sete chifres, bem como sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados por toda a terra. O Cordeiro foi e pegou o livro da mão direita daquele que estava sentado no trono. E, quando ele pegou o livro, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos se prostraram diante do Cordeiro, tendo cada um deles uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos, e cantavam um cântico novo, dizendo:

'Digno és de pegar o livro
 e de quebrar os selos,
porque foste morto
 e com o teu sangue
 compraste para Deus
 os que procedem de toda tribo,
 língua, povo e nação
 e para o nosso Deus
 os constituíste
 reino e sacerdotes;
 e eles reinarão sobre a terra.'

Vi e ouvi uma voz de muitos anjos ao redor do trono, dos seres viventes e dos anciãos, cujo número era de milhões de milhões e milhares de milhares, proclamando com voz forte:

'Digno é o Cordeiro que foi morto
 de receber o poder, a riqueza,
 a sabedoria, a força,
 a honra, a glória e o louvor.'

Então ouvi que toda criatura que há no céu e sobre a terra, debaixo da terra e sobre o mar, e tudo o que neles há, estava dizendo:

Àquele que está sentado no trono
e ao Cordeiro
 sejam o louvor, a honra,
 a glória e o domínio
 para todo o sempre.'

E os quatro seres viventes respondiam: 'Amém!' Também os anciãos se prostraram e adoraram." - Apocalipse 5.6-14.

Cordeiro de Deus

"No dia seguinte, vendo que Jesus vinha em sua direção, João disse: 'Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!'" - João 1.29.

Emanuel

"Portanto, o Senhor mesmo lhes dará um sinal: eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel" - Isaías 7.14;

 “'Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel.' (Emanuel significa: 'Deus conosco'.)" - Mateus 1.23.

Eu sou

"Jesus respondeu: 'Em verdade, em verdade lhes digo que, antes que Abraão existisse, Eu Sou" - João 8.58.

Filho de Davi

"Livro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão" - Mateus 1.1;

"E eis que dois cegos, sentados à beira do caminho, tendo ouvido que Jesus passava, começaram a gritar: 'Senhor, Filho de Davi, tenha compaixão de nós!'" - Mateus 20.30.

Filho de Deus

"E foi designado Filho de Deus com poder, segundo o Espírito de santidade, pela ressurreição dos mortos, a saber, Jesus Cristo, nosso Senhor" -  Romanos 1.4.

Filho do Altíssimo

"Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo. Deus, o Senhor, lhe dará o trono de Davi, seu pai" - Lucas 1.32.

Filho do Homem

"Mas Jesus lhe respondeu: 'As raposas têm as suas tocas e as aves do céu têm os seus ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.'" - Mateus 8.20;

"Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos" - Marcos 10.45;

"Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido" - Lucas 19.10.

Leão de Judá

"Então um dos anciãos me disse: — Não chore! Eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para quebrar os sete selos e abrir o livro" - Apocalipse 5.5.

Luz do mundo

"De novo, Jesus lhes falou, dizendo: 'Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida'" - João 8.12.

Mediador

"Porque há um só Deus e um só Mediador entre Deus e a humanidade, Cristo Jesus, homem" - 1 Timóteo 2.5;

"Mas agora Jesus obteve um ministério tanto mais excelente, quanto é também Mediador de superior aliança instituída com base em superiores promessas" - Hebreus 8.6;

"Por isso mesmo, ele é o Mediador da nova aliança, a fim de que os que foram chamados recebam a promessa da herança eterna, visto que houve uma morte para remissão das transgressões que foram cometidas sob a primeira aliança" - Hebreus 9.15;

"E a Jesus, o Mediador da nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o sangue de Abel" - Hebreus 12.24.

O cabeça

"E sujeitou todas as coisas debaixo dos pés de Cristo e, para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja" - Efésios 1.22.

O caminho, a verdade, e a vida

"Jesus respondeu: ''Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim'" - João 14.6.

O Santo de Deus

"O que você quer conosco, Jesus Nazareno? Você veio para nos destruir? Sei muito bem quem você é: o Santo de Deus!" - Marcos 1.24.

O Santo e o Justo

"Vocês negaram o Santo e o Justo e pediram que fosse solto um assassino" - Atos 3.14.

O último Adão

"Pois assim está escrito: “O primeiro homem, Adão, se tornou um ser vivente.” Mas o último Adão é espírito vivificante".- 1 Corintios 15.45.

Pão da Vida

"Jesus respondeu: 'Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim jamais terá fome, e quem crê em mim jamais terá sede'" - João 6.35.

Pedra

E beberam da mesma bebida espiritual. Porque bebiam de uma pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo - 1 Corintios 10.4.

Porta

"Então Jesus disse mais uma vez: 'Em verdade, em verdade lhes digo que eu sou a porta das ovelhas'" - João 10.7.

Príncipe

"Deus, porém, com a sua mão direita, o exaltou a Príncipe e Salvador, a fim de conceder a Israel o arrependimento e a remissão de pecados" - Atos 5.31.

Rabi (Mestre)

"E Jesus, voltando-se e vendo que o seguiam, disse-lhes:
- O que vocês estão procurando?
Eles disseram: — Rabi (que quer dizer “Mestre”), onde o senhor mora?
João 1.38.

Rei dos judeus

"Por cima da cabeça de Jesus puseram por escrito a acusação contra ele: 'Este é Jesus, o Rei dos Judeus'” - Mateus 27.37.

Rei dos reis 

"Lutarão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, pois é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; serão vencedores também os chamados, eleitos e fiéis que estão com o Cordeiro" - .Apocalipse 17.14.

Salvador

"É que hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor" - Lucas 2.11;

 "A Tito, verdadeiro filho, segundo a fé comum. Que a graça e a paz, da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Salvador, estejam com você" - Tito 1.4.

Senhor

"Mas os discípulos foram acordá-lo, dizendo: 'Senhor, salve-nos! Estamos perecendo!'" - Mateus 8.25;

"Portanto, toda a casa de Israel esteja absolutamente certa de que a este Jesus, que vocês crucificaram, Deus o fez Senhor e Cristo" - Atos 2.36.

Senhor dos senhores

"Lutarão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, pois é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; serão vencedores também os chamados, eleitos e fiéis que estão com o Cordeiro" - .Apocalipse 17.14.

Sumo sacerdote

"E a Jesus, o Mediador da nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o sangue de Abel" - Hebreus 3.1.

Supremo Pastor

"E, quando o Supremo Pastor se manifestar, vocês receberão a coroa da glória, que nunca perde o seu brilho" - 1 Pedro 5.4.

Verbo de Deus

"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus" - João 1.1.

Videira Verdadeira

"Eu sou a videira verdadeira, e o meu Pai é o que cuida da vinha" - João 15.1.

E.A.G.

Fonte:
Quem é quem na Bíblia, Martin H. Manser e Debra K. Heidi, 1ª edição 2013, páginas 204 e 205, Barueri/SP (SBB)

Nenhum comentário: