Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Minha homenagem aos professores brasileiros


 homenagem-aos-professores-professor-Eduardo-Veras-Alexandra-Abdon-faculdade-de-direito-história-do-Brasil-descobrimento-da-america-tratado-de-tordesilhas-concurso-publico-enem-Cristovao-Colombo-feudalismo-vaso-de-honra
Transporte público em Belém, Pará.
 Imagem: Alexandra Abdon.
Quem me conhece bem, sabe. Não sou uma pessoa presa às datas marcadas. Dia dos Pais, Dia das Mães, Dia das Crianças. Dia dos Namorados, e etc. Todos os 365 dias do ano são dias para demonstrar atenção e carinho ao próximo, seja ele quem for. Então, nesta postagem, quero deixar a minha prestação de profundo respeito aos heróis e heroínas que se dedicam a ensinar os brasileirinhos e brasileirinhas a se transformarem em cidadãos de bem.

A redação abaixo, é o depoimento publicado por uma pessoa relacionada entre um de de meus contatos na rede social Facebook, redação esta que gerou matéria jornalística na televisão.
__________

Por Alexandra Abdon

Estava eu em mais um dia normal em minha vida, saindo do estágio e indo de ônibus para casa almoçar. Não esperava que nada me surpreendesse, até entrar um rapaz dentro daquele transporte coletivo, com uma mochila nas costas.

Logo pensei: é apenas mais um dos Vasos de Honra, ou um vendedor chato que pede "um minutinho da nossa atenção" gritando. É mais um que por falta de opção, optou por ganhar seu dinheirinho no fim do dia vendendo jujubas, pipocas, pastilhas ice kiss e balas com sabor menta. Mas não era.

Era um rapaz branco, de estatura mediana, loiro dos olhos azuis, aparentava ter entre  27 e 30 anos. Porém esse não era o mais importante. As surpresas começaram quando ele distribuiu um certo papel para todos os passageiros, inclusive para mim.

Não era um pedido de ajuda para arrecadar dinheiro ou doações. Era um papel ilustrativo sobre o Descobrimento da América, o Tratado de Tordesilhas... Era assunto de História. Isso mesmo, História.

Foi então que ele se colocou à frente do coletivo para apresentar o seu trabalho, e disse com as seguintes textuais: "Meu trabalho é dar aula de História dentro do coletivo. A história que pode te ajudar no Enem, a história que pode te ajudar no Concurso Público, que pode te ajudar na leitura de um livro (...)" ele também disse que o papel ilustrativo não estava à venda, pois era apenas para acompanhar a aula. E quem, no final, pudesse ajudar com qualquer valor simbólico, ficaria muito agradecido.

Então começou a aula.

Confesso que há anos fazendo Faculdade de Direito, fazia muito tempo que eu não ouvia mais falar em Cristóvão Colombo, aquele grande Navegador e Explorador que queria chegar nas Índias e por engano descobriu a América. Ele também ao entrar nos coletivos, fala sobre o Feudalismo.

Fiquei impressionada e ao mesmo tempo muito feliz, por isso não hesitei em dar minha contribuição. E antes de que terminasse a "aula", já havia separado o meu trocadinho.

Ao final, o rapaz então se apresentou. Chama-se Eduardo Veras, e ele é Professor de História. Isso mesmo, Professor. Um professor cheio de sonhos. Ele disse que o seu maior sonho era fazer o Mestrado e ser Professor Universitário. Disse também que possui vídeos no YouTube, e seu objetivo era chegar a um milhão de visualizações. E no final, deixou a seguinte frase: "Hoje a lagarta que rasteja no chão, amanhã é a borboleta que voa no céu. Acredito em meus sonhos e objetivos, e sei que um dia chegarei lá!"

Eu precisava compartilhar isso com vocês, pois achei simplesmente sensacional. Eu acredito que a Educação pode salvar o nosso País. E é por isso que quando vejo esse tipo de coisa, não consigo fazer vista grossa. O Professor Eduardo Veras é mais um desempregado, mais um sem oportunidade, mais um que poderia optar em nos assaltar no coletivo, ao invés de nos dar aula. Mas ele preferiu fazer o que melhor sabe: ensinar. E de uma forma maravilhosamente didática.

Conheçam o Professor Eduardo Veras:


Vamos aumentar as visualizações dos vídeos dele no YouTube? Se puderem, se inscrevam no canal também:

• https://youtu.be/rN7uxxizK6U

A Educação é o melhor caminho. Obrigada pela aula, Professor!

Belém/PA, em 25 de agosto de 2016.

Todos os créditos para: Alexandra Abson / Facebook

Nenhum comentário: