Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

domingo, 11 de maio de 2014

A doutrina de Cristo e a doutrina de homens


Novo nascimento

Muitas pessoas são religiosas motivadas pela emoção, dizem que conhecem Deus, que Deus está na vida delas, que seus espíritos são preenchidos pelo Espírito Santo. Mas observando suas vidas, não conseguimos encontrar na conduta delas a necessária obediência aos mandamentos.

Temos a impressão que o relacionamento delas com Deus é vivido como se fosse um contrato de serviço comum, em que há período de trabalho e de folga, como se acreditassem que a bênção é dada como o salário mensal, um pagamento em troca pelo esforço em período de expediente.

Essas pessoas vão à igreja no domingo e vivem o resto da semana assim como todos os seus vizinhos e colegas de trabalho que jamais participaram de um culto.

Que tristeza, não nasceram de novo! Caso tivessem nascido, se comportariam de acordo com a vontade de Deus 24 horas por dia, todos os dias dos meses de suas vidas. Prazerosamente!

A doutrina de Cristo

É preciso amar e viver plenamente a doutrina de Cristo mais do que amamos e queiramos viver segundo os usos e costumes da igreja. É necessário ensinar a doutrina de Cristo e não regras criadas por homens, porque as regras humanas não salvam ninguém, não edificam o espírito. A doutrina do Senhor é amar a Deus e amar o outro como ama a si mesmo, inclusive se o outro se comporta como inimigo mortal, fale mal de você e crie situações de dificuldades em sua vida.

Sobre negar-se a si mesmo

Seria muito fácil atender esta solicitação de Cristo se ela se tratasse apenas de imposição de usos e costumes de uma igreja evangélica. É fácil mudar o hábito de corte de cabelo, uma mulher trocar a calça pela saia comprida, deixar de usar brinco e anéis. Mas, o "negar-se a si mesmo e carregar a cruz" é morrer para o mundo (mundo no sentido de sistema de rebeldia aos mandamentos de Deus). O pedido para negar-se é: amar quem te odeia, falar bem de quem fala mal de você, perdoar 490 vezes por dia a mesma ofensa do mesmo ofensor. Isto é negar-se a si mesmo e carregar a cruz!

A liberdade e a liberalidade

Existe uma grande confusão sobre o assunto no meio cristão, porque muitos confundem a doutrina de Cristo com a doutrina denominacional. 

Os crentes confusos observam alguém que não segue as regras da sua igreja, como a mulher que se pinta, por exemplo, e logo consideram que ela é liberal e escravizada pelo inimigo, uma pecadora. Mas, onde está escrito no Novo Testamento que uma mulher que pinta o rosto é pecadora? Não há uma sentença do Senhor ordenando que ela não use maquiagem,. Então, a mulher que usa batom não está se comportando como liberal e pecadora e nem por este motivo pode ser considerada escrava do diabo, porque não desobedece ao Senhor dos senhores. 

O cristão verdadeiro é convertido à doutrina de Cristo e não à doutrina denominacional de uma igreja evangélica, mesmo que adote as regras como membro dela. Aquele que coloca regras humanas acima das determinações de Cristo não é verdadeiramente cristão, é um religioso, apenas religioso. É preciso colocar a Palavra de Deus como a mais importante palavra em nossas vidas, é Deus falando e nos orientando. Se não damos a maior importância ao que Deus nos diz, valorizando mais ao que o homem manda e fala, não amamos realmente ao Senhor e fazemos de homens os nossos senhores! 

Observação: Respeito cristãos que seguem a doutrina denominacional da igreja que escolheu congregar e servir a Deus. Aponto ao erro de troca de valores, quando se coloca a doutrina da igreja como mais importante que a doutrina de Cristo.

E.A.G.

Nenhum comentário: