Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

terça-feira, 1 de março de 2016

A definição da vida pela Bíblia e pela Ciência


O que é vida?

Todos nós temos uma ideia do que seja vida, mas defini-la não é tarefa simples. A Biologia define a vida assim: "Vida, do latim vita, pode ser entendida como o conjunto de características que mantém os seres em constantes atividade. Esses seres que se mantêm em constante atividade são os seres vivos." E "o homem é o resultado de um lento processo de alterações (mudanças)".

Na Bíblia Sagrada, nos primeiros capítulos do Livro de Gênesis, temos a narrativa que mostra Deus como o Criador de todas as coisas. Jesus Cristo declarou-se como o caminho, e a verdade, e a vida (João 14.6).

A vida no interior do útero

A Ciência explica e comprova, através da Biologia, que nas fases do desenvolvimento embrionário, existe a multiplicação celular sem o aumento do volume total; seguido da formação dos folhetos embrionários com aumento do volume total; e a diferenciação dos tecidos e formação dos órgãos. Ao que é conhecido como segmentação; gastrulação; e organogênese.

Quanto a existência intrauterina, a Bíblia Sagrada nos diz isso: "Tu criaste cada parte do meu corpo; tu me formaste na barriga da minha mãe. Eu te louvo porque deves ser temido. Tudo o que fazes é maravilhoso, e eu sei disso muito bem. Tu viste quando os meus ossos estavam sendo feitos, quando eu estava sendo formado na barriga da minha mãe, crescendo ali em segredo, tu me viste antes de eu ter nascido. Os dias que me deste para viver foram todos escritos no teu livro quando ainda nenhum deles existia" - Salmos 139. 13-16.

Há evolucionismo?

Para passar como verdade incontestável a teoria evolucionista, nos moldes ensinados por Charles Darwin, a Biologia diz que "a vida na biosfera nem sempre foi como observamos hoje, os seres vivos (vegetais e animais, incluindo os seres humanos) se originaram de seres mais simples, que foram se modificando ao longo do tempo; os seres que hoje habitam a terra descendem de outros organismos, dos quais só existem evidências". 

Tal ensino, para nós cristãos, ainda é considerado apenas uma teoria, pois a Bíblia Sagrada não mostra a transformação anatômica de seres humanos. 

No entanto, a Bíblia apresenta a mudança de comportamento, realmente efetiva, de seres humanos, ao abordar a questão do novo nascimento, quando as pessoas entregam-se a Jesus Cristo e o reconhecem como seu Senhor.

Diz: "Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa; acabou-se o que era velho, e já chegou o que é novo" - 2 Coríntios 5.17.

A Bíblia descreve a mudança dos animais ferozes no período do milênio, que há de vir. E neste caso deixa-nos clara a informação de que animais carnívoros passarão a ser herbívoros: 

"Com justiça e com honestidade, ele governará o seu povo. Lobos e ovelhas viverão em paz, leopardos e cabritinhos descansarão juntos. Bezerros e leões comerão uns com os outros, e crianças pequenas os guiarão. Vacas e ursas pastarão juntas, e os seus filhotes descansarão no mesmo lugar; os leões comerão capim como os bois. Criancinhas brincarão perto de cobras e não serão picadas, mesmo que enfiem a mão nas suas covas. Em Sião, o monte sagrado, não acontecerá nada de mau ou perigoso, pois a terra ficará cheia do conhecimento da glória do SENHOR assim como as águas enchem o mar. Naquele dia, o descendente de Davi, filho de Jessé, será como uma bandeira para as nações. Os povos passarão para o lado dele, e da cidade onde ele reina brilhará a glória de Deus" - Isaías 11.5-10.

E.A.G.

Nenhum comentário: