Coma a casca!
"As cascas das frutas também possuem nutrientes e, muitas vezes, apresentam um teor maior de fibras do que as polpas", comenta Rebeca Benares, nutricionista do Frozen Spa. Frutas como ameixa, uva e damasco (in natura ou secas), maçã, carambola, tâmara, figo, maracujá, goiaba e laranja-pera com bagaço são as que têm maior índice dessas substâncias, ideais para fazer seu intestino funcionar corretamente.
Modo de conservar
Para um melhor aproveitamento dos benefícios das frutas, é indicado que elas sejam armazenadas de maneira individual e inteiras na geladeira. Quando já estiverem cortadas ou descascadas, devem passar por uma nova higienização antes do consumo. Para ajudar na conservação, adicione algumas gotas de limão para evitar o escurecimento da polpa.
Na hora de adoçar
Consumir as frutas in natura ou na forma de suco é o mais recomendado. Mas quando sentir necessidade de adoçar a bebida (ou fruta), prefira os adoçantes naturais, como o mel que é mais saudável e saboroso, e o adoçante de estévia, que é 300 vezes mais doce que a sacarose. Mesmo assim, não abuse do mel.
• Indivíduos diabéticos devem evitar o consumo de mel e, quando necessário, fazer uso de edulcorantes naturais, como a estévia pura.
• Não é recomendado o consumo do mel por crianças menores de 1 ano.
Texto escrito por Julia Prado em consulta a Rebeca Benares, nutricionista. Fonte: Só Dietas, ano 7, nº 22, ano 2012, Bauru/SP (Alto Astral Editora).
Nenhum comentário:
Postar um comentário