.____________________________________________

Este site tem a finalidade de, com toda a simplicidade das pombas, prudentemente, mostrar o que o crente em Jesus espera. Reflexão. Informação. Opinião. Troca de ideias. Blog idealizado por Eliseu Antonio Gomes. Criado em 12 de junho de 2007.

Research | Pesquisar artigos de Belverede

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

A criação dos anjos e a doutrina da predestinação


Deus conhece o futuro. Um dos atributos de Deus é a onisciência. Seu conhecimento é primoroso e cabal. Ele conhece o que passou, o que é presente e o que ainda virá a ser. Conhece tão bem o passado, quanto sabe do presente e do futuro.
Por Manoel Ramos de Oliveira

Pergunta-se: Quando os anjos foram criados, Deus tinha ciência de que um deles - Satanás - se rebelaria? Por que, então, criou os anjos?

Sim, Deus sabia sobre o futuro da classe angelical. Um dos atributos de Deus é a onisciência. Seu conhecimento é primoroso e cabal. Ele conhece o que passou, o que é presente e o que ainda virá a ser. Conhece tão bem o passado como o futuro. Temos que nos conscientizar dessa verdade. Temos que aceitá-la, porque é uma realidade inegável.

Se Deus não conhecesse o futuro, Ele não seria Deus. Só concebemos Deus como aquele ser que tem todo poder no Céu, no Universo, e na Terra. Deus criou os anjos porque necessitava deles para o servirem, para o glorificarem, para o adorarem. A previsão da rebeldia de um grupo não podia impedir que o Todo Poderoso deixasse de executar o que fora planejado.

Pergunta-se, também: "Se Deus sabia que o homem pecaria, por que o criou? 

Esta pergunta é oportuna, costumeiramente feita por quem deprecia a obra de Deus. Sempre será propícia a seguinte resposta: Deus apesar de saber disso, criou o homem por causa do seu colossal amor para com aqueles que haveriam de herdar a salvação (Hebreus 1.14).

O plano divino é perpétuo, por esse motivo nenhuma força do Universo pode modificá-lo ou impedi-lo que ele se realize. Por causa dos que não quiseram no passado, dos que rejeitam no presente e dos que recusarão no futuro a graça oferecida por Deus, esse Deus de amor não deixaria de mostrar a sua maravilhosa bondade com aqueles que no passado aceitaram, para com os que no presente estão recebendo e para com os que no futuro aceitarão com os corações transbordando de alegria o eternal plano da salvação.

Essas verdades sublimes, que não podem ser contraditadas, estão reveladas na Palavra inspirada do apóstolo Pedro: Eleitos segundo a presciência de Deus o Pai, em santificação do Espírito para a obediência" (1 Pedro 1.2 a). Não aceitamos uma predestinação arbitrária que permite uma vida desregrada para os "contemplados" porque isso ofende a santidade de Deus. Mas cremos numa eleição em santificação do Espírito para a obediência. Foi para isso que Deus nos chamou, e isso glorifica o seu nome. 

Texto postado com adaptação ao blog. 
Fonte: A Bíblia Responde, Manoel Ramos de Oliveira, página 18, 2ª edição 1984, Rio de Janeiro/RJ (CPAD).

Nenhum comentário:

Voltar ao início da página


Blog Belverede 12 anos de atividades - https://belverede.blogspot.com.br

Lições Bíblicas 2019

Tabernáculo: Símbolo da Obra Redentora de Cristo


EBD - Escola Bíblica Dominical.

13 Lições comentadas por Elienai Cabral (CPAD)

Entre 7 de Abril e 30 de Junho, as igrejas evangélicas que usam o currículo pedagógico da Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD) estarão lecionando as treze matérias da revista Lições Bíblicas, cujo comentarista é Elienai Cabral e o tema é O Tabernáculo: Símbolos da Obra Redentora de Cristo.

A vontade deste Blogueiro é trazer aos Leitores de Belverede postagens relativas aos assuntos abordados pelo articulista da CPAD. Se assim Deus permitir, é o que farei, pois é perceptível que o subsídio é algo de extremo interesse do povo cristão. Certa vez, um irmão moçambicano declarou ter enorme expectativa por esta espécie de postagem.

Abaixo, os nomes de 13 lições. As lições marcadas em negrito e sublinhadas possuem hiperligação, ao clicar sobre elas você será encaminhado para outro espaço deste blog, abrirá para você a página da postagem correspondente.

A nossa oração é para que cada publicação seja de bom proveito espiritual a todos, lembrando que cada uma delas não substituem o conteúdo criado pelo Pastor Elienai Cabral.

Não existe interesse comercial nesta iniciativa. Peço sua gentileza, divulgue estas matérias, tanto presencialmente quanto em suas redes sociais.

Sumário

Lição 7
O Lugar Santo

Lição 8
O Lugar Santíssimo

Lição 9
A Arca da Aliança

Lição 10
O Sistema de Sacrifícios

Lição 11
O Sacerdócio de Cristo e o Levítico

Lição 12
A Nuvem de Glória

Lição 13
O Sacerdócio Celestial

Introdução aos livros da Bíblia Sagrada.
Objetivo ainda em fase de conclusão.

Antigo Testamento
GênesisÊxodoLevíticosNúmerosDeuteronômioJosuéJuízesRute1 Samuel • 2 Samuel • 1 Reis • 2 Reis • 1 Crônicas • 2 Crônicas • Esdras • Neemias Ester • Jó • Salmos Provérbios • Eclesiastes • Cantares • Isaías • JeremiasLamentações • Ezequiel • Daniel • Oseias • JoelAmósObadiasJonas • Miqueias • NaumHabacuqueSofonias Ageu ZacariasMalaquias