Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

O cristão em momentos felizes e outros nem tão felizes assim


Torneira semiaberta pinga, ao fundo o sol e o céu amarelados. Blog Belverede https://belverede.blogspot.com.brPor Eliseu Antonio Gomes.

Nem tudo que acontece com a gente é um acontecimento conforme o jeito que a gente pensa que deveria acontecer. 

Felizmente, muitas vezes é um fato extraordinário, é ótimo, é tudo de bom. É motivo para festejar. E nos alegramos demais, agradecemos a Deus, nos lembramos da Bíblia e suas promessas maravilhosas: “Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós, a ele seja a glória na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre! Amém!” - Efésios 3.20,21. 

Contudo, existem situações adversas, e muitas adversidades são tão grandes! Situações que nos pegam de surpresa e nos causam muita dor, provocam espanto de tirar as forças das pernas, coisas que nos empurram ao desânimo. 

Exemplos:

• A separação de um ente querido, promovido às mansões celestiais.

Medite a respeito: Eclesiastes 3.2. Todos nós temos um tempo determinado para estar vivos neste mundo, e é por este motivo que passamos por separação de entes queridos. Ore sobre o assunto e aceite esta determinação divina. Já pensou se houvesse apenas nascimentos? A Terra não comportaria a população mundial. 

• A pessoa que ajudamos e é ingrata a ponto de até ser maldizente contra nós.

Medite sobre isso em Tiago 3.10. Reflita sobre o sopro de vida que Deus nos dá, e queira ser bênção em sua geração enquanto houver vida em seu corpo. Tome cuidado para que o procedimento de gente ingrata não transforme você em pessoa negativa, tal qual uma fonte de águas amargas - que não é capaz de saciar a sede. Abençoe vidas, não amaldiçoe-as. 

• Pessoas que dizem nos amar, mas a declaração é vazia, pois vive causando chateações, suas palavras doces não combinam com as atitudes rudes. 

Medite: Mateus 5.44-45. Não permita que a ruindade de alguns torne você em gente tão má quanto ela demonstra ser. Se você amar os inimigos - ou quem é imaturo, ou imatura, e por infantilidade mental se comporta como se fosse inimigo (a) - estará provando ser realmente filho ou filha de Deus e plenamente agradável ao Senhor (é exatamente isso que Jesus diz em Mateus 5.44-45).

• O acometimento de uma doença. 

Leia e reflita em 3 João 1.3. Deus não fez Adão e Eva cancerosos; Jesus curava enfermidades, jamais tornou alguém adoecido. Então, você não pode aceitar a doença como se fosse uma perfumaria. Não aceite a doença como se fosse natural, normal. Estar doente não significa que este estado deve perdurar para sempre em sua vida. Use sua fé com garra, ore bastante para mudar esta situação. Vá ao médico e siga as instruções dele. 

Queira estar sadio, muitas pessoas caem na esparrela psicológica de usar a doença como modo de conquistar a atenção de todos que estão perto delas. Não seja alguém assim! 

A vida é cheia de situações negativas. Não é errado lutar contra esses estados de coisas péssimas, porém é preciso enfrentá-los da maneira correta. Jesus nos advertiu: “Porque Deus faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos” – Mateus 5.45. 

Os dias de sol e de chuvas são importantes para nossas vidas, cabe a nós saber aproveitá-los bem. A luz do sol e a umidade das chuvas, se são recebidas de maneira apropriada, só nos fazem bem. 

O escritor de Aos Hebreus, escreveu o seguinte: “Pois a terra que absorve a chuva, que cai frequentemente e dá colheita proveitosa àqueles que a cultivam, recebe a bênção de Deus" (Hebreus 6.7) E, mais adiante, diz: “Sendo assim, aproximemo-nos de Deus com um coração sincero e com plena convicção de fé, tendo os corações aspergidos para nos purificar de uma consciência culpada e tendo os nossos corpos lavados com água pura” (Hebreus 10.22). 

Faço uma analogia das alegrias e tristezas dessa vida com as refeições: não permita que aquela comida que caiu no chão vá ao lixo e se transforme em alimentos de ratos e baratas, transforme-a em adubo e ponha-a no solo ou em vaso, para que futuramente dê a você uma roseira bonita e de bom perfume ou árvore de frutas nutritivas e deliciosas. 

Enfim, mesmo que seja difícil reverter o mal em bem, tenha disposição para enfrentar a dificuldade, seja persistente e verá que tudo que houve de ruim em sua vida de algum modo voltará a ser bom, porque Deus é nosso Pai.

E.A.G.

2 comentários:

Luciana Quedevez "Para a glória de Deus" disse...

Temos tanto para agradecer, e às vezes focamos somente nos dias ruins.
Que possamos realmente reverter o mal em bem.Fique na paz!

Eliseu Antonio Gomes disse...

Luciana, podemos reverter o mal em bem. O método para isso é praticar o Evangelho em nossas vidas. Não é sempre que as coisas ocorrem como num piscar de olhos, mas acontecem. Às vezes, a demora acontece porque o que vivemos é resultado daquilo que fizemos no passado... Mas se agora começamos a plantar coisas positivas, no futuro só teremos colheitas que gerarão prazer.

Abraço.