Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Não se preocupe


Por George Foster

Não se preocupe! É fácil dizer isso aos outros, mas e a nós mesmos? Como vencer o estresse e a ansiedade?

Cansado de ficar preocupado? É um problema comum, poucos são os que não têm preocupações. Ficamos inquietos e angustiados sem querer e, às vezes, sem saber o motivo. Alguns parecem ter nascido ansiosos. Outros, ao longo dos anos, aprendem a se preocupar excessivamente.

Preocupação é o estado de espírito de quem se atormenta com pensamentos dolorosos. Ansiedade, palavra usada praticamente como um sinônimo de preocupação, é um mal estar psicológico causado pela incerteza quanto a possíveis prejuízos.

Não temos prazer na ansiedade, mas é uma aflição que invade o nosso coração com tanta frequência que dificilmente a percebemos nem quando entra e nem quando sai. A ansiedade faz parte da nossa vida, apesar de a Palavra de Deus nos advertir: "Não andeis ansiosos de cousa alguma..." (Filipenses 4.6).

A ansiedade pode ter relação com o futuro ou com o passado. O futuro quando se trata de algo que poderá acontecer e o passado quando tem a ver com as possíveis consequências de algo que já aconteceu.

Não estamos falando da prudência que devemos usar para precaver-nos contra sinistros. Referimo-nos ao medo irracional de coisas que poderão acontecer ou que não serão tão prejudiciais como imaginamos. 

Vamos pensar na situação de Paulo, autor do versículo citado acima. Responsável por várias igrejas que passavam dificuldades, ele permanecia encarcerado em Roma pelo crime de pregar o Evangelho. Dessa forma, nada podia fazer senão escrever cartas e orar pelas igrejas. Mesmo assim, ele não ficava aflito, pois acreditava que Deus respondia suas orações e usava suas cartas. Além disso, ele confiava nos líderes que havia preparado para cuidar das igrejas e ficava firme na sua decisão de ver o lado positivo em todas as situações. Até quando alguns pregavam o Evangelho por motivos errados, Paulo se alegrava porque, ao menos, a mensagem estava sendo anunciada.

Paulo e Jesus pregavam igual a respeito da ansiedade: "Não andeis ansiosos":
- pela comida,
- pela bebida,
- pelo vestuário,
- pelo que vai dizer,
- pela vida,
- por coisa alguma.

Jesus assegurava aos seus seguidores que o Pai celeste sabia que necessitavam dessas coisas e que bastava buscarem o reino de Deus em primeiro lugar para que elas lhes fossem acrescentadas (Mateus 6.32-33). Paulo afirmava: "E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir em Cristo Jesus cada uma de vossas necessidades" (Filipenses 4.19).

Por reconhecermos que a ansiedade é um receio irracional, em situações que a provocam devemos cogitar:
- Posso fazer algo?
- O que pode dar errado?
- Qual será a consequência se der certo?
- E se não fizer nada?
- Posso deixar isso nas mãos de Deus?

O que resolvermos fazer, deveremos fazer com bastante determinação. O que não podemos é protelar, porque a procrastinação não revolve nada e só aumenta o nosso estresse. Devemos agir, mesmo que a única ação seja pedir a ação de Deus.

O oposto da ansiedade é a confiança em Deus. É sempre bom lembrar: "Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todo os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas" (Provérbios 3.5, 6).

E não podemos esquecer os motivos para confiar em Deus:
- Deus é bom, quer o melhor para nós.
- Deus é sábio, sabe o que é melhor para nós.
- Deus é poderoso, pode fazer o melhor para nós.
- Deus é fiel, promete o melhor para nós e cumpre suas promessas.
- Deus é paciente, espera o momento em que nós estaremos prontos para receber o melhor.
- Deus é justo, trata-nos com equidade.

Por esses motivos e muito mais, entreguemos a Deus as nossas preocupações e deixemos que ele cuide de nossas ansiedades. "Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós" (1 Pedro 5.7).

Fonte: Revista Betânia, ano 1, nº 4, página 12,  maio-agosto de 1999 (Venda Nova, Minas Gerais).

Nenhum comentário: