Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Conselho para quem mudou de igreja e está afastado da comunhão com os irmãos e do pão e do vinho na celebração da Santa Ceia do Senhor

Não podemos jamais esquecer que a Igreja de Cristo tem duas características, ou dimensões: universal e local. O aspecto universal é apresentado por Jesus em Mateus 16.18. Sobre esta, Jesus nos mostra que a Igreja é constituída por todos aqueles que nasceram do Espírito e são batizados no Corpo de Cristo (1 Coríntios 10.2; 12.13). Ela é invisível ao olho humano, pois está no plano espiritual. A soma de todas as igrejas locais ao redor do mundo forma a Igreja universal, através de quem está sinceramente convertido ao Senhor. Sobre esta igreja, construída por almas que se renderam aos pés de Cristo, a Bíblia Sagrada revela que Jesus é o cabeça (Efésios 1.22; 5.23).

Há algum tempo atrás, recebi através da Caixa de Contato do Belverede o e-mail de uma pessoa se identificando como Katia. Sua redação está muito levemente modificada nesta postagem, sem nenhuma adulteração da mensagem. O objetivo da modificação visa expor o texto em combinação mais aproximada ao estilo do Belverede. Ela escreveu para mim algo assim:

Assunto: Conselho:
"Bom dia, irmão em Cristo. Eu me encontro em uma situação não muito agradável espiritualmente. Ao ler suas postagens senti sabedoria. Glória a Deus por sua vida. Devido a isso, gostaria de receber sua opinião.
Sou batizada há 8 anos na igreja pentecostal Comunhão Cristã Abba, situada em Curitiba. Ela é dividida por células e lideres, só é realizado culto duas vezes por semana. Por esta razão, senti vontade de ir mais em cultos e conheci esse ano a igreja Deus é Amor, que realiza cultos todos os dias da semana, pela tarde durante e de noite. Sei que é possível saciar a nossa sede da Palavra lendo a Bíblia a sós, em casa, em momentos particulares com Deus, mas sinto que preciso de algo mais para meu crescimento.
Há uns 15 dias, me desliguei da Abba. E me sinto mal porque não estou em comunhão, não estou tomando a santa ceia.
Recebi algumas revelações na Deus é Amor. Em profecias, me disseram que o meu lugar é lá. Espero do Senhor Deus a confirmação. É uma decisão séria que eu devo tomar devido ás doutrinas da Deus é Amor, etc. Será, talvez, que eu devo procurar outra igreja semelhante? O que você me diz? Tenho um casal de filhos que congrega na Abba e eles não querem sair dela."

Minha resposta, enviada por e-mail:

Prezada Katia.

Antes de tudo o mais, obrigado por permitir que eu saiba como tem se sentido espiritualmente e dizer como alguns artigos publicados aqui no Belverede impactaram o seu coração. O modo como recebeu estas mensagens são exatamente o objetivo de publicá-las; oramos pedindo que Deus abençoe os leitores deste blog, assim como relata ter sido abençoada.

Você pede opinião sobre sua mudança de denominação, saída da igreja Comunhão Cristã Abba para a Igreja Pentecostal Deus é Amor. Fala que seus filhos gostam da CCA e não desejam ir à IPDA com você. E faz a pergunta: “o que me diz?”

Eu preciso relembrar que a Igreja de Cristo tem duas características, ou dimensões: universal e local. O aspecto universal é apresentado por Jesus em Mateus 16.18. Sobre esta, Jesus nos mostra que a Igreja é constituída por todos aqueles que nasceram do Espírito e são batizados no Corpo de Cristo (1 Coríntios 10.2; 12.13). Ela é invisível ao olho humano, pois está no plano espiritual. A soma de todas as igrejas locais ao redor do mundo forma a Igreja universal, através de quem está sinceramente convertido ao Senhor. Sobre esta igreja, construída por almas que se renderam aos pés de Cristo, a Bíblia Sagrada revela que Jesus é o cabeça (Efésios 1.22; 5.23).

Segunda relembrança: de acordo com a Bíblia, a Igreja local diz respeito a congregações. Diz respeito ao aspecto social. É percebida pelo olho humano. O Novo Testamento apresenta como Igrejas locais a Igreja de Jerusalém, de Antioquia; de Corinto; da Galácia; da Ásia, de Roma (Atos 8.1; 11.22; 13.1; 1 Coríntios 1.2; 2 Coríntios 1.1; Apocalipse 2.1-7). Elas estão nos dias atuais em nosso bairro, cidade, estado, nação e em países estrangeiros.

Nos dias de hoje, igrejas locais não são identificadas apenas pela região em que estão localizadas. Elas também são conhecidas pelas denominações: Assembleia de Deus, Deus é Amor, e outras. Assim como aconteceu no passado, acontece nos dias atuais, entre os membros dessas igrejas existem pessoas convertidas e também não convertidas, gente espiritualmente forte e espiritualmente fraca (Mateus 13. 24-30; Romanos 15.1). E, independente do número de membros que possui, cada denominação deve ser respeitada.

A situação de trocar uma denominação evangélica por outra, não é um erro se a mudança acontecer em plena paz com os irmãos. Mas se houver alguma espécie de atrito com algum irmão ou irmã, antes de mudar convém enfrentar o problema e resolvê-lo, é preciso procurar a pessoa e consertar a situação do relacionamento abalado, conforme o aconselhamento de Cristo em Mateus 5.24.

Com relação à predileção de seus filhos pela denominação que deseja estar afastada e eles a permanecerem nela, cito para você alguns versículos bíblicos voltados para educação cristã nos lares, que são:

Efésios 6.4: “E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.”

Colossenses 3.21: “Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não percam o ânimo.”

1 Timóteo 5.8. “Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel.”

Desculpe-me se as citações desses textos bíblicos pareçam muito duras; não tenho a intenção de ofendê-la. Medite nessas mensagens e pondere sobre a situação de desânimo de seus filhos quanto a cultuar a Deus numa congregação que eles não gostam.

Abraço.

E.A.G.

Conselho para quem mudou de igreja e está afastado da comunhão com os irmãos e do pão e do vinho na celebração da Santa Ceia do Senhor

4 comentários:

pastoredilsonsiqueira disse...

Caro irmão Eliseu, parabéns pela orientação. Sábias são as suas palavras.
Deus o abençoe cada dia mais. Feliz 2017

Unknown disse...

A paz do SENHOR irmãos sou membro da ipda a anos e nunca ouvi dizer isso.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Pastor Edilson.

Ore por mim, prezado pastor. A minha ideia é continuar realizando este trabalho, e como deve saber muito bem, toda a capacidade que temos para ministrar a Palavra, e as demais coisas, vem do Senhor.

Abraço. Boas Festas.

E.A.G.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Prezado Thiago.

Eu acredito que você tenha digitado este comentário após ler o artigo “A liderança da Deus é Amor tenta interferir nas relações íntimas dos casais membros da igreja?”, publicado na mesma data que este. E se for realmente isto, quero lhe dizer que minha intenção é fazer defesa da IPDA contra os difamadores desta igreja.

E, caso esteja comentando este artigo (Conselho para quem mudou de igreja e está afastado da comunhão com os irmãos e do pão e do vinho na celebração da Santa Ceia do Senhor), devo lhe dizer que não entendo sua colocação a respeito do assunto.

Abraço. Boas Festas.