Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Dez erros comuns na hora de caminhar

Por Fabio Ravaglia

A caminhada é uma opção simples e prática. Não requer investimento financeiro, pode ser pratica a qualquer horário, por qualquer pessoa. Segundo o médico e cirurgião especializado em ortopedia, Dr. Fábio Revaglia, presidente do Instituto de Ortopedia & Saúde, a caminhada é um dos exercícios mais democráticos e eficazes que existem.

1. Evitar passos largos

Passos largos não são recomendados. Há o perigo de cair, Além de riscos de torções. Se alguém quiser andar mais rápido, deve dar passadas curtas, com intervalo de tempo menor.

2. Cuidado com a forma de pisar no chão

Deve-se evitar pisar com a ponta do pé ou "martelar" o chão, dando pisadas muito fortes. O correto é primeiro aterrissar o pé no solo com o calcanhar, rotar e aterrissar a planta do pé.

3. Postura errada é prejudicial

A postura é outro detalhe muito importante que deve ser levado em consideração. É preciso caminhar como se estivesse olhando a 20 metros à frente, com a cabeça na altura dos ombros, contraindo o abdome e alternando entre os pés e os braços. Quando o pé direito vai a frente, o braço esquesdo vai também e vice-versa.

4. Não caminhar com pesos

Se a intenção é definir as pernas, caminhar com peso não é a saída. Outras opções como musculação devem ser consideradas. Caminhar com pesos deve lesionar a coluna, causando dores nas pernas.

5. Atenção ao tipo de calçado

Se o calçado não for apropriado, ele não amortecerá bem o chão e, dessa forma, podem ocorrer dores nas costas e na canela. O tênis ainda é a melhor saída, mas se for apertado, por exemplo, pode contribuir para o aparecimento de bolhas nos pés. A meia também deve ser corretamente escolhida. A melhor opção são meias que evitam o deslizamento dos pés dentro do tênis, como aquelas que tem solados antiderrapantes.

6. Hidratar-se é fundamental

É preciso beber água antes, durante e depois da caminhada. A hidratação é muito importante para evitar o aparecimento de câimbras. Mas, até para beber água existe uma forma correta: pequenos goles, para não distenter o estômago e causar enjôos.

7. Atenção com a alimentação

Caminhar em jejum pode ser algo muito arriscado. A pessoa pode sentir tonturas e até mesmo desmaiar. Devemos fazer refeições leves, como uma boa fruta, fibras ou derivados de leite.

8. Nada de hiper-treinamento

A caminhada deve ser feita de forma gradual. Não se pode querer de um dia para o outro andar grandes distâncias e muitas vezes por semana. Isso além de causar dores musculares pode ser um fator inconsciente de surgimento de estresse. O ideal é começar com trinta minutos, três vezes por semana, em terreno plano.

9. Não esquecer o alongamento

O alagamento ajuda na agilidade, facilitando na caminhada. Deve-se aquecer os músculos antes de caminhar.

10. Horário ideal

Caminhadas pela manhã são excelentes para estimular e preparar o organismo para o dia todo. Mas nada contra quem quiser dormir até um pouco mais tarde e praticar exercícios só no final do dia. Os melhores horários são entre 9 e 11 e depois das 16 horas. E sempre usando o protetor solar. Caminhar à noite ttambém é uma boa opção, mas para isso é necessário escolher lugares bem iluminados e tomar cuidado com a segurança.

Após tomar todas as precauções, é so se divertir e aproveitar o que uma boa caminhada pode oferecer. Chamar o amigos, além de tornar o exercício mais agradávelgarante que você tenha motivação para continuar cuidado da sua saúde.

O autor é médico e cirurgião especializado em ortopedia - www.ortopediaesaude.org.br

Fonte: Folha Noroeste,segunda quinzena de fevereiro de 2010

Nenhum comentário: