Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Preguiça, a falta de disposição ao trabalho


"Por muita preguiça se enfraquece o teto, e pela frouxidão das mãos a casa goteja" - Eclesiastes 10.18.

Vale enfatizar as seguinte obviedades:

1. A aversão a praticar o bem ao próximo, aos estudos,  e ao trabalho, é um sentimento altamente condenável e desonroso.

Principalmente na juventude, a diligência aos estudos é o caminho mais fácil para construir o futuro tranquilo. O capricho ao preparo, a busca pela reciclagem do conhecimento, é uma das energias mais bem usadas que todas as pessoas devem aproveitar ao máximo - enquanto possuem, o vigor acaba.

Empenhar-se com toda dedicação ao ensino e à profissionalização é o sinal de que usamos a cabeça em nosso próprio favor.

2. O tumor malígno da alma

"A preguiça faz cair em profundo sono, e a alma indolente padecerá fome" -  Provérbios 19.15.

A pouca disposição para realizar qualquer coisa necessária é comparável ao câncer. Em muitos casos, leva o indivíduo indolente a ser incapaz de praticar ações nobres.

Para não derramar seu suor trabalhando, o vadio não se incomoda em tornar-se um peso aos familiares, e, em casos extremos, ele  rouba, comete latrocínio.


3. A produtividade traz a honra ao que produz.

O vigor físico é uma bênção de Deus. Se há saúde, espera-se a pujança para através do próprio esforço buscar meios de sobreviver. Se há vitalidade, a expectativa é que haja empenho e dedicação ao labor.

E.A.G.

__________

Nota do Editor: Aos internautas nascidos na Bahia, e de outros estados brasileiros, informo que tive na minha vida uma pessoa baiana maravilhosa: minha saudosa sogra, que considerei como a minha segunda mãe. Assim como muitos baianos "colocam a mão no batente" todos os dias, ela era uma mulher trabalhadora. Existe este estigma de que o baiano é preguiçoso, não concordo com a generalização. Assim como há baianos, também há paulistas, cariocas, londrinos, nova-iorquinos, japoneses de Tokyo, etc, que não gostam muito de ir à luta batalhar pelo pão de cada dia. 

Nenhum comentário: