Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

domingo, 19 de fevereiro de 2017

Sábios, tolos, e os absurdamente tolos, diante de precipícios


Por Eliseu Antonio Gomes

No livro de Provérbios e em Eclesiastes, existe uma constatação importante para que nós conquistemos tranquilidade na vida turbulenta deste mundo caótico. Nas linhas abaixo, eu apresento uma síntese disso.

As pessoas portadoras de inteligência privilegiada sofrem mais diante das circunstâncias difíceis da vida do que aquelas cujo cérebro funciona com raciocínio mediano. Por quê? Porque elas enxergam o abismo, enquanto que os que portam intelecto frágil continuam dentro de suas rotinas se sentindo felizes, pelo fato de não perceberem o iminente perigo e a falsa sensação de segurança.

Indivíduos que realmente têm sapiência, exercem o amor diariamente, e se esforçam para evitar que os menos lúcidos caiam no precipício. Nesta tarefa altruísta, são mal compreendidos, inclusive, até maltratados por alguns que eles tentam ajudar. Em sua prova cabal de inteligência suprema, os seres inteligentes não insistem em auxiliar seus ofensores, ocupam o tempo com quem lhes dá atenção e respeito.

Outro detalhe: quem é inteligente também é falível. Porém, tem suficiência de humildade. Sendo humilde, seu coração recebe conselhos de gente comprovadamente experiente, aprende com seus próprios erros e os abandona, eliminando assim todas as ações que geram sofrimentos.

Em rota diametralmente oposta, os tolos dão atestado de tolice. Inconscientemente, bebem o veneno que fabricam, pois acreditam que estão corretos em suas obstinações e seguem padecendo por causa da teimosia. Dia após dia, por continuarem a repetir seus erros e acrescentarem novos erros em suas existências medianas, correm o risco de afundarem até o nível mais amargo da vida. Eles não compreendem o que os faz sofrer continuadamente e nem se interessam em descobrir, preferem culpar o próximo. 

O que provoca o padecimento irreversível dos tolos é o orgulho, que os fazem incapazes de se reconhecerem falhos, necessitados de mudança de atitudes e carentes de socorro. 

E.A.G.

Nenhum comentário: