Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

domingo, 14 de agosto de 2016

A cura realizada pelo Abba Pai


Por Tânia Guahyba

Não sou pai – graças a Deus!  Mas sou mãe e ao longo dos anos de vida e ministério já conheci muitos, muitos pais. E seus filhos.

(pula para a introdução)

"Abba Pai": este termo, na realidade, é a junção de duas palavras iguais, porém, expressas em dois idiomas. Os vocábulos aparecem três vezes no Novo Testamento e têm o mesmo significado."Abba" significa "Pai" em hebraico. Portanto, no Novo Testamento original está "Abba", em hebraico, seguido do seu equivalente em grego, que foi traduzido para o português, sem que a palavra hebraica o tivesse sido. Se ambas as palavras fossem traduzidas, nosso Novo Testamento traria "Pai, Pai".

“Abba" era a pronúncia usada no hebraico falado no tempo do Novo Testamento. No Antigo Testamento era "Ab" e não se restringia ao uso de Pai em relação a filhos. Eliseu usou a mesma palavra, no original, com respeito a Elias; os servos a aplicavam a seus senhores (2 Reis 2.12; 5.13; 6.21).

Jeová perguntou em Jó 28.38: "A chuva porventura tem pai?". No Novo Testamento esta palavra parece ser usada num sentido mais restrito de parentesco (Romanos 8.15, Gálatas 4.6 e Marcos 14.36).

Alguns sugerem que as duas palavras, em língua hebraica e em grego, tenham sido colocadas juntas para que tanto aqueles que eram judeus de origem, como aqueles que tinham sido gentios, pudessem igualmente dizer "Pai", cada um na sua própria língua.

Deus Se revelou no Antigo Testamento como Jeová, Deus Altíssimo, mas reservou os tempos do Novo Testamento para Se fazer conhecido aos crentes em Seu parentesco de Pai, (confira: João 20.17 - informações tiradas de Concise Bible Dictionary).

Hoje é o Dia dos Pais!

Alegria dos comerciantes, desespero das mães e sentimentos variados nos filhos. Saudade, alegria, angústia, euforia, má vontade, ternura, raiva, indiferença e assim vai...

Muitos estão tristes, sentindo saudades ou não, porque seu pai terreno não está mais nesta vida ou não estará em casa por um motivo justo ou não.

Outros, estarão alegres por ter um pai ao lado, passarão o dia no parque, é provável que irão Shopping e ali almoçarão em um bom restaurante. Ou, possivelmente, provarão o banquete da Mama, mesmo, uma deliciosa macarronada. E os filhos presentearão seus pais, pela enésima vez com uma gravata ou um par de meias; quem sabe o presente o celular da moda (saído do bolso do dito cujo mesmo). Ao entardecer, os pais lerão seus jornais, verão seu jogo de futebol preferido e dormirão felizes por mais um Dia dos Pais.

Alguns filhos irão aos Cultos e lá agradecerão a Deus por já serem pais.  Enfim, são tantas situações...

Penso nos pais que estão presos, nos pais que abandonaram suas famílias, nos pais que não souberam e naqueles souberam da paternidade, porém, pouco se importam com os filhos”. São tantas circunstâncias...

Claro que existem os excelentes pais! Eles serão lembrados para sempre e homenageados nas escolas, igrejas e sociedade de modo geral. Entretanto, hoje penso e oro em favor dos pais maus. Eu intercedo por seus filhos, pobres filhos: magoados; traumatizados; eu também penso nos filhos rebeldes. Levanto minha prece, ao Abba Pai, ao qual Jesus se referiu, reverentemente, solicitando-lhe que perdoe pais e filhos por tudo e os cure da dor, ponha fim no abandono, raiva, vergonha e toda gama de traumas que ambos experimentaram no passado.

Minha prece é para que pais e filhos se espelhem no Abba Pai, ao qual Jesus se referiu, para que se conscientizem e queiram se esforçar de todas as formas para não pecar mais um contra o outro. 

Finalmente, suplico ao Abba Pai, ao qual Jesus se referiu, abençoe todos os pais e filhos em desentendimento, e que leem este texto. Meu pedido é para que sejam muito felizes em Cristo Jesus.

Paz no Dia dos Pais! 

"...porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temer, mas receberam o Espírito que os adota como filhos, por meio do qual clamamos: "Aba, Pai". O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus. Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória” - Romanos 8.14-17 (NVI).

 “E dizia: "Aba, Pai, tudo te é possível. Afasta de mim este cálice; contudo, não seja o que eu quero, mas sim o que tu queres" -  Marcos 14:36 (NVI). 

_________

Escrevi este texto, pensando em você Beatriz, perdoe o seu pai ausente e segure nas mãos do seu PAI sempre presente. A alegria DO SENHOR é a sua força! (Neemias 8.10).


Nenhum comentário: