Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quinta-feira, 7 de julho de 2016

Deus, o primeiro evangelista


EBD - terceiro trimestre de 2016. CPAD - O Desafio da evangelização - Obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as Boas Novas a toda criatura - Claudionor de Andrade. Lição 2: Deus, o primeiro evangelista
Por Eliseu Antonio Gomes 

Faz todo sentido dizer que Deus foi o primeiro evangelista da História, pois a primeira iniciativa de se revelar ao homem foi exclusivamente dEle. Foi Deus, que deu início ao trabalho de evangelização. É por isso que a Bíblia, ao contrário de todos os os outros livros sagrados, é lida e relida, sem jamais deixar de ser atraente.

Deus se compraz em anunciar as Boas-Novas à humanidade caída e carente de sua graça. Ele proclama, quer pessoalmente, quer através de seus profetas e apóstolos, a Salvação a todos os povos da Terra. Até mesmo em seus juízos, entrevemos o inexplicável amor, que o constrangeu a entregar o Filho Unigênito a morrer em nosso lugar.

De Adão, o primeiro homem, a Abraão, o primeiro patriarca dos hebreus, temos uma pausa de aproximadamente dois mil anos. Nesse período, o Reino de Deus parecia engolido pelo império de Satanás. Todavia, como um dos atributos de Deus é o amor pela humanidade, o que fez com que Ele se tornasse o primeiro evangelista, o Evangelista Eterno estava apenas preparando o caminho de seu Filho que, decorridos mais de dois milênios, haveria de nascer em Belém de Judá. Desta maneira, o Senhor foi à busca do homem perdido.

Na passagem bíblica de João 5.17, lemos que Jesus afirmou que o Pai trabalha até agora e que Ele trabalha também. Mas qual é o trabalho do Pai? Não é criar, pois tudo o que havia de ser criado, já o foi. Neste momento, Deus não não mais anuncia pessoalmente o Evangelho, como fez no Éden e ao patriarca Abraão. Entretanto, não cessa de abrir portas, abençoar missões e missionários. Por intermédio de mim e de você, expande as fronteiras de seu Reino.

A Palavra de Deus é evangélica

Nenhuma outra escritura é tão linda quanto a Bíblia. Nenhum profeta é citado como Moisés. Quanto a Jesus Cristo, nosso Senhor, nenhum ser humano é tão evocado quanto Ele.

A Bíblia não se limita a conter a Palavra de Deus. Ela é a Palavra de Deus que evangeliza e redime o pecador, quando-o às regiões mais celestes (Efésios 2.6). Todas as vezes que a Sagrada Escritura é lida, ouve-se o próprio Deus evangelizando. Por isso, quem rejeita o Filho, rejeita o Pai.

A Bíblia Sagrada é o livro de Deus, uma coleção de livros essencialmente evangélicos. Do Gênesis ao Apocalipse, temos uma proclamação evangelística que, tendo início na criação, vai até a consumação de todas as coisas, inaugurando o Novo Céu e a Nova Terra. Do primeiro ao último livro do cânon, Jesus é apresentado  como o Cristo prometido pelo Pai aos patriarcas e santos profetas.

A história do Pentateuco (Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio), dos Escritos (Josué a Cantares) e dos Profetas (Isaías a Malaquias), que formam o cânon do Antigo Testamento, é a extensão dessa Aliança de Deus com Abraão - essa é uma das razões pelas quais o Antigo Testamento é indissolúvel do Novo. Nesse sentido, além de Abraão e Moisés, a história de Israel, sua poesia e seus escritos proféticos são comprometidamente evangélicos, haja vista a exposição messiânica que o Divino Mestre explanou aos discípulos no caminho de Emaús (Lucas 24.13-35).

Em Gênesis, ainda no Jardim do Éden, o Senhor trata Adão e Eva com amor e misericórdia, após a queda do casal. Substitui os seus andrajos de figueira por pele de um animal vicário como roupa. Não bastasse tanto cuidado e afeição, anuncia-lhes o proto-evangelho, destacando a redenção da humanidade (Gênesis 3.15; 12.1-2). Proclama aos nossos pais, a vinda da semente da mulher, que haveria de pisar a cabeça de Satanás. Mais tarde, ao convocar Abraão à verdadeira fé, promete-lhe que, através de sua geração, seriam abençoadas todas as nações da terra.

No Êxodo, a Páscoa ilustra não apenas a liberdade de Israel, mas também a libertação de todos os que, em todos os lugares, recebem o Cordeiro de Deus como o seu Salvador (Êxodo 12.1-28; 1 Coríntios 5.7; 1 Pedro 1.19).

Em Deuteronômio, 18.15, Moisés fala abertamente sobre o Messias que havia de vir: "O SENHOR, teu Deus, te suscitará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, semelhante a mim; a ele ouvirás."

A fase mosaica enriqueceu a religião dos israelitas de muitas maneiras, tornando-a uma religião de redenção milagrosa, monoteísmo positivo, consagração devotada, ética, dinâmica, fé responsável, amor e obediência, culto organizado, lei em comum e uma grande esperança. Embora ela não acrescentasse muitas referências à universalidade, enfatizava o caráter inclusivo no prelúdio memorável que precede a inauguração de Israel como uma nação, a realização do Decálogo e do pacto.

Em Apocalipse, o Espírito Santo revela a João que o Senhor, para redimir-nos, não morreu apenas no tempo. Na presciência divina, o Cordeiro de Deus já estava morto antes mesmo dos eventos registrados em Gênesis (Apocalipse 13.8). Nossa redenção, por este motivo, transcende o tempo e os eventos da criação; é eterna (Hebreus 9.12). Portanto, quando ainda não havia pecado e pecadores, o amoroso Deus já tinha estabelecido as bases da nossa salvação.

Na chamada de Abraão tem início o Evangelho de Jesus Cristo

Abraão iniciou sua vida em Ur dos caldeus, na Mesopotâmia, e dali mudou-se com a família para Harã. As duas localidades concentravam pessoas idólatras, acostumadas a cultuar a Lua.

Ao chamar Abraão, Deus evangelizou-o, conforme enfatiza o apóstolo Paulo: "Ora, tendo a Escritura previsto que Deus justificaria pela fé os gentios, preanunciou o evangelho a Abraão: Em ti, serão abençoados todos os povos" - Gálatas 3.8. Na ocasião em que o patriarca ouviu a promessa, que inclui o mundo inteiro, relatada em Gênesis 12.3, talvez ele ainda estivesse em Ur dos caldeus. É a promessa mais completa, são repetidas em Gênesis 18.19; 22.19; Atos 3.25).

Abraão ouviu o anúncio do EvangelhoQuando o patriarca ouviu a voz de Deus, que o convocou a peregrinar numa terra desconhecida e distante, afastar-se da sociedade pagã em que morava, ele saiu, pela fé, em busca de uma terra divinamente prometida à sua descendência, um lugar que Deus haveria de lhe mostrar.

O chamamento do Todo-Poderoso não queria trazer privilégio e favores para Abraão e seus herdeiros. O propósito era, a partir dele e dos seus descendentes, preparar o mundo para a chegada do Messias. Assim como Deus não chama seu ministro apenas para o bem do ministro, mas objetivando o bem da consagração, da comunidade e do mundo, Deus não chamou Abraão visando somente o seu bem-estar.

Evangelizado, Abraão fez-se evangelista e passou a apregoar o conhecimento divino (Gênesis 20.7). Implantou a genuína fé, ensinando seus contemporâneos  a adorar ao único e Verdadeiro Deus. Através dele, o povo hebreu passou a viver como o povo escolhido de Deus para proclamar o Salvador às nações e as virtudes do Altíssimo, conforme atestam as Escrituras Sagradas.

Antioquia, a Igreja missionária

Três fatores levaram Antioquia a ser conhecida como a Igreja Missionária por excelência: doutrina, testemunho e oração.

O testemunho do crente antioquiano era tão poderoso, que levou os incrédulos a apelidarem aquele povo de cristãos. Foi a primeira vez que isso aconteceu. Além disso, levemos em conta o preparo bíblico-teológico daquela igreja que, em seu ministério, havia ali não apenas evangelistas, mas também  apóstolos, profetas, pastores e mestres. E para completar, a congregação de Antioquia era composta de membros que oravam constantemente em favor dos missionários que enviava ao campo de missões.

Deus exige de cada crente uma atitude evangelística responsável e amorosa

Há inúmeros grupos sociais que são desafiadores no que diz respeito a evangelização. Jesus ordenou-nos a pregar o Evangelho a toda criatura. Assim sendo, se desprezarmos algum grupo, deixaremos de cumprir a Grande Comissão.

Quando estudamos a Palavra, percebemos que Jesus não esperava as pessoas irem até Ele, Ele é quem ia em direção aos necessitados. Então, como sua Igreja, devemos focar em iniciativas evangelísticas. Precisamos pensar: "Onde estão os mais necessitados, nos hospitais?"; "Nos presídios?"; "Nos Centros de Recuperação para Menores Infratores?". E, onde estão os mais necessitados nós devemos ir para anunciar o Evangelho de Cristo e levar o ensino da Palavra. Existem muitos necessitados de aprendizagem espiritual, pessoas não salvas que precisam ter um encontro com Jesus, saber que são amados por Deus e por nós, os cristãos, entender claramente o Plano da Salvação.

A fé no Deus único e Verdadeiro não pode circunscrever-se a uma nacionalidade, deve ser proclamada a todos, em todo lugar, em todo o tempo e lugar, por todos os meios. A fé não pode ser restringida a um território, a uma cidade, a um santuário, a um objeto sagrado. O Deus de Israel é o Deus de todos os povos, porque sua é a terra e a sua plenitude, portanto, o Evangelho de Cristo é de alcance universal. Transcende os olhos; transcende a família, transcende a etnia (Gálatas 3.26-28; Mateus 12.49-50; Atos 10.15).

Conclusão

O amor de Deus é incondicional,  toda a sua palavra é amorosamente evangelizadora. Precisamos amar as pessoas como Ele nos amou, desejar a elas aquilo que queremos para nós. Se desejamos que toda nossa família seja salva e nos esforçamos para isso, precisamos também nos esforçar para que outras famílias conheçam o amor de Deus e sejam alcançadas pela sua graça. A evangelização mundial é a tarefa intransferível da Igreja de Cristo, pois por meio da Igreja a Palavra de Deus alcança os confins da terra. Somente nós, cristãos, poderemos executá-la. Seguindo o exemplo do Senhor dos Céus e da Terra, proclamemos com zelo o Evangelho de Jesus Cristo.

E.A.G.

Compilações:
Ensinador Cristão, páginas 23, 24, 26, 31, 37; ano 17, nº 67, julho-setembro de 2016, Bangu, Rio de Janeiro - RJ (CPAD). 
Lições Bíblicas - O Desafio da Evangelização: obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as Boas-Novas a toda criatura - Professor - Claudionor de Andrade, páginas 11 a 16; 3º trimestre de 2016, Bangu, Rio de Janeiro - RJ (CPAD). 
O Desafio da Evangelização - Obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as Boas-Novas a toda criatura; Claudionor Gonçalves; páginas 19-27; 1ª edição 2016; Bangu, Rio de Janeiro - RJ (CPAD).

Nenhum comentário: