Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

O ideal de servir


Por Joarês Mendes de Freitas

Jesus foi e continua sendo diferente de tudo que você viu. Durante seu curto ministério terreno, Ele viveu e ensinou uma contracultura, defendeu valores opostos aos que eram a norma vigente na sociedade da época e por essa razão foi rejeitado pela maioria. No entanto, a sua minoria assombrou  o mundo de então e hoje o cristianismo reúne um terço da população mundial.

A informação numérica que passei é motivo de alegria para nós como cristãos, ao mesmo tempo é convite obrigatório à reflexão sobre a qualidade desse cristianismo contemporâneo. Todo movimento, com o tempo, corre o risco de afastar-se das raízes e se descaracterizar-se. Infelizmente isso aconteceu com os adeptos da fé cristã. Quando olhamos para a vida e os ensinos de Jesus é fácil perceber que em algumas áreas estamos muito longe do seu ideal.

Um dos valores fundamentais que Jesus Cristo estabeleceu como norma tem a ver com a atitude de servo em contraposição à postura altiva, arrogante e de luta pelo poder tão característica de tempos passados e desta época. Quando Tiago e João pediram para ocupar  posições de honra ao lado do futuro trono de Jesus, Ele disse: "vocês estão pensando com a mente do mundo"  Essa mentalidade é típica dos pagãos (sem Deus). Eles disputam o poder, querem mandar", e complementa: entre vocês não pode ser assim, pelo contrário, importante é que quem serve aos outros". Diz ainda: "o próprio Cristo não veio para ser servido, mas servir a ponto de oferecer a própria vida" (Marcos 10.42-45).

O ideal mais elevado que Jesus cultivou e ensinou foi o ideal de servir. Esse deve ser nosso ideal, o nosso estilo de vida. Por mais estranho que possa parecer aos não-cristãos, não importa, isso é cristianismo de verdade.

É preciso abandonar toda presunção, vaidade, orgulho, batalha pelo poder e calçar as sandálias de Jesus. Servir uns aos outros dentro da igreja, servir às pessoas na vizinhança, no trabalho, na escola, onde convivemos.

Viva o ideal de servir, nada fará você mais parecido com Jesus.

Fonte: A Palavra, ano 1, junho- julho de 2010, página 5. O autor do artigo é pastor da Primeira Igreja Batista em Jardim Camburi

Nenhum comentário: