Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

O prenúncio do tempo do fim

Por Eliseu Antonio Gomes

O tempo do fim: há pessoas que têm arrepios quando ouvem tal expressão. Mas esta frase no Livro de Daniel não representa o fim do mundo, aponta ao período de tratamento de Deus com o povo de Israel, prenunciando a vinda de Cristo.

Por meio do contexto profético, a mensagem bíblica no oitavo capítulo de Daniel é de esperança, não há a perspectiva de terror, pois apresenta o triunfo do Reino de Deus.

Do segundo ao sétimo capítulos, Daniel usou o idioma aramaico, usado pelos gentios; a partir do capítulo 8 até o final do livro, o idioma usado pelo profeta passa a ser o hebraico, do povo de Deus, pois o assunto em foco dizia respeito ao povo judeu entre as nações gentílicas.

 Daniel 8.1

Verso 1. O ano terceiro do rei Belsazar seria 550/540 a.C., um ano muito significativo, em que Ciro rompeu com sua sujeição a Astíage, o medo, estabelecendo o estado conjunto dos medos e persas. Aquele que o Senhor tomara pela mão direita (Isaías 45.1) já estava inconscientemente desempenhando o papel que Deus lhe designara na história, e sem dúvida alguns dos exilados na Babilônia reconheceram este fato.

Versículo 3: O significado do carneiro é o advento do império medo-persa

Segundo a interpretação de Daniel, 8.21, os dois chifres representam reis da Média e da Pérsia, sendo o maior o persa, que dominava sobre a Média. O rápido progresso de Ciro durante dez anos, de 549 a 539, sugeria um carneiro marrando todo animal que se lhe opunha. Arremetendo com ímpeto em direção ao ocidente e ao norte, para dentro da Ásia Menor, ele sobrepujou a Babilônia, somente para capturá-la mais tarde, tomando as terras a sudoeste e a sudeste.

Versículos 5 a 8: a visão do bode e do carneiro

Os dois animais referem-se respectivamente aos impérios medo-persa e grego.

Eram dois os chifres do carneiro: um maior que o outro. O maior referia-se a Ciro, o persa; o menor, a Dario da Média. O carneiro provindo do oriente, defrontando-se com um bode que vinha do ocidente, deparou-se com um inimigo mais forte, chegando ao seu fim. O bode representava o império grego, e o grande chifre Alexandre Magno, o mais célebre conquistador do mundo antigo.

Alexandre Magno, também conhecido como Alexandre o Grande, era filho de Felipe da Macedônia, o qual fora educado aos pés do sábio Aristóteles. Ele nasceu na Macedônia em 365 a.C., possuía inteligência avançada para o seu tempo, e foi comandante perspicaz das milícias gregas, humilhou o império medo-persa sem compaixão, quebrou os dois chifres do carneiro, por volta de 331 a.C., sendo depois também quebrado ainda quando forte, morreu prematuramente de maneira misteriosa com a idade de 43 anos, no ano 323 a.C - e assim cumpriu-se a profecia que Deus deu a Daniel cerca de 200 anos antes do fato ocorrer.

A continuação da visão mostra quatro chifres notáveis substituindo o chifre quebrado, esses quatro chifres representam quatro generais que após a morte de Alexandre o Grande assumiram o governo grego, repartindo entre si o império do seu predecessor, cada um uma parte do que lhe coube, isto é, Macedônia, Ásia Menor, Síria-Babilônia, e Egito.

O versículo 9: o protótipo do Anticristo

O texto nos informa que dos quatro chifres surgiu um chifre menor. Este, refere-se a Antioco Epifanes, o rei da Dinastia Selêucida, que governou a Síria entre 174 e 164 a.C.

Diz o relato profético que "por ele foi tirado o sacrifício contínuo, e o lugar do seu santuário foi lançado por terra". Isto é, ele impediu que os judeus realizassem os sacrifícios diários, da manhã e da tarde, conforme perscritos em Êxodo 29.38-42. A palavra "lugar" é reservada para a "habitação de Deus" e o Templo (1 Reis 8.30; 2 Crônicas 6,20). O ataque ao lugar de culto a Deus é um ataque ao próprio Deus.

Devido a intensa crueldade e ignomínia de Antioco Epifanes, muitos estudiosos das Escrituras Sagradas o consideram como um tipo de Anticristo. Porém, enquadrá-lo como a personificação do Anticristo mencionado no Novo Testamento é apenas especulação. Contudo, o capítulo 8 do Livro de Daniel aponta para "o tempo do fim", refere-se à uma época escatológica, nos fazendo entender que a mensagem tem dupla referência profética. A conduta cruel e destrutiva de Antioco contra Israel no passado, representa perfeitamente a figura de um governante que surgirá no futuro, o Anticristo, que promoverá muitos males contra os israelitas e contra o restante da população mundial.

O espírito do Anticristo já opera no mundo. Entretanto, o povo de Deus deve se alegrar porque o nosso Senhor se relaciona com seus servos através do Espírito Santo. O povo escolhido é o conjunto de membros da Igreja de Cristo e pessoas, revestidas das armaduras celestiais, são  selecionadas para anunciar o plano da salvação a este mundo que desconhece Jesus Cristo.

Conclusão

Quando teve esta visão, o profeta tinha por volta de 90 anos de idade. Naturalmente, sua força física e emocional era fraca devido aos anos vividos, e ao deixar o estado de êxtase espiritual e passar ao natural, não tinha forças para permanecer em pé.  O conteúdo do que viu lhe tirou as forças físicas por algum tempo, impedindo que ele fizesse as coisas mais básicas (conferir versículos 11, 12, 27). Algo semelhante aconteceu com João na ilha de Patmos. Apesar disso, Daniel permaneceu lúcido e guardou segredo da revelação recebida, conforme orientação divina,

Para ninguém mais foi revelado o futuro como foi revelado ao profeta Daniel.

E.A.G.

Compilações:
Daniel - Introdução e Comentário, Joyce G. Baldwin, páginas 146, 147, 1ª edição 1983, reimpressão 2008, São Paulo (Vida Nova)
Ensinador Cristão, ano 15, página 40, outubro-dezembro de 2014, Rio de Janeiro (CPAD).
Integridade Moral e Espiritual - O legado do livro de Daniel para a Igreja Hoje, Elienai Cabral, páginas 115-125, 1ª edição, 2014, Rio de Janeiro (CPAD).
Lições Bíblicas - Mestre (Jovens e Adultos), Integridade Moral e Espiritual, Elienai Cabral, 4º trimestre de 2014, páginas 62-67,  Rio de Janeiro (CPAD).

2 comentários:

Evangelizando...mensagens bíblicas disse...

A visão e o que virá realmente nos assusta...mas esse parágrafo nos acalma e nos dá força!...

"O espírito do Anticristo já opera no mundo. Entretanto, o povo de Deus deve se alegrar porque o nosso Senhor se relaciona com seus servos através do Espírito Santo. O povo escolhido é o conjunto de membros da Igreja de Cristo e pessoas, revestidas das armaduras celestiais, são selecionadas para anunciar o plano da salvação a este mundo que desconhece Jesus Cristo."

José Ribeiro disse...

A bíblia diz quem será o anticristo e o falso profeta, e o que significa o nome besta e o numero 666.
O anticristo e o falso profeta são os dois maiores responsáveis pela morte de Jesus que foram o sumo sacerdote Caifas (com certeza), e Judas Iscariotes (muito provavelmente)
Jesus teve a seguinte conversa com Caifas:

Mateus 26
62 - E, levantando-se o sumo sacerdote, disse-lhe: Não respondes coisa alguma ao que estes depõem contra ti?
63 - Jesus, porém, guardava silêncio. E, insistindo o sumo sacerdote, disse-lhe: Conjuro-te pelo Deus vivo que nos digas se tu és o Cristo, o Filho de Deus.
64 - Disse-lhe Jesus: Tu o disseste; digo-vos, porém, que vereis em breve o Filho do homem assentado à direita do Poder, e vindo sobre as nuvens do céu.

Quando Jesus diz no plural: digo-vos, porém, que vereis em breve o Filho do homem assentado à direita do Poder, e vindo sobre as nuvens do céu. Iso significa que Caifas e mais alguém, estará vivo quando Jesus voltar nas nuvens para destruir o anticristo. Para isso ele tem que ressuscitar.

Em apocalipse 1:7 o apóstolo João diz algo parecido:

Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém
Apocalipse 1:7

Até os mesmos que o traspassaram significa que aqueles que foram responsáveis pela morte de Jesus o verão vindo nas nuvens, pelo menos dois.

Jesus tem algo especial para Judas, quando diz:


Em verdade o Filho do homem vai, como acerca dele está escrito, mas ai daquele homem por quem o Filho do homem é traído! Bom seria para esse homem se não houvera nascido.
Mateus 26:24

O anticristo e o falso profeta são lançados no lago de fogo antes mesmo de satanás, e para isso eles terão que ser julgados e condenados. Isso significa que ele morreu e ressuscitou para passar por julgamento, que é o processo de todo ser que será julgado diante de Jesus no trono branco.

Quando Jesus diz a Caifas e Judas ( provavelmente ele estava presente na reunião do julgamento de Jesus) que eles verão Jesus assentado no trono, isso significa que eles já passaram por julgamento e estão prontos para o lago de fogo.

O nome besta significa animal selvagem.Na bíblia católica a besta é chamada de fera. No sexto dia Deus criou as bestas feras, em algumas bíblias chama as bestas feras de animais selvagens. Em Isaias 66 as almas no lago de fogo são descritas como seu verme que nunca morre. Em marcos 9 as almas são descritas como seu bicho não morre. logo besta, bicho vreme ou animal é designação de condenado.

666 é numero de condenado, pois em Apocalipse 14:9-10, quem recebeu a marca da besta foi condenada.
666 indica o crime do condenado e significa pecou contra Deus, ou seja,
6 - criatura criada no sexto dia pecou contra seu criador o Pai
6 - criatura criada no sexto dia pecou contra seu criador o Filho
6 - criatura criada no sexto dia pecou contra seu criador o Espirito