Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

terça-feira, 29 de novembro de 2016

A história de como surgiu a ideia do Cartão de Natal

 Cartão de Natal , feito por Henry Cole,1843.
Não existe apenas uma versão sobre como surgiu a ideia de confeccionar cartões natalinos. 

A primeira versão que eu conheci é a seguinte:

No ano de 1644, William Dobson de Birmingham, na Inglaterra, famoso artista, teria utilizado seu talento para pintar cenas natalinas e passado a escrever mensagens para presentear seus amigos na época de Natal.

Aqueles primeiros cartões teriam alcançado muito sucesso. No ano seguinte, Dobson teria copiado, por método litográfico seus cartões e continuado a presentear seus amigos.

A ideia de Dobson teria se espalhado rapidamente.

Segunda versão

O modelo de Cartão de Natal moderno, também pode ter sua origem em dezembro de 1843. Naquela época, Sir Henry Cole, diretor do Victoria and Albert Museum, em Londres, pretendia escrever saudações e os melhores votos para sua família, amigos e conhecidos. As opções para fazer isso, eram comprar folhas comuns de papel decorados com temáticas natalinas, e redigir a mensagem sobre eles, ou Cartões de Feriado, que continham espaço vago para inserir de modo manuscrito algo relativo ao evento celebrado - espação aberto para celebrações das mais variadas.

Tais possibilidade não o agradava. Então, Cole teria solicitado a um amigo para produzir um cartão especial, com a mensagem específica de Natal impressa, cujo exemplar pudesse ser duplicado para todas as pessoas de sua lista. O artista designado a desenvolver este projeto chamava-se John Callcott Horsley, amigo de Cole e membro da Royal Academy.

As matrizes dos  primeiros cartões de Natal, seriam litogravuras contendo desenho colorido. Os exemplares teriam sido enviados aos destinatários a partir do escritório Felix Summerly - pseudônimo de Cole, usado para projetos de designer industrial.

Os modelos de cartões não presenteados por Cole, teriam sido comercializados em uma loja, ao preço de um xelim cada.

Conclusão

A proclamação dos anjos, por ocasião do nascimento de Jesus Cristo, foi também um espalhar da mensagem de salvação, descrevendo o real sentido do Natal: "O anjo, porém, lhes disse: Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo: 11 é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor" - Lucas 2.10-11. 

Os cartões de Natal, então, nos lembram o espalhar dessa Boa Nova!

E.A.G.

Fonte:
Lar Cristão, nº 16, edição especial de Natal, dezembro de 2012,  página 25 (Sociedade Religiosa Lar Cristão),
http://frederic.copeland.tripod.com/history/cards.htm

Nenhum comentário: