Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Dias de angústia

Tem dias que levantamos com o pé esquerdo, ainda que o primeiro pé a ser colocado no chão tenha sido o direito. Tem dias que a vontade de deitar e ficar debaixo das cobertas, esquecendo que tem que trabalhar, comer, cuidar dos afazeres e ocupações...tem dias que a angústia chega tão forte que a vontade é de morrer.

Por muito tempo, quando esses momentos duros chegavam, eu começava a pedir perdão a Deus por minha revolta e tristeza, achando que todos os homens e mulheres bíblicos fossem perfeitos e não tivessem sentido algo assim. Quando olhamos para algumas pessoas na Bíblia, vemos que tempos de angústia não são dias difíceis exclusivos para pessoas como eu e você.

Elias ficou refugiado em uma caverna e durante o tempo que estava lá, chegou a pedir a morte por conta do temor que sentia. Davi também teve tantos momentos assim...basta ler alguns salmos como o 51, onde ele está profundamente arrependido de ter pecado. Asafe foi um dos mais depressivos homens de Deus a ter seus escritos e lamúrias na palavra de Deus, e como nos identificamos com sua dor! Veja o salmo 73 ou leia os seus outros onze salmos, sendo o salmo 50, 73 até o 83.

O profeta mais depressivo de todos é sem dúvida Jeremias, que chorava e sentia dores físicas por conta da dolorosa obra que Deus lhe havia confiado, em pregar a um povo incrédulo e desobediente. Das muitas crises existenciais de Jeremias, a primeira, depois que Deus lhe disse que estavam tramando para matá-lo, sem dúvida foi uma das mais amargas que ele passou. A segunda crise foi quando ele percebeu que Deus queria ele separado de todos a ponto de cortar laços com seus familiares e não ter uma vida normal em sociedade. Isso o deixou profundamente triste e ele questionava a Deus por que tamanha severidade.

Há outros homens como Paulo, Timóteo e por que não dizer o próprio Cristo, que no Getsêmani chorou e suava sangue, tamanha sua dor íntima e que refletia no seu físico completamente. Olhando deste modo, vemos que o sofrimento e as angústias fazem parte de nossas vidas e são momentos duros e conflitantes mas que são necessários para nos levantarmos no dia seguinte ou na semana seguinte mais fortes.

Veja a coragem de Jeremias que mesmo tendo sido preso, ignorado e ameaçado, em tudo Deus conservou sua vida e cuidou dele nesse tempo. Elias se sentiu sozinho mas ainda haviam 7 mil que como ele, não haviam se dobrado diante de Acabe e Jezabel. Asafe tinha momentos de depressão mas também vemos momentos de alegria e triunfo, como nos salmos 75 e 76. Davi era outro que quando se levantava de seus momentos angustiantes, voltava com mais força para governar Israel.

Estou passando por um momento de angústia e você também pode estar sofrendo tanto quanto eu, se perguntando o por que ou quando acabará essa dor, quando chegará o tempo de cantar como Salomão descreve em Cantares 2. As vezes são só alguns momentos, assim como pode ser um período longo de depressão, que até o uso de remédios você tem usado e tem ouvido muitos ignorantes lhe dizendo que é coisa do diabo essa tristeza toda.

Pois bem, desafio a todos esses que digam que era o diabo na vida desses homens de Deus, que sofreram e sentiram na pele em todos os sentidos, as dores do evangelho. A obra de Deus se não requer lágrimas, dificuldades e até sangue, não pode ser chamada de obra de Deus. O sofrimento é bíblico, assim como a alegria.

Deus entende sua dor e a suporta com você! Chore o tanto quando precisar, se recluse o período que for necessário mas faça como a águia depois: volte ainda mais forte e bonita! Volte renovada, com ânimo e preparo para aguentar mais algumas lutas e derrotas, mas confiante que as vitórias, ainda que pequenas, serão reais.

Concluo dizendo que a dor que sinto vai passar assim como sua dor também. Revolta, angústia, tristeza profunda e um olhar de desânimo e desesperança é normal a todo ser humano, mas não se deixe dominar por essas dores, deixando o Senhor tratar e curar suas feridas. Levante-se, ainda há muito chão pela frente e o Senhor está conosco pra nos ajudar até aquele dia.


Paz amados, Deus abençoe a todos.   

Um comentário:

Bell disse...

Temos que ter esperança sempre!!